Por Ascom Faperj
Acompanhado da pesquisadora Ana Tereza de Vasconcelos, o presidente da SBPC, Renato Ribeiro (à esq.), foi recebido pelo presidente da FAPERJ, Jerson Lima (Foto: Lécio A. Ramos) |
Com um longo histórico de parcerias ao longo dos anos, a direção da FAPERJ recebeu na terça-feira, dia 7 de setembro, o presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, a fim de discutir novas ações conjuntas entre as duas entidades. Na ocasião, Ribeiro, que esteva acompanhado da geneticista Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e que também integra a atual diretoria da SBPC, foi recebido pelo presidente da FAPERJ, Jerson Lima.
Na pauta dos assuntos discutidos a volta da FAPERJ como membro institucional da SBPC e a participação da Fundação na 74º Reunião Anual da SBPC, a ser realizada de forma híbrida, em Brasília na segunda quinzena de julho. A tradicional reunião da entidade terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em comemoração ao bicentenário da independência. Em meados de setembro, a FAPERJ foi a primeira agência de fomento à pesquisa do País a lançar editais – três no total – em apoio a estudos, eventos e publicações relacionados com a efeméride. Como a FAPERJ já lançou editais específicos sobre o tema, os diretores da SBPC convidaram a instituição a levar os projetos já aprovados a fazerem parte das atividades científicas da Reunião Anual.
Após o encontro, o presidente da SBPC saudou a reaproximação e as discussões visando novas parcerias com a FAPERJ. “O encontro foi excelente e serviu para fortalecer nossa cooperação com a FAPERJ, protagonista no fomento à ciência e pesquisa fluminenses”, disse Janine Ribeiro. Já Ana Tereza, que recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Cientista do Nosso Estado (CNE) e teve papel de destaque durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus como coordenadora do laboratório de bioinformática do LNCC, disse que a FAPERJ retomou seu papel fundamental em apoiar projetos nas diversas áreas do conhecimento científico. “Estou muito animada. A reunião foi extremamente produtiva no sentido de ampliar a colaboração já existente”, avaliou.
Para o presidente da FAPERJ, "a parceria da FAPERJ com a SBPC é extremamente importante para a ciência fluminense, tendo em vista o seu papel, sempre relevante, na discussão dos caminhos do nosso desenvolvimento científico e tecnológico. A participação dos pesquisadores do Rio de Janeiro no próximo evento anual da SBPC, que comemorará o bicentenário da independência, possibilitará uma oportunidade única de exposição dos resultados dos projetos apoiados pela fundação neste tema", destacou Jerson Lima.
* Com informações do Jornal da Ciência/SBPC
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes