O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Unigranrio celebra 39 anos e concede doutor honoris causa a Alexandre Cardoso
Publicado em: 25/06/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Unigranrio celebra 39 anos e concede doutor honoris causa a Alexandre Cardoso


Vinicius Zepeda


Vinicius Zepeda 

           
      O secretário de C&T Alexandre Cardoso (E) recebe a
     homenagem das mãos do reitor da Unigranrio, Arody Herdy
No ano de 1970, o professor José de Souza Herdy criou, em Caxias, a Associação Fluminense de Educação (AFE), entidade mantenedora das então Faculdades Unidas Grande Rio (atual Universidade do Grande Rio – Unigranrio). Passados dois anos da criação da AFE, e devido a uma autorização do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que concedia aos estudantes de medicina o direito de lecionar no ensino superior, o então futuro médico Alexandre Cardoso foi contratado como professor de química, física e biologia, o que perdurou durante os próximos quatro anos.

Este ano, as trajetórias do atual secretário de C&T do estado do Rio, Alexandre Cardoso, e da Unigranrio, mais uma vez se cruzaram. Na manhã desta segunda-feira, 22 de junho de 2009 – ano em que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) a reconheceu como a segunda melhor universidade particular do estado – e durante a cerimônia comemorativa dos 39 anos da instituição, Cardoso foi homenageado com o título de doutor honoris causa, concedido a personalidades que tenham se destacado pelo saber ou atuação em favor da educação e melhora das condições de vida da população.

O evento premiou ainda os mais destacados professores da universidade em 2008.  A cerimônia, que lotou o auditório do campus I(Caxias), contou com a presença de professores e docentes da instituição, estudantes, reitores de outras universidades, além de autoridades fluminenses, entre elas, o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, o diretor científico, Jerson Lima, o diretor de tecnologia, Rex Nazaré Alves, funcionários e assessores da Fundação. Dentre as premiações destinadas a funcionários e professores da Unigranrio foram concedidos o título de professor emérito, a medalha Nilza Herdy, medalha de Produtividade em Pesquisa e a medalha José de Souza Herdy. Compuseram a mesa de abertura, o secretário Alexandre Cardoso; o reitor da Unigranrio, Arody Herdy; o pró-reitor de Administração Acadêmica, Carlos Alberto de Oliveira Varella; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Protasio Ferreira e Castro; a pró-reitora Comunitária e de Extensão, Sônia Regina Mendes e o pró-reitor Administrativo, José Luiz Lordello.

Estiveram também presentes ao evento Maria Christina Maioli (vice-reitora da UERJ), Jorge José Migon (representante regional da Firjan na Baixada Fluminense), Paulo Roberto Trindade Barros (diretor administrativo da Nuclep), Roberto Boclin (chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), Rivo Gianini (ouvidor municipal de Niterói), Antônio João Ribeiro (vice-reitor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste), Oscar Berro (diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde), coronel Fernando Guimarães (Hospital Central do Exército), Paulo Roberto Fernandes (diretor do Hospital de Jacarepaguá), Sandra Regina Pinto dos Santos (diretora do Iserj/Faetec), Edson de Freitas Reis (presidente do Rotary/Nilo Peçanha), além de diversas outras autoridades.

Cardoso lança "cruzada" a favor da valorização do professor no estado

Durante seu discurso, o secretário Alexandre Cardoso destacou a importância da universidade em retomar o papel de espaço para debates políticos da sociedade. “Quem aqui neste auditório sabe citar o nome do presidente da Câmara de Vereadores de Caxias? E do presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro? E de três deputados federais e estaduais do Rio de Janeiro? As universidades precisam debater estas questões, se quisermos construir um futuro com melhores condições de vida para a população do nosso estado”, afirmou Cardoso. Ele aproveitou a ocasião para lançar uma cruzada pela valorização do professor fluminense. “Caxias é uma cidade que norteia as políticas educacionais de toda a Baixada. O povo daqui – que tem alma, sabe amar e fazer as pessoas chorarem – precisa continuar unido para cobrar melhores condições de trabalho para profissionais tão importantes, como os professores, que, apesar de todas as dificuldades que enfrentam, continuam insubstituíveis. Não há máquina que substitua o carinho, a paciência, o ‘olho no olho’ e os ensinamentos de um educador”, acrescentou.

Médico e bacharel em Direito, ex-deputado estadual (1981 a 1989), eleito deputado federal em 1994, em 1998, em 2002 e em 2006, atualmente é secretário estadual de C&T.Como deputado federal, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), como único deputado da Baixada Fluminense integrante da chamada elite parlamentar brasileira, e é considerado um dos principais debatedores e formuladores do Congresso Nacional. Na cerimônia, Alexandre Cardoso teve seus méritos ressaltados pelo reitor da Unigranrio, Arody Herdy. “Saudamos Duque de Caxias pelos honrados filhos e cidadãos que estão por todo o território nacional, entre os quais, temos orgulho de incluí-lo, Alexandre. Neste memorável encontro comemorativo dos 39 anos da Associação Fluminense de Educação (AFE), tornamos público nosso agradecimento a você, que sempre esteve ligado à história da nossa universidade e à família Herdy. Muito obrigado”, concluiu.

Caxias e a Unigranrio: dois futuros promissores

Nos últimos dois anos, o governador Sérgio Cabral e o secretário Alexandre Cardoso têm unido esforços a favor do crescimento de Caxias, considerada por muitos como “o coração da Baixada”. A cidade, além de receber obras de infraestrutura, reformas de escolas e inauguração de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), voltados para a formação de mão-de-obra técnica especializada, deverá ver inaugurado até o final de 2009 o Museu Ciência e Vida, projeto apoiado pela FAPERJ e apontado por seus idealizadores como o maior museu interativo do país.

Com uma população em torno de 800 mil habitantes, atualmente Caxias possui o 15 maior PIB (Produto Interno Bruto) de todo o país e a segunda maior arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de todo o estado. Suas principais atividades econômicas são a indústria (1.600 fábricas) e o comércio (10 mil estabelecimentos comerciais).

Já a Unigranrio conta atualmente com 25 mil alunos, 600 professores, 35 cursos de graduação, 20 cursos de especialização e quatro cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado. Apesar de ter começado em Caxias, onde funciona até hoje seu Campus I, a universidade tem experimentado, ao longo de seus 39 anos de existência, uma expansão do espaço físico para além dos limites da Baixada Fluminense. Além do Campus I (Caxias), a Unigranrio tem ainda outros cinco(Lapa/Rio de Janeiro, Silva Jardim, Magé, São João de Meriti e Macaé), quatro unidades (Barra da Tijuca, Carioca/Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu e Santa Cruz da Serra), além de um Núcleo de Educação a Distância (Nead).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes