O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Jovens surpreendem com produções em IX Jornada Científica
Publicado em: 29/11/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Jovens surpreendem com produções em IX Jornada Científica

Vinicius Zepeda

 Fotos de divulgação

   
  O coral de jovens indígenas guaranis
Uma exposição fotográfica feita por estudantes de Saquarema sobre os sambaquis – elevações que são uma mistura de conchas, instrumentos de pedras lascadas e polidas, ossos, esqueletos humanos, restos de fogueiras, entre outros e que ajudam na reconstituição dos hábitos de grupos pré-históricos – e 18 apresentações orais dos estudantes foram os destaques da IX Jornada Científica Jovens Talentos, na Vila Residencial de Praia Brava, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. “Foi a primeira vez que a Jornada contou com apresentações orais dos jovens. O resultado foi um sucesso absoluto. Os bolsistas que falaram para a platéia se comportaram como veteranos, não demonstraram nervosismo e mostraram-se bastante seguros”, recorda Jorge Belizário, coordenador dos Jovens Talentos.

O evento, que aconteceu entre 22 e 23 de novembro, reuniu cerca de 200 pessoas entre professores/orientadores e alunos de ensino médio de escolas públicas de diversos municípios como Campos dos Goytacazes, Bom Jesus de Itabapoana, Friburgo, Vassouras, Seropédica, Saquarema, Angra dos Reis e região metropolitana do Rio de Janeiro. Durante o evento foram apresentados os trabalhos de pré-iniciação científica de estudantes apoiados pelo Programa Jovens Talentos – desenvolvido pela FAPERJ em parceria com o Cecierj (Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro). O programa busca por meio de bolsas de estudo em pesquisas, incentivar o gosto pelas ciências entre estudantes de ensino médio e técnico da rede pública de escolas fluminenses.

Outro ponto alto foi a apresentação do coral de indígenas da aldeia guarani de Bracuí, em Angra dos Reis, que realizam pesquisa arqueológica no âmbito dos JTs que busca resgatar a história de seus antepassados. O coordenador do Programa Jovens Talentos também destacou a palestra realizada pelo professor Mário Miranda sobre o trabalho desenvolvido pelo JT com detentos do Presídio Evaristo de Moraes, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, que criam pequenas máquinas, chamadas por eles engenhocas, para construir travesseiros, costurar, entre outros.

Belizário deu uma palestra sobre a história e a evolução do programa, homenageou os professores/orientadores dos alunos envolvidos no projeto e o antigo pesquisador ligado ao IVE (Instituto Virtual do Esporte) e professor/orientador de Jovens Talentos, Guilherme Ripoll. Ripoll, morto em agosto, realizava um trabalho de pesquisa de mapeamento das instituições esportivas fluminenses. Foram apresentados ainda 64 pôsteres sobre trabalhos desenvolvidos por bolsistas e passeios temáticos com os estudantes. As excursões exploraram, por exemplo, a educação ambiental, tendo como cenário a trilha Porã – localizada entre Parati e Angra dos Reis –, que possui diversas pontes de cipó e espaço para caminhadas; o Centro de Informações da Eletronuclear – onde eles assistiram a palestras e filmes sobre o funcionamento das usinas nucleares de Angra dos Reis –; e o sítio arqueológico de Piraquara de Fora – onde se desenvolve uma pesquisa com descendentes da aldeia guarani de Bracuí e alunos não indígenas.

No encerramento da Jornada, Belizário homenageou os estudantes que participam do Programa Jovens Talentos. “Fiz uma homenagem aos JTs lembrando que eles estavam superando limites e eram vencedores, assim como foi o ex-piloto brasileiro de fórmula 1 Ayrton Senna. Ao fim, coloquei a música tema da vitória e o público ficou emocionado, muitos chegando às lágrimas”, afirma. O coordenador dos JTs recorda que o sucesso das apresentações orais dos estudantes contagiou os colegas que apresentaram os pôsteres: “Talvez, num futuro bem próximo, tenhamos que transformar esta Jornada em algo maior, com mais dias. Quem sabe um Congresso de Jovens Talentos?”, conclui.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes