O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > CNPq homenageia os 30 anos da Fundação
Publicado em: 30/03/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

CNPq homenageia os 30 anos da Fundação

Elena Mandarim

Divulgação

     

     Carlos Alberto Aragão: importância da FAPERJ em três
            décadas de avanço da ciência fluminense

Fechando, em grande estilo, a feira FAPERJ 30 Anos, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, entregou uma placa homenageando a FAPERJ, ao seu diretor presidente, Ruy Garcia Marques. Aragão destacou a importância da Fundação para o avanço da ciência no estado do Rio de Janeiro nas últimas três décadas, em particular na atual gestão. "Nos últimos anos, foram feitas várias parcerias entre a FAPERJ e o CNPq, o que significou a aplicação de recursos significativos em projetos em todos os campos do conhecimento", disse.

Em seguida, tomando a palavra, o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis, reconheceu a relevância da homenagem prestada e salientou a importância do secretário Alexandre Cardoso para o salto da FAPERJ no último quadriênio. "A FAPERJ merece esse reconhecimento do CNPq", ressaltou Palis. "Ela se tornou uma das principais fomentadoras da ciência, graças à iniciativa do secretário Alexandre Cardoso, que vem contribuindo para modernizar as instituições de ensino e pesquisa sediadas em nosso Estado", complementou.

Em agradecimento, Alexandre Cardoso parabenizou todas as instituições, como CNPq e ABC, que firmaram parcerias com o estado do Rio de Janeiro, traçando novos rumos para a Ciência, Tecnologia e Inovação. "Essa ação em conjunto cria uma unidade, extremamente importante, que trabalha em prol do desenvolvimento científico", afirmou Cardoso. "Fico feliz pelo evento ter quebrado alguns paradigmas", acrescentou Cardoso, ressaltando a importância do simpósio promovido pela ABC, em parceria com a FAPERJ, que promoveu o encontro entre academia e empresa.

No mesmo momento, Cardoso anunciou, em primeira mão, que deixará a Secretaria de Ciência e Tecnologia para tentar reeleição a deputado federal. Ele passou a palavra ao atual subsecretário, Luiz Edmundo Costa Leite, que assumirá o cargo até o final da gestão. Luiz Edmundo, emocionado, fez questão de dizer que não substituirá Alexandre Cardoso, mas prosseguirá com o trabalho que vem sendo feito. Aproveitou a oportunidade para reiterar os benefícios do encontro entre academia e empresa promovido pela feira FAPERJ 30 Anos. "É um exemplo ver a Fundação se preocupando em trazer para a população os avanços obtidos através das pesquisas realizadas nas instituições."

Encerrando o encontro, em clima informal, Ruy Marques agradeceu mais uma vez a presença de todos e aproveitou para anunciar a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, prestigiando o evento da FAPERJ. Nesse momento, Marques disse que Odenildo também veio para uma reunião entre Fapeam, Fapemig e FAPERJ para tratarem da criação de uma parceria visando à implantação de uma rede para estudo de problemas relativos ao diagnóstico da tuberculose. "Ele está aqui para fecharmos essa parceria", anunciou Marques. "E em público, aproveito a presença do professor Carlos Aragão para pedir que também o CNPq se junte a nós nessa parceria”, acrescentou. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes