O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Tomam posse os novos membros da Academia Brasileira de Ciências
Publicado em: 08/06/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Tomam posse os novos membros da Academia Brasileira de Ciências


O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, participou da mesa oficial na solenidade de posse dos 25 novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na noite de terça-feira, dia 6 de junho, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio. Autoridades, reitores de universidades, cientistas e pesquisadores lotaram o auditório Gilberto Freyre na cerimônia que também comemorava os 90 anos de fundação da academia.

 

A solenidade foi presidida por Eduardo Moacyr Krieger, presidente da ABC. Também compuseram a mesa o ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Machado Rezende; Luis Fernandes, secretário executivo do MCT; Manoel Barral Netto, diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Lúcia Melo, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGE); e Sérgio de Almeida Bruni, presidente do Conselho de Desenvolvimento e do Comitê de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro.

 

A produção científica brasileira foi o destaque dos discursos. De acordo com Krieger, a ciência no Brasil vem crescendo mais de 8% ao ano, e a formação de doutores, a taxas superiores a 14%. “É chegada a hora de mobilizar a competência já criada para agregar valor, inovar, tornar o setor produtivo mais eficiente, enfim, colocar o sistema de CT&I como prioridade na agenda nacional”, opinou Krieger.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende falou do trabalho desenvolvido na ABC em seus 90 anos. “Instituição da maior relevância para o sistema nacional de ciência e tecnologia, a academia tem atuação cada vez mais destacada no sistema, através de suas iniciativas, estudos, publicações e no debate sobre o papel da ciência para o crescimento econômico e o desenvolvimento do país”, disse.

 

No encerramento da sessão solene, o presidente da ABC anunciou que a entidade enviará aos candidatos à presidência da República uma proposta para que o desenvolvimento sustentável e socialmente justo do Brasil incorpore ciência, tecnologia e inovação como política de Estado. “Neste século é essencialmente impossível a criação de empregos, o combate à pobreza e o fortalecimento da governabilidade democrática sem o uso intensivo de ciência, aplicando a tecnologia mais eficiente, introduzindo o conceito de inovação em toda a sociedade e melhorando a educação”, afirmou Krieger.

 

 

Novos membros da ABC

 

Titulares

 

Ciências Matemáticas: Paul Alexander Schweitzer e Said Najati Sidki

Ciências Físicas: Luiz Nunes de Oliveira e Maria Carolina Nemes

Ciências Químicas: Maria Domingues Vargas e Roberto Rittner Neto

Ciências da Terra: João Batista Corrêa da Silva

Ciências Biológicas: Catarina Satie Takahashi e Israel Roisenberg

Ciências Biomédicas: Hermann Gonçalves Scatzmayr, Rosalia Mendez Otero e Zilton de Araújo Andrade

Ciências da Saúde: César Gomes Victora e Roberto Giugliani

Ciências Agrárias: Avílio Antonio Franco e Klaus Reichardt

Ciências da Engenharia: Geraldo Lippel Sant’Anna Junior e Virgílio Augusto Fernandes Almeida

Ciências Humanas: Bertha Becker e Helgio Henrique Casses Trindade

 

Estrangeiros

 

David Ross Brillinger, Rafael Radi, John Lawrence Wallace, Michael John Brammer e Warren Douglas Johnson, Jr.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes