Vinicius Zepeda
Divulgação/Expoacqua/Unisuam |
Projeto usou ensino de técnicas de manejo de peixes ornamentais |
Os primeiros resultados do projeto foram tema da dissertação do mestrado em Desenvolvimento Local, na Unisuam, defendida pelo professor de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow de Oliveira (Cefet) Paulo César Nepomuceno dos Reis, sob a orientação de Silvia Conceição Reis Pereira Mello, coordenadora do projeto e pesquisadora da Fiperj. As oficinas, a exposição de peixes ornamentais e a montagem do aquário envolveram professores e 40 estudantes do 8 ano do ensino fundamental do Ciep, entre dezembro de 2012 e julho de 2013. "Além de envolver diferentes disciplinas, manter um aquário em sala de aula torna-se não apenas um instrumento de lazer como também uma fonte constante de aprendizado. Toda essa atividade com certeza contribui para despertar o interesse dos alunos pela biodiversidade e pela preservação do meio ambiente", explica Silvia.
Divulgação/Unisuam |
Entre as atividades, os estudantes do Ensino Fundamental do Ciep César Pernetta ajudaram na limpeza do aquário instalado na escola |
Eles também foram encarregados de levar peixes Betta, ração e um puçá para casa, onde cuidariam deles com a orientação de um manual", conta Silvia. A pesquisadora destaca a importância do envolvimento dos alunos e suas famílias nesses cuidados. "Alguns alunos deram comida demais e acabaram matando os peixes, outros esqueceram de trocar a água. Os que perderam os peixes ficaram extremamente tristes, mas tudo isso os mobilizou e os deixou mais focados e envolvidos no projeto", afirma Silvia. Ela observou também outro benefício desse envolvimento. "Na época, o clima na comunidade era tenso, operações policiais aconteciam regularmente em função do controle do tráfico de drogas na região, e os estudantes viviam um clima de tensão e estresse constante. Os cuidados com os peixes em casa ajudaram a esquecer um pouco essa tensão, levando-os a se concentrarem em cuidar de um animal, no caso, o peixe", destaca Silvia. Os jovens ainda participaram de visitas guiadas a dois grande eventos: a Expoaqua – uma grande exposição de peixes ornamentais, com ciclo de palestras sobre o tema – e o Enabettas 2013 – competição de peixes Betta.
Divulgação/Unisuam |
Silvia Mello e os alunos do Ciep durante o dia da montagem do aquário |
Para Nepomuceno, a participação no projeto foi extremamente gratificante. "Pude constatar como os diferentes campos do conhecimento podem se complementar e auxiliar no aprendizado dos jovens. E, como profissional de Educação Física, entendo que tanto o nosso corpo quanto o ambiente pessoal precisam ser estimulados para se manter dentro dos padrões não só físicos, mas éticos e sociais", explica. Segundo o pesquisador, quando a aquariofilia entra como tema motivacional, está buscando criar para os jovens uma oportunidade de se envolver com um tema que desperte seu interesse, além de oferecer uma formação teórica que no futuro poderá contribuir para uma escolha profissional. Ele ainda destaca os valores passados aos estudantes pela iniciativa. "Enquanto instituição responsável pela formação, a escola muitas vezes peca pela valorização do cognitivo em detrimento da formação humana. É nesse sentido que observamos a grande importância desse trabalho, que tem como ponto forte o enfoque no desenvolvimento de valores humanos como responsabilidade e compromisso", acrescenta.
O aquário no Ciep Professor César Pernetta continua sendo cuidado pelos alunos, professores e estudantes de Iniciação Científica da Unisuam. Em março, cerca de 20 alunos de turmas do 8 e do 9 ano que mais se mostraram interessados no cuidado com os peixes serão selecionados para participar de um curso sobre preservação do meio ambiente e aquariofilia no centro universitário. "O retorno pelos adolescentes tem sido extremamente gratificante. Esperamos buscar mais recursos para expandir o projeto para outras escolas de ensino fundamental e, com isso, aumentar ainda mais a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos", conclui.
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