O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 25 a 30 de junho de 2010
Publicado em: 28/06/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 25 a 30 de junho de 2010

Paulo Buss é eleito para vice-presidência do Comitê Executivo da OMS

Divulgação/Fiocruz 

       
    Paulo Buss: ex-presidente da Fiocruz
   agora é executivo da OMS em Genebra 

O ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Buss, acaba de ser eleito, em Genebra, Suíça, para a vice-presidência do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde. Buss, que já era representante brasileiro da instituição, cumprirá mandato até maio de 2011. Integram o comitê Brasil, Chile, Equador, Moçambique e Timor Leste, além da União de Nações Sul-Americanas para a Saúde (Unasul Saúde) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para a Saúde (CPLP Saúde). Segundo o novo vice-presidente, trata-se de estruturas regionais nas quais o Brasil tem ativa participação, contam agora com cinco membros no órgão, além da vice-presidência, o que possibilitará uma ação conjunta na defesa do interesse dos países sul-americanos e do continente africano. Para Buss, "a designação confirma a forte presença e legitimidade do Brasil no cenário mundial da saúde". Mais informações: abrascodivulga@ensp.fiocruz.br e www.abrasco.org.br

Ciência brasileira perde Herman Schatzmayr

Peter Iliciev/Fiocruz 
    
Herman Schatzmayr participou dos esforços  
pela erradicação da varíola em todo o Brasil
 


A ciência brasileira perdeu um de seus expoentes. Morreu, aos 75 anos, nesta segunda-feira, dia 21 de junho, no Rio de Janeiro, o virologista Hermann Gonçalves Schatzmayr (1936 – 2010). Sua história profissional se confunde com a da própria virologia nacional: ainda em 1957-8, pesquisou a pandemia de gripe que acometeu o Rio de Janeiro na época, participou dos esforços de erradicação da varíola e do combate à poliomielite em âmbito nacional. Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz por quase meio século, coordenando durante 30 anos o Departamento de Virologia no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que deu origem a diversos centros de referência nacionais e internacionais. No instituto, esteve à frente de pesquisas em rubéola, poliomielite, varíola e outros vírus. Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tornou-se, por sugestão de um de seus professores, aluno da segundo turma do Curso de Microbiologia da Universidade do Brasil (atual Federal do Rio de Janeiro), o que lhe trouxe a oportunidade de se tornar bolsista de Virologia num laboratório da própria universidade. Em 1960, foi estudar em Viena, depois de haver conseguido uma bolsa no Instituto de Higiene da Universidade de Viena, onde publicou seus primeiros trabalhos científicos. Ao retornar ao Brasil, em 1961, como integrante da equipe do recém-montado Laboratório de Poliomielite do Instituto Oswaldo Cruz, liderou a equipe responsável pela diluição e distribuição da vacina Sabin – que acabara de ser adotada pelo Brasil e era importada na forma concentrada para o país. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, fez parte de diversos comitês internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos anos 1980, durante a epidemia de dengue que já preocupava autoridades de saúde de alguns países da América Latina, dedicou-se ao estudo do vírus, isolando pela primeira vez os vírus do tipo 1, 2 e 3. Foi casado, por 49 anos, com Ortrud Monika Barth, também pesquisadora da Fiocruz. Mais informações:
www.fiocruz.br

México premia pesquisadores com contribuição à ciência e tecnologia            
Estendem-se até o dia 1 de outubro as inscrições para o Prêmio México de Ciência e Tecnologia 2010. Destinada a distinguir pesquisadores de Espanha e Portugal, Caribe e América Latina, que venham contribuindo significativamente para o conhecimento científico e o avanço tecnológico, a premiação visa estreitar as atividades internacionais de pesquisa com o México. Indicados de instituições de pesquisa dessas regiões, os participantes concorrem ao prêmio de 600 mil pesos mexicanos (cerca de R$ 86 mil) que caberá ao vencedor, que também será convidado a, durante uma semana, proferir uma série de palestras em instituições mexicanas. Na edição de 2009, o ganhador foi Miguel Ángel Alario y Franco, professor da Faculdade de Ciências Químicas, da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, pelo desenvolvimento de novos materiais supercondutores. Mais informações:
http://www.ccc.gob.mx/ e correo@ccc.gob.mx

Inscrições abertas para o Prêmio Sérgio Arouca                                                      
Com vistas a reconhecer a importância da assistência de saúde universal e seu impacto nos povos das Américas, foi lançado o Prêmio Sérgio Arouca de Excelência em Atenção Universal à Saúde. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de junho. O vencedor receberá prêmio em dinheiro, diploma de honra ao mérito e viagem paga a Washington para participar da cerimônia anual de Prêmios à Excelência no Evento de Saúde Pública Interamericana da Opas/Pahef. O candidato deve incluir carta apresentada e assinada, com curriculum vitae, além de carta de apoio do representante oficial da organização a que pertence ou do representante da Opas/OMS no país do candidato ou de um representante oficial do Ministério da Saúde. A indicação pode ser apresentada em espanhol, inglês ou português. Criado em 2010, o prêmio homenageia o médico Sérgio Arouca (1941-2003), pesquisador e professor na Escola de Saúde Pública Nacional, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz. Arouca dedicou sua carreira ao progresso da saúde pública nas Américas, com foco na promoção da causa e no aumento do acesso a serviços de saúde. Mais informações:
www.pahef.org/awards/universal_health_care/index_pt.html

Universidade de Sydney oferece bolsas de doutorado                         

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de doutorado do ano de 2011 da Universidade de Sydney, Austrália. A universidade, que elege regularmente áreas prioritárias para concessão de bolsas, coloca o Brasil neste grupo para o ano que vem. Mais de 20 estudantes serão contemplados com bolsas integrais de três anos de duração. Para se candidatar à bolsa, o estudante deve ser residente em um dos países escolhidos pela instituição, apresentar proficiência em inglês e comprovar bom desempenho acadêmico. Na primeira etapa, ele deve procurar um potencial orientador e discutir com ele sua proposta de pesquisa. O programa oferece também até 1.250 dólares australianos para o custeio de cada trecho, ida e volta, das passagens aéreas de seu país de origem até a cidade australiana. Mais informações:
http://sydney.edu.au/future_students/international_postgraduate_research/costs_scholarships/scholarships

União Europeia oferece bolsas de pesquisa para pesquisadores brasileiros           
O edital FP7-People-2010-IIF – que está inserido no 7 Programa-Quadro (FP7) e faz parte do programa de bolsas individuais Marie Curie International Incoming Fellowships, voltado para pesquisadores de alto nível de países terceiros (como o Brasil) que desejem trabalhar com pesquisa na Europa, de forma a desenvolver a cooperação internacional e o crescimento mútuo – está com inscrições abertas até o dia 17 de agosto. As áreas de pesquisa envolvidas são alimentos, agricultura e biotecnologia; ciências socioeconômicas e humanas; espaço; energia; meio ambiente, nanociências, materiais e novas tecnologias de produção; saúde; segurança; tecnologias da informação e comunicação; e transporte. Para esse edital específico serão destinados 28 milhões de euros. A duração da bolsa é de um a dois anos, envolvendo a fase de chegada e retorno do pesquisador. A segunda fase se inicia no máximo seis meses após o retorno efetivo do pesquisador ao seu país de origem. O programa fornece apoio financeiro individual. As bolsas concedidas são contribuições para uso científico relacionadas ao projeto do pesquisador na instituição de origem. Na proposta, devem ser identificadas as instituições de retorno. Mais informações:
http://cordis.europa.eu/fp7/dc/index.cfm?fuseaction=UserSite.PeopleDetailsCallPage&call_id=242

CNPq, Finep e Capes lançam edital para apoiar o pós-doutorado
Estão abertas até 2 de agosto as inscrições para  envio de projetos para concorrer ao edital Programa Nacional de apoio ao Pós-doutorado (PNPD). O PNPD incentiva a absorção de jovens doutores nos projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas para o país, reforçando a pós-graduação e os grupos de pesquisa nacionais, além de apoiar empresas de base tecnológica (EBT), entidades setoriais de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas (ETS) e núcleos de inovações tecnológicas (NIT) das instituições científicas e tecnológicas (ICT), que incluirão esses novos doutores em seus projetos. O programa, fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o edital destinará R$ 41,25 milhões para incentivar a atuação de jovens doutores em projetos de pesquisa. A nova edição do Programa foi lançada na 4 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), com a assinatura das três agências durante a cerimônia de abertura do evento, em 26 de maio. Mais informações:
http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/028.htm


Recém-doutores podem concorrer à bolsa Prodoc/Capes na Uerj

O Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está selecionando candidatos para o preenchimento de uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc). Para participar da seleção, o candidato deverá ser recém-doutor, ou seja, titulado há no máximo cinco anos, e qualificado para atuar, obrigatoriamente, na linha de pesquisa sobre Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial. Formação em Geografia Econômica e Geografia Urbana será considerada relevante devido à temática do projeto, "Desenvolvimento em cidades da rede de empresas globais", que já está em andamento. Trata-se de renovação de um projeto em implementação há dois anos, aprovado nos termos do Edital 2007/Prodoc. O candidato aprovado receberá uma bolsa no valor de R$ 3.300,00, com vigência de 21 meses, sem renovação, devendo participar no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Os interessados devem se dirigir à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO, pelo e-mail: ppgeo@uerj.br, até o dia 5 de julho de 2010. A seleção consistirá em entrevista e análise do Currículo Lattes. Mais informações:
http://www.uerj.br/


Exposição na Casa de Oswaldo Cruz mostra como indústria do fumo enganou as pessoas

A partir desta semana, a Casa de Oswaldo Cruz está exibindo "Propagandas de cigarro: como a indústria do fumo enganou as pessoas". A exposição traz desde peças publicitárias feitas para o rádio e a televisão nas décadas de 1920 e 1950, em que aparece de forma clara como a indústria veiculava livremente propaganda enganosa, escondendo os males provocados pelo cigarro e minimizando o medo entre aqueles que evitavam começar a fumar. Como não havia, à época, legislação que impedisse os abusos, até mesmo cientistas e atletas são vistos fazendo apologia ao fumo: desde médicos recomendando cigarros leves para quem não consegue parar de fumar, e bebês admirando a mãe fumando até dentistas afirmando que cigarros com filtro evitam dentes amarelos. Essas imagens, cedidas à Fiocruz, foram selecionadas pelo médico Robert K. Jackler e pelo historiador das ciências, Robert Proctor, professores da Universidade de Stanford, integram o acervo do Smithsonian Institution, de Washington. Paralelamente, foi lançado um número especial da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, que tem como tema o "Câncer no século 20: ciência, saúde e sociedade", em que são abordados não apenas a trajetória do conhecimento científico no campo do tratamento, como as políticas atuais de combate à doença. Mais informações: http://www.fiocruz.br/

 

Programa seleciona alunos de graduação para intercâmbio em Portugal
Estudantes brasileiros de graduação podem concorrer ao Programa de Licenciaturas Internacionais Capes/UC, que tem como objetivo estimular o intercâmbio de alunos de graduação em licenciaturas em nível de graduação-sanduíche, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). As inscrições estão abertas até 16 de julho. O lançamento do edital é resultado de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Os projetos de parceria institucional selecionados terão atividades iniciadas em setembro. Serão selecionados projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física. Para os estudantes brasileiros de graduação, cujo período de permanência no exterior deve ser de 24 meses, os benefícios são seguro saúde e auxílio instalação, pagos em uma única vez, no Brasil; bolsa no valor de 600 euros por mês; e passagem aérea. Serão apoiados até 30 projetos. Cada projeto poderá contemplar até sete estudantes. No total, serão beneficiados 210 estudantes. Os requisitos necessários para candidaturas podem ser conferidos no edital. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 2022-6658 ou e-mails cpro@capes.gov.br ou
bexeletronico.cgci@capes.gov.br. Mais informações: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/portugal/licenciaturas-internacionais

 

Sebrae oferece R$ 28 milhões para projetos de inovação tecnológica
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dispõe de recursos da ordem de R$ 28 milhões para atender instituições interessadas em investir em inovação tecnológica em 2010. Os recursos são disponibilizados pelo programa Sebraetec, lançado em 2006, que propõe soluções para empresas com faturamento anual inferior a R$ 2,4 milhões, dos setores do comércio, indústria, serviços e agronegócio. As informações foram divulgadas pelo gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia da instituição, Edson Ferman, durante o 1 Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), realizado em Curitiba, na semana passada. Pelo programa, as empresas podem parcelar em até 48 vezes sua contrapartida nos investimentos feitos em inovação. Segundo o gerente, a meta do Sebrae é atender 17 mil instituições de todo o país, levando essa engenharia financeira aos empresários. São soluções na área de capacitação tecnológica, aumento da produtividade e competitividade, correções nos padrões de trabalho, melhoria na qualidade do produto e redução nos custos. De acordo com ele, o Sebrae também estuda mensurar os resultados do programa, para que o empresário perceba a diferença que isso faz no faturamento da sua empresa. Mais informações:
http://www.sebrae.com.br/


Inscrições abertas para o V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária
Com o tema Vigilância Sanitária no Século XXI: compromisso com a saúde, o VSimpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) irá debater os desafios da contemporaneidade face às necessidade de proteção e promoção da saúde no mundo atual. As inscrições para os interessados em participar do evento, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de novembro em Belém do Pará, já estão abertas. O evento será promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e seu Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), com o apoio de instituições de ensino, pesquisa e serviço. Mais informações:
http://www.simbravisa.com.br/index.php

Impa seleciona bolsistas de iniciação científica
Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação em matemática ou em áreas afins com bom desempenho acadêmico,interesse pela pesquisa científica, residentes na cidade do Rio de Janeiro e com disponibilidade para se dedicar a atividades acadêmicas ou de pesquisa, inclusive durante o período de férias escolares, podem concorrer ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As inscrições estão abertas e vão até 10 de julho. O aluno poderá participar do programa acadêmico básico (cursando disciplinas oferecidas pelo Impa) e posteriormente pode optar por participação em projeto de pesquisa. Para este programa estão sendo oferecidas bolsas, com vigência de agosto/2010 a julho/2011, e as inscrições deverão ser feitas por meio eletrônico. Mais informações:
http://ensino.impa.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes