O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Novo sistema informatizado da FAPERJ facilita vida do pesquisador
Publicado em: 02/02/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Novo sistema informatizado da FAPERJ facilita vida do pesquisador

A FAPERJ lança, no próximo dia 13 de fevereiro, o novo sistema informatizado da Fundação, o inFAPERJ. Um link a ser disponibilizado na homepage da FAPERJ irá redirecionar para o novo sistema os interessados em acessar a nova base de dados da instituição. Idealizado para agilizar o trabalho administrativo da Fundação e diminuir a utilização de documentos em papel durante a solicitação de auxílios, bolsas e editais, o novo sistema permitirá, em sua primeira fase, que os cadastros dos pesquisadores sejam feitos através da internet, ao invés de entregues em papel e redigitados internamente. Posteriormente, o pesquisador poderá utilizar o sistema para participar de editais, bem como acompanhar o andamento dos processos.

Os procedimentos para os demais pedidos de fomento do programa básico (balcão) permanecerão inalterados. A partir do dia 13, no entanto, os interessados deverão anexar a esses pedidos de fomento o cadastro pessoal impresso a partir da base de dados do InFAPERJ. Aqueles que ainda não possuírem um cadastro, deverão fazê-lo antes de solicitar o pedido. A Fundação solicita a todos os pesquisadores cadastrados e àqueles que vierem a realizar um cadastro junto ao órgão que anexem um currículo de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais (Obs: para aqueles que já possuem currículo na Plataforma Lattes, do CNPq, a FAPERJ solicita que seja anexada uma versão resumida do referido documento, em formato .rtf).

A segunda etapa de implantação do inFAPERJ ocorrerá ainda no primeiro trimestre de 2006, por ocasião do lançamento do edital Bolsa Nota 10, que premia os melhores alunos dos Programas de Pós Graduação do Rio de Janeiro, com conceitos 5, 6 e 7 na CAPES. Nessa etapa, os postulantes a esse apoio poderão solicitar o pedido inteiramente online. Em seguida, o novo sistema será utilizado no programa Primeiros Projetos, uma iniciativa da FAPERJ em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do CNPq. O programa tem como objetivo apoiar a instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino e pesquisa, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos.


Para Christine Batelier, gerente de Tecnologia da Informação da FAPERJ, o novo sistema permitirá à FAPERJ dar um grande salto na direção da transparência e da agilização dos procedimentos de avaliação e tratamento dos pedidos. “Até recentemente, a Fundação reunia informações que se encontravam espalhadas por diversas bases de dados, algumas delas ainda em papel”, explica. “A centralização eletrônica desses dados garantirá acesso direto aos processos pelos usuários externos, que poderão, em breve, acompanhar online o andamento de seus respectivos pedidos", diz.

Os pesquisadores que já possuem cadastro junto à instituição poderão atualizar as informações online. Aqueles que nos últimos meses, atendendo à solicitação do órgão, atualizaram suas informações pessoais, poderão conferir se os dados foram transferidos corretamente para a nova base de dados. Desde abril do ano passado, 1237 pesquisadores atenderam à solicitação da FAPERJ para atualizar seus respectivos cadastros junto ao órgão. 

Tire suas dúvidas clicando no link abaixo para acessar o FAQ (Perguntas Mais Freqüentes) sobre o inFAPERJ:
http://www.faperj.br/downloads/formularios/FAQ_cadastro_online.doc ou pelo infaperj@faperj.br
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes