O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Matriz de colágeno: um anti-hemorrágico para tratar grandes lesões
Publicado em: 29/10/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Matriz de colágeno: um anti-hemorrágico para tratar grandes lesões

Vilma Homero

 Divulgação

    
   Submetido à radiação gama, o colágeno
   produzido é altamente estéril e cristalino
 
Uma matriz de colágeno, capaz de aderir às bordas irregulares de um ferimento, prevenindo possíveis hemorragias. A proposta é da Silvestre Labs Química e Farmacêutica, empresa que, com apoio do edital Rio Inovação, parceria Finep-FAPERJ, está desenvolvendo um produto com propriedades anti-hemorrágicas, indicado em procedimentos cirúrgicos para grandes lesões, como por exemplo. lesões traumáticas de fígado provocadas por armas de fogo ou acidentes de automóvel.

Por seu tamanho e localização, o fígado é um dos órgãos do abdômen mais afetados em traumas resultantes de acidentes automobilísticos, e as lesões causadas por armas de fogo também se tornaram cada vez mais frequentes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que os tumores de fígado e vias biliares são o sétimo tipo de câncer mais comum no País, responsáveis por 4.682 mortes ao ano. Geralmente, nestas situações a indicação é cirúrgica e os riscos de hemorragia estão sempre presentes, já que as incisões em procedimentos desse porte podem levar a sangramentos importantes, que muitas vezes não se consegue solucionar com os procedimentos convencionais de ligaduras e suturas. "Tudo isso representa um grande e positivo impacto social para o produto. Além disso, produzindo-se um material nacional com alto padrão de qualidade, reduz-se a necessidade de importações de produtos para essa aplicação", diz Eduardo Cruz, presidente da empresa. Para desenvolver o biomaterial, a Silvestre Labs conta também com a consultoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As propriedades do colágeno como material hemostático, ou seja, como anti-hemorrágico, são bastante conhecidas e já existem alguns produtos no mercado com essa aplicação. "A diferença do nosso material é que conseguimos, por processo tecnológico diferenciado, obter um gel contendo fibras reconstituídas de colágeno tipo I altamente purificadas", explica Tatiana Lima, diretora técnica da Silvestre Labs.

Depois de reconstituídas e hidratadas, as fibras de colágeno são submetidas à esterilização por radiação gama. O resultado é uma matriz de colágeno altamente polimerizado, cristalino e estéril, o que lhe confere inúmeras vantagens. "Nosso produto se adapta facilmente à superfície lesada, controlando a hemorragia e o extravasamento biliar. Isso é importante porque, particularmente, os procedimentos cirúrgicos sobre o fígado exigem um tamponamento mais rápido, já que, em geral, são lesões graves e costumam gerar intenso sangramento", diz Fabiana Serra, gerente médica da empresa.

O fato de se tratar de um material com elevado grau de pureza também significa que tem menor chance de provocar uma resposta imunológica ou rejeição no organismo humano. "Ele é capaz de acelerar a reparação dos tecidos, já que funciona como uma matriz, em que as células podem aderir e se expandir. E como é biocompatível, apresenta um risco bem menor de causar reações inflamatórias, alérgicas ou tóxicas, quando comparado a outros materiais. Além disso, o organismo consegue absorvê-lo mais facilmente", explica Fabiana. "Trata-se de um material altamente purificado, com alta capacidade de absorção e biocompatibilidade, características ideais para a indicação proposta", acrescenta Fabiana.

Por suas características, o material poderá ainda servir como base para o desenvolvimento de outros produtos para diferentes aplicações, como reparo de feridas e outros procedimentos cirúrgicos. "Com algumas adequações na composição e na forma de apresentação, podemos desenvolver produtos derivados. É um material muito promissor", resume Tatiana.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes