O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultados preliminares de dois editais
Publicado em: 02/06/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultados preliminares de dois editais

A Fundação divulgou nesta quinta-feira, 27 de maio, os resultados preliminares de mais dois editais: Apoio ao Desenvolvimento de Inovações no Esporte no Estado do Rio de Janeiro – 2010 e Apoio ao Estudo de Temas Prioritários para o governo do Estado do Rio de Janeiro – 2010. No primeiro, 17 projetos foram aprovados, dos quais dez localizados na cidade do Rio de Janeiro, município com o maior número de propostas contempladas. Niterói e Petrópolis vieram em seguida, com dois projetos aprovados, cada. Dos seis municípios beneficiados, Araruama, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo também tiveram, cada, um projeto aprovado.

Programa inédito, lançado em março deste ano, Apoio ao Desenvolvimento de Inovações no Esporte no Estado do Rio de Janeiro é voltado ao incentivo de projetos científicos e tecnológicos inovadores para a preparação de atletas, formação de treinadores e desenvolvimento de equipamentos, relevantes para o esporte fluminense. O programa que conta com recursos de R$ 2,5 milhões, tem como objetivo contribuir para a massificação da prática esportiva no estado; estabelecer a excelência na prática do esporte; capacitar e atualizar treinadores de práticas esportivas; melhorar a infraestrutura necessária às atividades esportivas; e desenvolver equipamentos e soluções tecnológicas para a prática esportiva. De acordo com o diretor de tecnologia da fundação, Rex Nazaré Alves, o suporte científico e tecnológico é fundamental para a constante melhoria dos índices dos atletas nas competições e para a difusão das práticas desportivas. "Por meio desse programa, a FAPERJ oferece uma contribuição ao esforço do Estado do Rio de Janeiro em preparar o cenário para ser a sede de eventos esportivos internacionais em 2011 e 2014, culminando com os Jogos Olímpicos de 2016. As propostas apresentadas, a partir de pesquisadores e empreendedores vinculados a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e ao setor produtivo, respectivamente, consorciados ou não, visaram ao desenvolvimento de metodologias de treinamento, preparação de atletas e melhoria de equipamentos, aperfeiçoamento de infraestrutura para a prática desportiva e a divulgação e difusão do esporte.

Puderam participar equipes formadas por pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa fluminenses; empresas públicas do estado com atividades de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação; empresas brasileiras sediadas no estado e sociedades cooperativas também sediadas no Rio de Janeiro e ligadas ao esporte; inventores independentes residentes no Rio de Janeiro; e empreendedores individuais também residentes no estado.

Os proponentes na categoria de empresas que foram selecionados deverão entregar documentação que comprove sua situação econômico-financeira até o dia 11 de junho. A divulgação dos resultados finais está prevista para acontecer a partir do dia 17 de junho.

Programa Prioridade Rio tem 86 projetos beneficiados

Lançado pela primeira vez em 2007, o programa de Apoio ao estudo de temas prioritários para o governo do estado do Rio de Janeiro, também chamado de Prioridade Rio, teve 86 propostas pré-selecionadas.

O objetivo do programa, que conta com recursos de R$ 10 milhões, é estimular a realização de projetos que visem ao estudo e provimento de soluções para temas prioritários para o governo do estado do Rio de Janeiro. Os projetos pré-selecionados contemplam todas as áreas de abrangência do edital: agricultura, pecuária, pesca e abastecimento; assistência social e direitos humanos; desenvolvimento sustentável e saneamento ambiental; direito e reforma do estado; economia e obras públicas; educação, trabalho e renda; saúde; segurança pública e transportes. Os temas que compõe a atual edição do programa foram obtidos a partir de consultas realizadas junto a todas as secretarias de estado, de forma a contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro.

Os projetos, que deverão ser desenvolvidos em até 24 meses, contados a partir da data da liberação da primeira parcela dos recursos, contarão com recursos para custear despesas de capital (aquisição de materiais permanentes e equipamentos; e obras) ou despesas de custeio (aquisição de componentes ou peças de reposição; material de consumo; pequenas obras de infraestrutura e instalações até o limite de 30% do montante solicitado; serviços de terceiros, tal como pessoas físicas e jurídicas, desde que eventuais; diárias e passagens até o limite de 10% do montante solicitado, desde que justificadas no projeto; despesas acessórias de importação até o limite máximo de 18% do valor do bem importado).

Puderam participar do programa equipes formadas por pesquisadores com grau doutor ou equivalente e vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro ou por empreendedores com vínculo em empresas sediadas no Estado, consorciadas ou não com ICTs. Todos os integrantes da equipe, tanto o coordenador quanto os associados, deveriam apresentar experiência comprovada no tema do projeto, estar ativa e produtivamente envolvidos com atividade relacionada com a proposta e não poderiam pertencer a mais de um grupo financiado pelo presente edital.

Os proponentes na categoria de empresas que foram selecionados deverão entregar documentação que comprove sua situação econômico-financeira até o dia 11 de junho. A divulgação dos resultados finais está prevista para acontecer a partir do dia 17 de junho.

O diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Marques, ressalta a importância dos dois editais: "Em ambos os casos, é a academia e o setor produtivo, juntos ou isoladamente, contribuindo para a proposição de soluções para temas que resultarão no desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. No primeiro, são apresentadas propostas para inovação nos esportes que poderão ser implantadas visando ao grande cenário esportivo anunciado para os próximos anos; no segundo edital, Prioridade Rio, a partir da proposição de temas pelas diversas secretarias de estado, pudemos disponibilizar financiamento para o desenvolvimento de projetos de pesquisa acerca de temas relevantes e estratégicos para o Estado. Nos dois programas, pudemos constatar que as propostas pré-selecionadas apresentam grande potencial de sucesso."

      

Confira os resultados preliminares para os editais:

Prioridade Rio – Apoio ao estudo de temas prioritários para o estado do Rio de Janeiro - 2010

Apoio ao Desenvolvimento de Inovações no Esporte no Estado do Rio de Janeiro – 2010

 

      

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes