O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Portal de acesso livre reúne dados do setor mínero-metalúrgico
Publicado em: 13/09/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Portal de acesso livre reúne dados do setor mínero-metalúrgico

Roni Filgueiras

  Vinicius Zepeda

   
  Carmen L. Branquinho: trabalho exaustivo de
    compilação de dados resultou no Infomimet

Desde o início de setembro, uma importante ferramenta de busca para o setor mínero-metalúrgico está disponível na internet. Trata-se do Infomimet – Fontes de Informação para o Setor Minero-Metalúrgico, projeto de Carmen Lucia Branquinho, pesquisadora e colaboradora do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O portal disponibiliza mais de 12 mil links com dados sobre o assunto. A ênfase da cientista foi adequar o projeto, que teve apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da FAPERJ, à nova realidade do meio ambiente.

 

“Propus um projeto que contemplasse o contexto do desenvolvimento sustentável, pois minha preocupação foi expor as recentes iniciativas de empresas e instituições de vários países, inclusive o Brasil, para recuperar o meio ambiente, especialmente no que tange às atividades mineradoras, metalúrgicas e siderúrgicas”, conta Carmen. Foram necessários dois anos para compilar, selecionar e transformar o conteúdo dos sites numa base de dados. Nos próximos meses, a química, mestre e doutora em engenharia nuclear, se dedicará a verter o Infomimet para o inglês e ainda a desenvolver um estudo da eficácia das ferramentas de busca disponíveis na grande rede.

 

O público-alvo são estudantes, pesquisadores, empresários, bibliotecários e quaisquer profissionais que lidem com as áreas de geociências (geoquímica, geofísica, engenharia geológica, mecânica de rochas), engenharia de minas, engenharia metalúrgica, ciência e engenharia de materiais e meio ambiente. O portal vem suprir a inexistência de um diretório desse porte e com acesso livre via internet, além de atender à demanda do setor, estratégico para a economia nacional.

 

O Infomimet reúne informações disponibilizadas por mais de 110 países, conduzindo a websites de associações de classe; bibliotecas e seus acervos; centros de pesquisa (científicos e tecnológicos); empresas (mineradoras, de consultoria, pedras decorativas, rochas ornamentais, reciclagem e recuperação de metais); escolas técnicas; e escritórios de advocacia (direito minerário e ambiental).

 

A lista de temas vai ainda mais longe. Inclui também índices estatísticos de mercado e outros indicadores; fabricantes de equipamentos e máquinas industriais; indústrias metalúrgicas e siderúrgicas; laboratórios de análises, testes e ensaios (públicos e privados); entidades dedicadas à metrologia e normalização; museus; órgãos governamentais (agências financiadoras de P&D, ministérios/secretarias/departamentos de Estado, instituições que lidam com propriedade industrial e intelectual); e órgãos não governamentais.

 

O portal do Cetem dá igualmente acesso a outros portais informativos e de caráter comercial; publicações (periódicos de revisão, periódicos técnico-científicos, newsletters, entre outras); universidades e grupos de pesquisa (em geociências, engenharia de minas, engenharia metalúrgica e de materiais, meio ambiente).

 

A primeira versão do Infomimet foi apresentada na VIII Jornada de Iniciação Científica do Cetem pelo bolsista Leandro Colodete, orientando da professora Carmen Branquinho. A versão-piloto reunia poucas fontes de informação, mas mostrava sua utilidade e recebeu a menção de “Destaque” da jornada, realizada em julho de 2000. A logomarca e o conteúdo do portal encontram-se em fase de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Mas o portal poderá ser acessado, gratuitamente, através do link em sua logomarca, disponível na página principal do website do Cetem (http://www.cetem.gov.br) ou diretamente em http://w3.cetem.gov.br/infomimet.

 

O conteúdo do Infomimet:

* 797 bases de dados: informações sobre 231 bases de cunho proprietário com links para as bibliotecas brasileiras que as acessam e links diretos para 566 bases de domínio público.

* links para 86 sistemas produtores e/ou distribuidores de bases de dados, permitindo aos usuários conhecer outras bases desses sistemas, além daquelas selecionadas para o atual portal.

* links diretos para 320 ferramentas computacionais e para sites das principais empresas distribuidoras de software para o setor mínero-metalúrgico. Na realidade, esses 320 links correspondem a mais de mil outros links, uma vez que alguns deles conduzem a diretórios.

* links diretos para 9.310 websites, sendo 1.680 brasileiros e 7.630 estrangeiros. 
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes