O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Hupe/Uerj realiza o seu 45º Congresso Científico
Publicado em: 30/08/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Hupe/Uerj realiza o seu 45º Congresso Científico

   Vinicius Zepeda 
      

  O reitor da Uerj defendeu um
  novo modelo de universidade

"Faz o necessário que já estará fazendo alguma coisa. Faz o possível que, de repente, atingirá o impossível". A frase, de autoria de São Francisco de Assis, foi citada pelo reitor da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Nival Nunes de Almeida, em seu discurso durante a abertura do 45 Congresso Científico do Hupe/Uerj (Hospital Universitário Pedro Ernesto), realizada no Anfiteatro Ney Palmeiro, na manhã desta última terça-feira, 28 de agosto. O anfiteatro estava repleto de alunos, funcionários técnico-administrativos e de docentes. Dentre as inúmeras autoridades acadêmicas presentes, na primeira fila estava a professora Albanita Viana, sub-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj e presidente do Conselho Superior da FAPERJ.

O congresso, cujo tema este ano é Medicina Diagnóstica, termina nesta sexta-feira, 31 de agosto, com um grande jantar de confraternização no Salão Nobre do Fluminense Futebol Clube. A FAPERJ apoiou a realização do evento e, durante toda a semana, manteve um estande em que foram expostas obras publicadas com o apoio do programa de auxílio à editoração. O estande teve grande movimentação de professores da instituição e dos demais participantes, que puderam dirimir muitas de suas dúvidas sobre as diversas modalidades de fomento à pesquisa que vêm sendo praticadas pela FAPERJ.

De acordo com reitor da Uerj, que está encerrando sua gestão, a frase de São Francisco de Assis ilustra bem as dificuldades que os setores de saúde e educação passam no país, haja vista a insuficiência de verbas para atender a toda a demanda necessária. "Agradeço a todos  da universidade pelo apoio que me deram e, em especial, à direção do hospital por sua luta diária em encarar de frente os desafios diários de gerir com qualidade um local como este", disse. "No modelo de universidade que temos hoje no país, se não nos unirmos para que o Conselho Universitário da Uerj aprove a criação de uma fundação para captar verbas e levarmos esta proposta à Assembléia Legislativa, não iremos para a frente", acrescentou.

O vice-reitor da Uerj, Ronaldo Martins Lauria, agradeceu a direção do Hupe que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, conseguiu que o hospital continuasse a ser referência para todo o Estado do Rio de Janeiro. Ele lembrou ainda que o congresso é realizado propositalmente na mesma semana do aniversário do hospital e que é um momento muito alegre e aguardado por todos. A diretora do Centro Biomédico, Maria Therezinha Nobrega da Silva, chamou a atenção para a singularidade de um congresso como o realizado anualmente no Hupe. "Desconheço outro hospital universitário do estado que na semana de seu aniversário realiza, continuamente, um congresso como este", acrescentou a professora.

 Vinicius Zepeda

 
Ruy Garcia Marques (terceiro à esq.) esteve entre
 os componentes da mesa de abertura do evento
O diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, professor adjunto do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, que também esteve na mesa de abertura do evento, reiterou o compromisso de continuar apoiando a Uerj, como vem fazendo nesses oito primeiros meses de sua gestão. Ele lembrou da importância da universidade e do Hupe para a pesquisa científica no estado. "Nós recentemente divulgamos o número de propostas inscritas no nosso edital de Apoio às Universidades do Estado do Rio de Janeiro e verificamos que, das pouco mais de 110 propostas, 81 eram de docentes da UERJ", afirmou. "Esse dado mostra bem a grandeza da demanda científica da universidade, que, entre seus projetos, teve vários oriundos de profissionais lotados no hospital", complementou.

O diretor do Hupe, Carlos Eduardo de Andrade Coelho, lembrou da importância do congresso para a troca de conhecimentos. "Na mesa, abrindo este evento, nós somos professores, mas somos também alunos, sempre melhorando, trocando experiências e aprendendo uns com os outros. Espero que, num próximo congresso, os alunos de hoje possam passar o que aprenderam a outras gerações", acrescentou. Já a vice-diretora do Hupe, Maria Christina Paixão Maioli, ressaltou a importância do hospital para a formação acadêmica na Uerj. "O Hupe foi o segundo hospital-escola de uma faculdade de medicina em nosso país. Isso, com certeza, foi um diferencial em nossa formação como profissionais ligados às áreas biomédicas", acrescentou.

Vinicius Zepeda 
 

 Um estande da FAPERJ apresentou obras 
 apoiadas pelo seu programa de editoração

O diretor da faculdade de Medicina, Paulo Roberto Dias Volpato, encerrou os discursos de abertura do congresso. "O Hupe é o local de prática de nossa assistência à população do Rio de Janeiro, mas é também um local de pesquisas e de transmissão de saber acadêmico", concluiu. Após sua fala, o presidente de honra do evento, Waldir Maymone, apresentou palestra com uma breve história da evolução do diagnóstico médico por imagens. Em sua apresentação, ele mostrou como surgiram e se aperfeiçoaram diversas técnicas, como raios-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética, entre outros.

Segundo a organização do evento, o 45 Congresso Científico do Hupe reúne, a cada ano, mais de dois mil participantes em cursos pré-congresso, conferências, mesas-redondas, mostras de filmes, exposição de pôsteres e atividades culturais, educativas e de entretenimento voltadas para o público extra-acadêmico. A escolha do tema 'Medicina Diagnóstica' teve o objetivo de ir além dos métodos utilizados para a realização do diagnóstico (imagem, laboratório, histopatológico e de culturas de células), abordando de forma multidisciplinar questões como a importância do diagnóstico clínico, a partir do melhor conhecimento do ser humano, numa complementação racional e eficiente.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes