O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Evento na Uerj celebra os 10 anos da pós-graduação em Fisclinex
Publicado em: 09/08/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Evento na Uerj celebra os 10 anos da pós-graduação em Fisclinex

Vinicius Zepeda

     
   No evento, o médico Emílio Antônio
     Francischetti foi homenageado
 
Nos anos 60 do século passado um núcleo promissor de professores e alunos comprometidos com a interação de clínicos, bioquímicos, fisiologistas, patologistas e demais pesquisadores brasileiros da área biomédica começaram a difundir no país um novo método de pesquisa médica surgido nas universidades americanas: a infiltração de mão dupla. Entre os pesquisadores envolvidos no processo estava o médico e Professor Titular da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Emílio Antônio Francischetti. "A prática acenava com a possibilidade de realizar pesquisas no laboratório de experimentação clínica a partir de observações feitas nos leitos do pacientes", explica Francischetti. Empenhado em defender o novo procedimento, o médico fundou em 1997 a única pós-graduação em fisiopatologia do país localizada fora do Estado de São Paulo, a Fisclinex (Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental), sediada na Uerj. No último dia 3 de agosto, uma cerimônia realizada na Capela Ecumênica da Uerj celebrou os 10 anos de existência da Fisclinex.

O evento contou com a presença de docentes da universidade e também de outras instituições, e de autoridades governamentais. As celebrações começaram pela manhã com palestras e terminaram no final da tarde com a apresentação de trabalhos de alunos do programa. Na ocasião, Emílio Francischetti - que estava presente no evento - fez uma palestra sobre as origens do programa. Ao final da apresentação, Francischetti recebeu das mãos do coordenador do Fisclinex e assessor da presidência da FAPERJ, Egberto Gaspar de Moura, uma placa comemorativa em sua homenagem. O presidente da Fundação, Ruy Marques - que também é professor desta pós-graduação -, integrou a mesa de abertura do evento. 

Durante a solenidade, o secretário de tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde e ex-presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Reinaldo Guimarães, lembrou as origens do programa durante breve discurso: "Na década de 70, a Uerj já era um celeiro de competências médicas e cirúrgicas que buscavam juntar a prática clínica com a medicina social e a prática experimental. Dentre estes pesquisadores estava o professor Francischetti, que muito antes da criação da Fisclinex começou a imaginá-lo. Seu empenho foi determinante para a criação do programa", recordou. O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, falou a respeito da lei de aposentadoria compulsória para os trabalhadores com mais de 70 anos. "Francischetti irá completar 70 anos este ano e a legislação diz que ele deve se afastar da universidade. Isto me faz pensar em propor ao Congresso uma mudança da lei. Como abrir mão de alguém da sua competência, ativo em seu trabalho de pesquisador e com muito ainda a contribuir, apenas por causa desta lei?", questionou Cardoso.

   Vinicius Zepeda 
          
      Ruy Marques falou sobre 
  apoio ao ensino e a pesquisa
O presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Almeida Guimarães, falou sobre a importância da instituição que dirige para o desenvolvimento da pós-graduação no país, e aproveitou a ocasião para falar sobre os planos da agência do Ministério da Educação para 2008. "No ano que vem, vamos trabalhar no apoio da educação fundamental, através da melhor formação de professores e na concessão de bolsas de pós-doutorado", afirmou. Em seguida, a sub-reitora de pós-graduação e pesquisa da Uerj e presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Albanita Viana de Oliveira, lembrou do nível de excelência do Fisclinex."Os professores e os egressos formados são o testemunho e exemplo do sucesso absoluto do curso", disse.

Já o presidente da FAPERJ aproveitou a ocasião para anunciar algumas das recentes iniciativas da Fundação em apoio às instituições de ensino e pesquisa no estado. "Estamos progressivamente introduzindo critérios de interesse econômico e social relevantes ao desenvolvimento fluminense no processo de elaboração de novos editais. Um exemplo é o Pensa-Rio, que acaba de disponibilizar R$ 30 milhões para projetos de pesquisa multidisciplinares listados em 35 temas pré-definidos, visando ao desenvolvimento socioeconômico do estado", afirmou Ruy Marques. "Outro exemplo é a parceria que fizemos com a SEE (Secretaria de Estado de Educação) no edital de apoio à melhoria do ensino em escolas públicas do Rio de Janeiro, com recursos de R$ 1,2 milhão", acrescentou.

Diretora do Centro Biomédico da Uerj, Terezinha Nóbrega destacou o êxito do Fisclinex e a presença de Jorge Guimarães e Ruy Marques - professor adjunto e chefe do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj - ao evento. "Agradeço em especial ao professor Ruy Marques por ter aberto mão de projetos pessoais para assumir a FAPERJ. Desde o início de sua gestão, ele tem buscado uma visão holística sem esquecer de mostrar a importância da Uerj para o desenvolvimento da ciência em nosso país", disse. Ela dirigiu ainda um elogio ao professor Reinaldo Guimarães por sua destacada atuação em defesa da universidade mesmo ocupando outras funções e cargos em órgãos da administração pública.

Vinicius Zepeda 

      
   Egberto de Moura apresentou
   as metas futuras da Fisclinex
Um dos oradores da cerimônia, Egberto Gaspar de Moura elogiou o momento por que passa a C&T no Estado do Rio, tendo a frente o secretário Alexandre Cardoso. Ele relembrou a decisão histórica tomada pelo governador Sérgio Cabral que garantiu o repasse anual de 2% de toda receita tributária líquida do estado para a Fundação. Egberto de Moura fez ainda um balanço geral do programa que coordena. "Entre as iniciativas positivas, podemos citar a interdisciplinaridade, a valorização da Iniciação Científica (IC) - cada docente nosso conta com o auxílio de dois estudantes de IC - e a abertura que temos dado para que estudantes de outras áreas como odontologia e nutrição, por exemplo, possam participar de nossa pós-graduação", enumerou.

Ao falar das metas para o futuro, Egberto de Moura disse que o programa pretende ampliar sua internacionalização nos próximos três anos através do estabelecimento de cooperações bilaterais com pós-graduações de outros países. "Queremos atrair estudantes estrangeiros para participar do Fisclinex, além de continuarmos contribuindo para a formação de novos programas de pós-graduação, tal qual o recém-aprovado Programa de Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Uerj", concluiu.

A mesa de abertura do evento contou ainda com a participação do vice-reitor da Uerj, Ronaldo Lauria, do diretor da Faculdade de Ciências Médicas da universidade, Paulo Roberto Volpato, e do diretor do Instituto de Biologia da Uerj, Jorge de Carvalho.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes