O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Plataforma auxilia prática remota de exercícios físicos
Publicado em: 04/03/2021 | Atualizado em: 12/03/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Plataforma auxilia prática remota de exercícios físicos

Juliana Passos

Ao acessar a biblioteca disponibilizada pelo App, o usuário encontra mais de 300 vídeos indicando exercicíos, podendo, ainda, fazer uma busca com filtros (Fotos: Divulgação)

Praticar exercícios com supervisão durante o período de pandemia ficou mais complicado. Para contornar esse obstáculo, a chegada de um novo aplicativo pode auxiliar profissionais na explicação de exercícios à distância. A plataforma Fitaro App, desenvolvida por profissionais da Fisioterapia e Educação Física, permite a prescrição de exercícios físicos e tratamentos de terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia.

A solução foi pensada após a experiência de doutorado de Thiago Jambo Lopes na Austrália. No período de quatro anos de sua pesquisa, realizada entre 2015 e 2018, Lopes percebeu a eficiência das orientações para tratamento de pacientes que viviam em áreas remotas naquele país, e convidou Fabrício Oliveira e Bruno de Souza Terra a trabalharem no desenvolvimento de um projeto para lidar com a prática de exercícios à distância. Em 2019, a proposta da Fitaro App saiu do papel e foi contemplada no edital Startup Rio: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do RJ. "Nosso objetivo é fazer uma ponte entre profissionais e clientes para garantir maior aderência dos clientes ao cumprimento dos exercícios, uma vez que a baixa aderência à rotina de exercícios tem sido considerado como o principal motivo do insucesso dos tratamentos", diz Bruno Terra, o proponente do projeto.

O software permite o monitoramento à distância de clientes e pacientes a partir do envio de informações detalhadas sobre o programa de exercícios, através da plataforma, na sua interface do usuário, que indica aos clientes os exercícios que deverão ser feitos e o modo de execução a partir dos vídeos existentes na biblioteca da plataforma. Atualmente, existem cerca de 300 vídeos curtos, a maioria com até 15 segundos que exemplificam os exercícios indicados.

Bruno Terra (C), Thiago Lopes (à esq), o idealizador do projeto,
e Fabrício Oliveira, responsável pela gravação e edição dos vídeos
 

As gravações e edições são feitas pelos sócios: Bruno Terra e Fabrício Ribeiro, profissionais de Educação Física, e o Thiago Jambo, fisioterapeuta. Os profissionais que aderirem à solução poderão gravar seus próprios vídeos ou indicar para os produtores a necessidade de determinado exercício constar na plataforma.

Ao concluírem as tarefas, os usuários podem indicar não só a conclusão da série, como podem informar sua condição após a realização do que foi proposto, como indicar nível de dor e de esforço. "Na interface com o cliente é possível pedir feedback sobre o número de repetições, a série, carga, o nível de dor. Assim, por exemplo, é possível saber como evolui o nível de dor para o tratamento de uma lesão no joelho", explica Terra.

O Fitaro já está disponível online (em: https://fitaro.app/) e passa por um ajuste final na plataforma para iniciar sua versão paga. Inicialmente pensado para profissionais liberais, a empresa pretende, mais adiante, trabalhar numa versão da plataforma voltada para o gerenciamento de clínicas.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes