O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio já está mobilizado para a Semana Nacional de C&T
Publicado em: 26/08/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio já está mobilizado para a Semana Nacional de C&T

As instituições que pretendem participar da 1 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia têm até a primeira semana de setembro para definir o elenco de iniciativas a serem realizadas durante o período previsto para a mobilização em todo o país – de 18 a 24 de outubro. A menos de dois meses do início do evento, é crescente a mobilização no Rio de Janeiro: dezenas de instituições do Rio vêm participando das reuniões preparatórias realizadas no Espaço Cultural Finep, no bairro do Flamengo; a SBPC – Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência – prepara um jornal para distribuir durante a Semana; a Radiobrás divulgará o evento nas rádios; as tevês educativas irão veicular uma vinheta e a ‘Globonews’ está produzindo um programa sobre o tema.

A proposta é que, ao longo da semana, instituições de pesquisa científica e tecnológica, universidades, centros e museus de C&T, escolas, sociedades e associações científicas e tecnológicas de todo o Brasil realizem atividades de divulgação voltadas para o público em geral. O evento é coordenado pelo Departamento de Popularização e Difusão da C&T, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

No primeiro dia, uma segunda-feira, as instituições participantes, incluindo a FAPERJ, se reunirão no Largo da Carioca, local previsto para a grande abertura festiva. A FAPERJ estará presente com um estande, onde o público poderá conhecer alguns dos principais programas da Fundação, como o Rio Inovação, Cientistas do Nosso Estado, RioGene e o Auxílio-Editoração. Além disso, os visitantes terão uma pequena mostra de livros, CDs e vídeos – nas mais diversas áreas do conhecimento – produzidos com o apoio da Fundação. A localização do estande nos dias restantes ainda está sendo decidida junto à coordenação da Semana. 

 

De 20 a 22 de outubro, haverá atividades integradas na principal estação de transporte ferroviário da cidade, Central do Brasil. Já confirmaram presença nas atividades a Casa da Ciência/UFRJ, Observatório Nacional/MCT, Laboratório Nacional de Computação Científica/MCT e o Instituto Nacional de Tecnologia/MCT.


De acordo com o diretor do departamento, Ildeu de Castro Moreira, as instituições não têm nenhum tipo de obrigação de participar. “Este ano o evento terá caráter experimental e esperamos que ocorra uma grande mobilização. O objetivo é divulgar a ciência, o que é bom para todo o setor”. Segundo Ildeu, eventos semelhantes são realizados em vários países do mundo, com a adesão de milhares de pessoas. “O Reino Unido tem a sua semana há mais de 30 anos. Em Madri, recentemente, uma mobilização semelhante levou 300 mil pessoas às ruas”, relata.


Segundo Ildeu, a idéia da Semana vem tendo grande receptividade no meio acadêmico-científico, assim como nas esferas de governo. Na opinião dele, instituições da sociedade civil e as FAPs (fundações de amparo à pesquisa) terão um papel fundamental no processo de mobilização.


No Rio, além da FAPERJ, está prevista a participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da qual a Fundação é filiada. A Secti, que também participará do evento, irá expor veículos movidos a biodiesel. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada por um decreto presidencial assinado em 9 de julho deste ano.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes