O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Círculos Operários
Publicado em: 17/08/2002
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Círculos Operários

A Igreja Católica eo Mundo do Trabalho no Brasil 

Jessie Jane Vieira de Souza
Editora UFRJ
Faperj 2002

ESGOTADO NO ACERVO DA FAPERJ

O livro descreve o envolvimento entre a Igreja Católica e o Estado no Brasil entre 1930 e 1964, bem como o papel desta relação no mundo do trabalho e no processo de desenvolvimento urbano industrial, através dos círculos operários, uma das vertentes do catolicismo social.

Para isso, ela examina as encíclicas e os documentos que fixaram as bases para que a Igreja sustentasse seu ideário de harmonia social, progresso e ordem.

A autora estuda o circulismo, movimento religioso-cultural da Igreja Católica que, na década de 30, intervinha nos sindicatos com o objetivo de educar as classes produtoras para o desenvolvimento, a industrialização e a urbanização na década de 30.

O projeto defendia a inclusão de todos – trabalhadores e proprietários – numa sociedade onde o trabalho seria valorizado não apenas como fator dignificante mas também de legitimação política. Através do circulismo a Igreja Católica criou seus interlocutores junto ao Estado e à Sociedade. Jessie Jane conclui que a experiência foi vitoriosa e eficaz.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes