O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rede Rio/FAPERJ faz 14 anos e lança novo portal
Publicado em: 18/05/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rede Rio/FAPERJ faz 14 anos e lança novo portal

A Rede Rio/FAPERJ faz 14 anos no dia 22 de maio.  Dentro das comemorações, será lançado um novo portal voltado para a comunidade científica e gerentes de redes de informática – o Portal de Análise de Tráfego (IPTraf), uma importante fonte de consulta sobre caracterização do tráfego em Backbones IP.  O lançamento será na terça-feira, 23 de maio, às 14h, no Centro de Tecnologia da UFRJ.

 

No lançamento, haverá a palestra Caracterização de Tráfego Utilizando Classificação e Fluxos de Comunicação.  Integrantes da Rede Rio/FAPERJ, Guilherme Vilella e Luís Felipe Moraes vão falar sobre o IPTraf com enfoque no especial interesse para a comunidade científica e gerentes de redes, em particular, no que diz respeito a um melhor conhecimento e caracterização dos fluxos que passam por suas redes. A palestra será na sala G-122 do Auditório da Coppe/UGRJ, Bloco G, Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

 

O IPTraf é um projeto apoiado pela FAPERJ e executado pela Coordenação Técnico-científica da Rede-Rio/FAPERJ no Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel), da Coppe/UFRJ. O método oferece uma visão prática do uso das ferramentas para obtenção de medidas diversas do tráfego em backbones IP, a partir de dados coletados na Rede-Rio de Computadores.

 

Inaugurada em 1992, a Rede Rio/FAPERJ é voltada para a área de Ciência e Tecnologia. Por ela, cerca de 100 instituições de ensino, pesquisa e governos (municipal, estadual e federal) localizadas no Estado do Rio de Janeiro se conectam à Rede Mundial de Computadores. Em agosto de 2005, graças a investimentos da FAPERJ da ordem de R$ 2 milhões em equipamentos, a Rede Rio implantou tecnologia de transmissão em alta velocidade, conhecida como GigaEthernet e passou a operar com capacidade de transmissão a 1 Gigabit por segundo – mais de sete vezes a velocidade anterior, de 155 megabits por segundo.

 

A medida permitiu aumentar significativamente a taxa de transmissão do backbone da Rede-Rio/FAPERJ (enlaces que interligam, por fibras óticas da Telemar, os principais pontos da rede – UFRJ, Fiocruz, PUC-Rio e CBPF – através dos quais as demais instituições ganham acesso à internet). Para se ter uma idéia da nova velocidade da rede, o conteúdo da Enciclopédia Britânica pode ser transmitido em apenas um segundo. Os equipamentos adquiridos abrem a perspectiva para o desenvolvimento de aplicações não só na ciência como no dia-a-dia dos 400 mil usuários da rede.

 

Palestra: CARACTERIZAÇÃO DE TRÁFEGO UTILIZANDO CLASSIFICAÇÃO DE FLUXOS DE COMUNICAÇÃO
Local: Sala G-122 (Auditório) da Coppe/UFRJ -- Centro de Tecnologia, Bloco G UFRJ, Cidade Universitária (Ilha do Fundão)
Data: 23/5/2006
Horário: 14 horas
Palestrantes: Guilherme Silva Vilela e Luís Felipe Magalhães de Moraes

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes