O Programa Jovens Talentos, de pré-iniciação científica, é destinado a estudantes do ensino médio/técnico da rede pública estadual de educação.
Lançado em 1999 por iniciativa da FAPERJ, o programa conta, desde 18 de julho de 2003, com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/MCT) no âmbito do programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.
A execução do programa é de responsabilidade do CENTRO DE CIÊNCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ) e da FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ).
Objetivos
Selecionar estudantes com grande interesse pela ciência e potencial para atuar em pesquisa científica;
Estimular a formação dos estudantes criando possibilidade de identificar novos quadros para atuação profissional no campo do saber científico;
Contribuir para a difusão dos conhecimentos científicos, desmitificando a ciência e articulando pesquisa e ensino.
Apresentação
Trata-se de proposta que catalisa o potencial científico e tecnológico, localizado no Estado, procurando integrá-lo num projeto pedagógico voltado para estudantes do ensino médio/técnico. As ações acontecem com a cooperação de instituições de C&T e orientam-se para a qualidade dos resultados, garantindo nível de excelência.
A estratégia pedagógica consiste em aproximar estudantes do cotidiano de pesquisadores em atividade em instituições de Ciência e Tecnologia. O jovem realiza um estágio inicial freqüentando um determinado laboratório, em dois turnos por semana, durante cinco meses, observando e executando trabalhos desenvolvidos naquele local, sob a orientação de um cientista. Para auxiliar no deslocamento e alimentação dos estagiários, estão previstas bolsas de Pré-Iniciação Científica (PIC).
Pretende-se detectar, jovens talentos que apresentem boas condições intelectuais e grande interesse em pesquisa científica. Estes estudantes devem se encontrar na faixa etária entre 15 e 18 anos, estar matriculados na 2a série, ter interesse e curiosidade científica, apresentar bom nível de escolaridade e responsabilidade, além de uma personalidade marcada pela criatividade, ousadia e autonomia. As vagas são limitadas, o que justifica um processo seletivo entre os jovens que se interessam pelo projeto. JOVENS TALENTOS PARA CIÊNCIA diferencia-se por dirigir-se a um público freqüentemente excluído de projetos de maior complexidade e expressão.
O desempenho dos estudantes tem sido tão proveitoso que recentemente foi implantado o estágio avançado para que os jovens que demonstraram grande afinidade com a atividade científica possam renovar a sua participação e desenvolver projetos de pesquisa por mais 12 meses.
Diversas instituições, reconhecidas em nível nacional por seus trabalhos, vêm aderindo ao projeto que abrange as áreas de matemática, física, química, computação científica, engenharias, agropecuária e outras. Em agosto de 2000 encerrou-se a seleção para ingresso de novo grupo de estudantes nas cidades do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes e Petrópolis.
Como desdobramento do projeto, foram organizadas Jornadas Científicas a cada encerramento de estágio.
I Jornada Jovens Talentos para Ciência
II Jornada Jovens Talentos para Ciência
Valor da bolsa:
R$ 113,00
Contatos:
FAPERJ
Altair Souza de Assis (Faperj)
altair@faperj.br
CECIERJ
Professor Jorge Belisário
E-mail: jtalento@uerj.br
CASA DE OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ
Professora Nísia Trindade Lima (diretora)
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes