FAPERJ recria site e lança boletim eletrônico
Veículos online poderão ampliar e melhorar a comunicação da Fundação com o público
A FAPERJ lançou, em julho, dois novos produtos de comunicação: o site reformulado e o Boletim da FAPERJ, via correio eletrônico. A criação e a manutenção destes novos produtos, a cargo da equipe de jornalistas e designers do Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica, está inserida num movimento mais amplo da Fundação que tem como objetivo conferir mais transparência e agilidade no relacionamento com os seus usuários. O endereço do site é www.faperj.br.
Com o boletim eletrônico, a expectativa é sistematizar o envio de conteúdos jornalísticos privilegiando as informações sobre a FAPERJ, mas incluindo, também, notícias em geral na área de ciência, tecnologia e inovação. A meta é enviar o boletim semanalmente ao maior número possível de pessoas bolsistas, pesquisadores, estudantes, jornalistas e integrantes dos governos, entre outros. Uma das características do boletim é a aplicação da linguagem tradicional da diagramação jornalística a um veículo de internet.
Baseadas em estudos de usabilidade na internet, as mudanças no site da FAPERJ foram muito além do visual: a arquitetura da informação foi amplamente reformulada para oferecer uma navegação mais direta e intuitiva. A usabilidade é uma nova ciência que visa à construção de sites mais amigáveis para o visitante. Ela analisa o modo como as pessoas captam e compreendem as informações na tela do computador e propõe soluções de design e estruturação do conteúdo. Quanto maior a usabilidade de um site, maior a satisfação do usuário.
Mais de mil páginas
No novo site foram aplicadas práticas consagradas de usabilidade tendo em vista diversos fatores: a análise das estatísticas de acesso dos serviços online; o estudo das dúvidas recebidas por e-mail, que indicaram falhas em termos de navegação e exposição do conteúdo nas páginas, além de impressões e observações manifestadas espontaneamente por usuários.
A reestruturação da arquitetura do site teve como objetivo facilitar o acesso ao seu vasto conteúdo, com mais de mil páginas. Com isso, o menu que é o espelho do conteúdo de um site - foi reformulado para oferecer acesso mais rápido e intuitivo às informações que o usuário deseja. No site anterior, as informações estavam organizadas em três níveis de menu. Agora, estão explícitas num único nível, isto é, ao passar o mouse sobre o menu vermelho, todas as opções se abrem automaticamente. Por exemplo, na versão antiga, as informações sobre modalidades de bolsas ou auxílios as mais buscadas do site - ficavam dentro de Política de Fomento > Programa Básico > Bolsas. Só então as diversas opções eram visualizadas. Agora, estas modalidades são expostas de forma direta, sob as opções Bolsas e Auxílios.
Além de o usuário chegar com facilidade às informações que procura, é fundamental que ele saiba onde está, por onde passou e para onde pode ir. Para isso, existe a chamada migalha de pão, que são links no topo de cada página que mostram em que página e seção ele se encontra. Na lateral esquerda das páginas, também há links para as demais opções dentro de cada seção.
Mapa do site, busca e cores sóbrias
Outro recurso para ajudar o usuário a se localizar é o novo mapa do site, situado no rodapé, que revela o fluxograma da informação e dá acesso a todas as seções. Mas, se mesmo assim, o visitante continua sem achar o que quer, pode recorrer à busca por palavra-chave, caixa localizada no topo da página.
Em relação ao novo visual, foram fixados dois objetivos básicos: a escolha de cores sóbrias, porém atraentes, e a redução do excesso de informação na página inicial. As novas cores vermelho, preto, cinza e branco foram eleitas com base em estudos de percepção de cor. O vermelho, usado para destacar as informações principais no menu de navegação, foi escolhido por ser estimulante e motivador, além de ser uma das cores da comunicação visual do Governo do Estado.
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