O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > RedeRio/FAPERJ ganha novo roteador
Publicado em: 02/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

RedeRio/FAPERJ ganha novo roteador

Um investimento de cerca de R$ 300 mil feito pelo Governo do Estado, através da FAPERJ, possibilitou a substituição, na última quarta-feira, 1 de setembro, do roteador de borda do backbone da RedeRio/FAPERJ, equipamento responsável pela conexão externa à rede, que interliga cerca de 130 instituições acadêmicas e governamentais. Além de possuir CPU de melhor performance e mais memória, o novo roteador tem portas de 1Gbps.

Segundo informou a Coordenação de Engenharia de Operações da Rede Rio/FAPERJ, este roteador é responsável pela comunicação BGP com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em duas conexões de 100 Mbps cada, e com a Embratel, em uma conexão de 155 Mbps. Dos quatro roteadores da RedeRio, este é o mais importante, porque suporta o maior tráfego, cerca de 180Mbps, uma vez que faz a conexão externa. Ele estava trabalhando a 95% quando o recomendado pelo fabricante é não ultrapassar 60%. O novo roteador está trabalhando a 40% da sua capacidade, garantindo disponibilidade e confiabilidade para os mais de 300 mil usuários por dia.

 

As outras três máquinas, que fazem o roteamento interno entre as instituições também serão atualizadas, melhorando a capacidade de processamento interno da rede. Estes roteadores estão ligados a 100Mbps ao anel backbone ATM de 155Mbps. O novo roteador já permite um tráfego a 1Gbps e está apto a participar do futuro backbone da RedeRio. Denominado “backbone Giga”, ele oferecerá um tráfego mais rápido, entre mais instituições e com mais qualidade nos serviços atuais, multicast, IPV6 e videoconferência e serviços que terão demanda no futuro.

 

De acordo com Pedricto Rocha Filho, presidente da FAPERJ e coordenador-geral da RedeRio/FAPERJ, este investimento inicial atende não só uma demanda emergencial como possibilita a ampliação do número de usuários. Ele acrescenta que a governadora Rosinha Garotinho já autorizou o investimento de R$ 1,3 milhão para o Projeto Giga, uma parceria com o projeto Infovia, coordenado pelo Proderj. O Projeto Giga vai ampliar a velocidade do backbone da RedeRio/FAPERJ para 1Gbps, o que corresponde a cerca de sete vezes a velocidade atual do anel central, que é de 155 Mbps.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes