O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Móveis Infinitum: Lego para gente grande
Publicado em: 02/05/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Móveis Infinitum: Lego para gente grande

Danielle Kiffer

 

  Foto: Divulgação

    
    Há várias formas de montar os móveis Infinitum; à direita,
    o clip que une os módulos sem a necessidade de ferramentas
 
 

Cair na rotina. Se esse for o problema quando você olha para a decoração de sua casa, uma novidade promete acabar com os dias de monotonia em todos os ambientes. É a linha de móveis Infinitum, que, conforme o próprio nome sugere, permite uma enorme possibilidade de diferentes combinações. E na hora da montagem, dispensa ferramentas ou a necessidade de técnicos especializados. Um projeto que recebeu subsídios da FAPERJ por meio do edital deApoio ao Desenvolvimento do Design em Empresas Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, parceria FAPERJ-Firjan-Sebrae/RJ.

A partir de módulos com tamanhos preestabelecidos – gaveteiro, nicho aberto e nicho com porta, todos de tamanhos padronizados – criam-se estantes, cômodas, armários, nichos, para diferentes ambientes, sejam salas, quartos, banheiros, cozinhas ou até escritórios, sem a necessidade de utilização de pregos e ferramentas. Tudo o que se vai precisar para fazer a montagem são clipes de aço, que prendem umas peças nas outras. Isso é feito por meio de pressão. A partir daí, podem-se unir as diferentes peças, compondo e adaptando a mobília de acordo com o gosto e a necessidade do freguês. Na prática, é mais ou menos parecido a montar blocos do brinquedo Lego.

Por enquanto, os blocos dos móveis Infinitum são produzidos apenas em diferentes tonalidades de branco, que vão desde o off-white até o branco-gelo, para facilitar a combinação com os demais móveis da casa. "As facilidades obtidas na montagem com o clipe metálico permitem que se mude a composição dos módulos sempre que surgirem novas ideias ou necessidades, favorecendo uma ampla versatilidade na decoração do ambiente", explica Raphael Marinho, designer da empresa Pereira Lopes. A empresa, responsável pela concepção da linha Infinitum, trabalhou em parceria com a Lattoog Design, firma especializada que procurou conferir às peças sua aparência clean. "São pequenos detalhes que fazem diferença. No lugar de puxadores, colocamos um sistema que permite que portas e gavetas se abram e fechem apenas sob uma leve pressão.

Os móveis são todos produzidos em fibra de madeira de média densidade, ou seja, o conhecido MDF, material considerado ecologicamente correto, já que é fabricado a partir de fibras de madeiras de reflorestamento, como, por exemplo, o eucalipto. Outra alternativa igualmente sustentável é empregar revestimentos laminados, produzidos a partir da reciclagem de garrafas PET. "Essas lâminas, que são prensadas a vácuo e apresentadas em diferentes padronagens, também são uma forma de personalizar o móvel do modo como o cliente preferir. Elas são aplicadas com adesivo sobre a superfície da madeira, permitindo um resultado diferente, levemente platinado e esteticamente bastante bonito", explica Marinho.

Para quem pensa em adquirir um móvel desses, e diante de tantas possibilidades, fica a dúvida: como formatar os blocos de modo a melhor adaptá-los às necessidades de uso e otimizar o espaço que se tem? Para facilitar, a empresa disponibilizará um catálogo com cerca de 15 módulos e combinações diversas que o consumidor poderá encontrar tanto nas lojas quanto no site da empresa on-line. A previsão é de que a linha Infinitum esteja pronta para ser comercializada dentro de mais três a quatro meses.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes