Auxílios são recursos financeiros concedidos para a realização de projetos de pesquisa individuais ou coletivos, bem como de outras atividades que tenham por objetivo o progresso da ciência, da tecnologia e da inovação. Poderão ser solicitados por pesquisadores com titulação adequada, com vínculo empregatício ou estatutário em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e por profissionais e/ou empresas que apresentem projetos de inovação tecnológica em produtos e processos (TPP).
Pesquisadores aposentados que exercem atividades junto a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro também poderão solicitar auxílios à FAPERJ, devendo apresentar declaração do dirigente máximo da instituição em que atuam, comprovando essas atividades.
Pós-doutorandos (recém-doutores) bolsistas somente poderão concorrer ao Auxílio Instalação (INST), sendo vedada a solicitação de qualquer outra modalidade de auxílio.
O encaminhamento dos pedidos deverá observar os prazos estabelecidos no Calendário de Solicitações de Auxílios e Bolsas, disponível na página da FAPERJ, na Internet.
Pesquisadores com pendências na entrega de relatórios técnicos e na prestação de contas (inadimplentes) junto à FAPERJ NÃO poderão concorrer a qualquer modalidade de auxílio. A eventual aceitação da documentação não garantirá que o projeto será avaliado, caso seja constatada inadimplência do proponente.
Todo produto resultante da execução de projeto apoiado com recursos provenientes da FAPERJ deverá citar, obrigatoriamente, o apoio recebido.
Eventuais solicitações para prorrogação do prazo para desenvolvimento dos projetos de pesquisa poderão ser aceitos, de acordo com critérios de conveniência e oportunidade da FAPERJ, desde que devidamente justificados e apresentados até 30 (trinta) dias anteriores à data final para a execução do projeto, constante no Termo de Outorga assinado pelo proponente.
Ao término do projeto, os coordenadores de projetos apoiados pela FAPERJ deverão apresentar relatório técnico relativo ao seu desenvolvimento, nos prazos previstos no Termo de Outorga e Aceitação de Auxílio/Bolsa.
Modalidades de auxílios ao desenvolvimento científico e tecnológico
Auxílio à Pesquisa (APQ 1)
Auxílio à Organização de Eventos (APQ 2)
Auxílio à Editoração (APQ 3)
Auxílio a Infraestrutura de Acervos (APQ 4)
Auxílio à Participação em Reunião Científica (APQ 5)
Auxílio a Pesquisador Visitante (APV)
Auxílio ao Pesquisador Recém-contratado (ARC)
Auxílio a Projetos de Inovações Tecnológicas (ADT 1)
Auxílio a Para a Inserção de Novas Tecnologias no Mercado (ADT 2)
Links importantes:
Download Manual de utilização do SisFAPERJ (.pdf)
Instruções para prestação de contas de auxílios
Calendário para solicitação de bolsas e auxílios
Índice geral das áreas do conhecimento
Valores das Bolsas e Auxílios e Auxílio Instalação (.pdf)
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes