O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 24 a 31 de março de 2005
Publicado em: 23/03/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 24 a 31 de março de 2005

FAPERJ e Finep discutem projetos
O novo edital do Programa Rio Inovação e o Programa Juro Zero foram alguns dos temas de reunião na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), na terça-feira, dia 22. A pauta – que incluiu outros programas de cooperação entre a FAPERJ e a Finep – foi debatida pelo diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho; pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza; pelo presidente da Finep, Sérgio Resende, entre outros. Rocha Filho considerou a reunião bastante proveitosa para a ciência e a tecnologia fluminenses.

Rocha Filho toma posse na Pesagro-RJ
O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Pesagro-RJ (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro). O termo de posse foi assinado na quarta-feira, dia 23 no Salão Nobre da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior. Rocha Filho representará a FAPERJ em substituição e para completar o mandato do conselheiro Avílio Antônio Franco até a próxima Assembléia Geral Ordinária da Pesagro-RJ.

Síndrome do X frágil
O pesquisador Robert Bauchwitz, diretor do Laboratório de Neurociência Cognitiva, do St. Luke's-Roosevelt Institute for Health Sciences, da Universidade de Columbia, Nova York, falará sobre a síndrome do X frágil, uma doença genética que causa retardo mental. O evento, organizado pelo Programa Avançado de Neurociências e pelo Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas (IVDN-FAPERJ), será na segunda-feira, dia 28, às 12h, no auditório do Departamento de Anatomia, Centro de Ciências da Saúde/UFRJ.

 

Dia Mundial da Água
O Conselho Regional de Química organizou nesta terça-feira, 22 de março, na sede do Conselho Regional de Química, no centro da cidade, o debate “Água para Vida”, por ocasião da passagem do Dia Mundial da Água. O professor do Instituto de Química da UFRJ, João Alfredo Medeiros, abordou, em palestra o tema Qualidade de Vida X Qualidade da Água. Após a palestra, uma mesa-redonda reuniu especialistas no assunto, com a presença de Suzana Barros (Serla), José Roberto Dantas (Cedae) e Haroldo Mattos de Lemos (Instituto Brasil/PNUMA).   

British Council promove debate sobre células-tronco
O escritório do British Council no Rio, em parceria com o de Recife, promove na próxima terça-feira, 29 de março, das 15h às 17h, o debate Terapias com Células-tronco: tecidos artificiais - pesadelo ou panacéia? O debate inaugura a série Café Scientifique, em que cientistas e não-cientistas discutem assuntos importantes e polêmicos gerados pelo avanço da ciência moderna, ao estilo de um divertido e informal café. Convidado pelo British Council, Tom Shakespeare, diretor do PEALS (Policy, Ethics and Life Sciences Research Institute), um projeto da Universidade de Newcastle que pesquisa e debate as implicações sociais e éticas da nova genética, fará uma apresentação sobre sua experiência no Reino Unido, que será transmitida por videoconferência para as cidades de Rio e Recife. Os participantes no Brasil poderão debater e opinar sobre as terapias com células-tronco. O escritório do British Council no Rio fica na Rua Jardim Botânico, 518 - 1 andar. Vagas limitadas. Inscrições: (21) 2105-7500. Haverá tradução simultânea.

Pesquisadora da UFRJ lança livro sobre o Imaginário Brasileiro
Professora do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rosza W. vel Zoladz lançou, terça-feira, 22 de março, na Livraria Timbre, no bairro da Gávea, o livro Imaginário Brasileiro e Zonas Periféricas – Algumas Proposições da Sociologia da Arte. Os textos reunidos no volume, editado pela 7 Letras com o apoio da FAPERJ, apresentam reflexões multidisciplinares desenvolvidas na linha de pesquisa Estudo da Imagem e das Representações Culturais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA/UFRJ). Oito dos dezesseis artigos são de autoria de Rosza. Os demais textos são de Jean Duvignaud, Rogério Medeiros, Carlos Drummond de Andrade, Annamaria Contini, Patrícia Peralta, Catherine Arruda Ellwanger Fleury e Octávio Aragão. Responsável pela organização da obra, Rosza contou com a colaboração de Catherine Fleury, Octávio Aragão e Patrícia Peralta. Clique para mais detalhes.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes