O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Novo site da FAPERJ já entrou no ar
Publicado em: 14/08/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Novo site da FAPERJ já entrou no ar

    Reprodução

          
       Novo site da FAPERJ: visual mais clean, acessível para deficientes 
       visuais e rápido acesso a resumos de projetos contemplados

Ao receber esta edição do boletim eletrônico da FAPERJ, os leitores poderão perceber que ele está diferente. A partir deste número, ele reproduz o novo visual do site da FAPERJ, que foi inteiramente reformulado. Mais do que uma mudança estética, a nova homepage traz uma série de alterações que facilitarão a navegação pelos usuários. Entre elas, o rápido acesso aos resumos de projetos contemplados, a formulários e a respostas às dúvidas mais freqüentes para submissão de propostas aos diversos editais. A página traz ainda o selo Acessibilidade Brasil, o que significa que até mesmo os deficientes visuais, desde que contem com a ajuda de softwares de leitura de tela – como o Dosvox criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro –, terão facilidade em acessar o conteúdo.

Visualmente mais clean e moderno, o site da Fundação agora repete tanto no menu principal quanto no lateral o acesso facilitado aos links mais procurados pelos visitantes. É o caso do inFAPERJ, do calendário e do manual de bolsas e auxílios, dos editais, da prestação de contas, dos diversos formulários, das logomarcas e outros serviços. Também é o caso da consulta aos resumos dos projetos submetidos e contemplados desde julho de 2007, que aparecem nos dois menus. A disponibilização dessas informações para consulta tem relação direta com o inFAPERJ, o sistema informatizado de acesso à base de dados da Fundação, que começou a funcionar na mesma data. "Este recurso é uma forma de manter a transparência sobre os auxílios concedidos e fornecer informações sobre as áreas de conhecimento e temas das pesquisas realizadas", diz o diretor presidente da FAPERJ, Ruy Marques. "Para utilizá-lo, basta preencher os campos em que entram o nome do pesquisador, título do projeto, área de conhecimento desejada (numa listagem dada) e instituição em questão. A busca é rápida e fácil", explica Ederson Sequim, responsável pela criação desse acesso.

"Depois de ver as estatísticas de acesso, procuramos deixar estas páginas mais à vista, simplificando a navegação para os nossos pesquisadores. Especialmente os links usados para atender às exigências dos diversos programas", fala Mirian Dias, a web designer responsável pela nova homepage. Entre as páginas mais visitadas, estão as de interesse imediato para os pesquisadores, que trazem informações sobre editais, bolsas e auxílios. E estas consultas são feitas de diferentes países, como Austrália ou Arábia Saudita, embora a esmagadora maioria dos acessos tenha origem no Brasil e Estados Unidos.

A web designer destaca ainda a questão da acessibilidade do site, que passou a atender às exigências do decreto 5.296, de 2004. O decreto torna obrigatória a acessibilidade de portais e sites da administração pública ao uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis. No site da FAPERJ, isso agora já é feito, como atesta o selo da Acessibilidade Brasil, sociedade constituída por especialistas de várias áreas, que procuram contribuir para a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa escolaridade.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes