Editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado: resultados no dia 28
A direção da FAPERJ, após reunião com a comissão julgadora responsável pelos editais Cientista e Jovens Cientista do Nosso Estado, anunciou que os resultados serão divulgados na sexta-feira, dia 28 de setembro, após reunião do Conselho Superior. Lançados em 1 de junho, cada um dos programas contemplará 70 pesquisadores com bolsas, pelo prazo máximo de 24 meses. Segundo a comissão encarregada da avaliação dos projetos, mais uma vez a Fundação voltou a receber uma demanda altamente qualificada. O programa CNE recebeu 329 projetos; já para o JCNE, o número ficou em 367.
Ministério da Ciência e Tecnologia seleciona consultores
Termina no dia 1 de outubro o prazo para o concurso que contratará consultores para a área de Mudanças Climáticas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Eles irão subsidiar as decisões técnicas do MCT em avaliações dos projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) submetidos à Comissão Interministerial de Mudanças do Clima. Esta comissão é secretariada pela Coordenação Geral de Mudança Global do Clima do MCT. Ao todo serão 55 especialistas dos setores de energia; tratamento de resíduos; agropecuária; indústria e uso de solventes; uso da terra, mudança no uso da terra e florestas. Seus pareceres serão solicitados, de acordo com a demanda da Comissão, de forma aleatória e rotativa. Os contratos serão firmados no âmbito dos projetos de cooperação internacional por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail bra07002@mct.gov.br
Pesquisador da UFMG faz conferência no Copea/UFRJ
A próxima palestra do ciclo de conferências Nanociências e Nanotecnologia, promovido pela Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea), traz ao Rio Marcos Pimenta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema de sua conferência, na quinta-feira, dia 27 de setembro, às 17h30, é A Nanotecnologia do Carbono. Aberta ao público, o ciclo está sendo realizado no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ. O Fórum fica no campus da Praia Vermelha (Palácio Universitário da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250, 2 andar, Urca). Outras informações: www.forum.ufrj.br ou pelo tel.: (21) 2295-1595, ramais 113 e 117.
INPI encerra inscrições para mestrado profissional em 29 de setembro
Interessados em concorrer a uma das 25 vagas para o curso gratuito sobre propriedade intelectual e inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) têm até o dia 29 de setembro para se inscrever. As aulas começam em 2008 e acontecerão duas vezes por semana, no centro de treinamento do instituto. O prazo para conclusão é de dois anos. O mestrado profissional é dividido nas seguintes linhas de pesquisa: globalização e regionalização – modelos de proteção à propriedade intelectual e seu papel no desenvolvimento; políticas setoriais e campos emergentes; e propriedade intelectual, tecnologia, sociedade e empresas brasileiras. O processo seletivo levará em conta histórico escolar, currículo e carta de apresentação do candidato. Na segunda fase, haverá provas discursivas sobre propriedade intelectual e inovação, além de compreensão de textos em inglês. A última fase inclui a avaliação da proposta de projeto e entrevista. Mais informações: www.inpi.gov.br.
Fiocruz e UFRJ oferecem mestrado e doutorado em propriedade intelectual
Encerra-se em 31 de outubro as inscrições para o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em propriedade intelectual e políticas de inovação no Brasil. Resultado de uma parceria entre o Instituto de Economia da UFRJ e a Fiocruz, o curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). São 15 vagas para mestrado e 15 para doutorado. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2008. De caráter multidisciplinar, o programa foi dividido em três áreas de concentração: governança e políticas públicas; instituições, estratégias e desenvolvimento; e inovação, propriedade intelectual e desenvolvimento. A pós-graduação abrigará o desenvolvimento de pesquisas voltadas à formulação de políticas de propriedade intelectual no âmbito da Fiocruz, do Ministério da Saúde e das relações internacionais nas quais o Brasil negocia os direitos de propriedade intelectual. Mais informações: link.
Fiocruz debate cobertura jornalística sobre mudanças climáticas
Pesquisadores, divulgadores científicos e jornalistas debatem nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, a partir das 10h, em encontro na tenda do Ciência em Cena, na Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos), a cobertura da mídia sobre as mudanças climáticas. O workshop Mudanças climáticas: como cobrir e divulgar o assunto? pretende oferecer informações e dicas a profissionais de comunicação e de outras áreas que trabalham com a divulgação científica. Estão confirmadas as presenças de José Marengo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Ulisses Confalonieri, pesquisador da Fiocruz que integra o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); Carlos Fioravanti, jornalista; Simon Torok, divulgador científico australiano; e Mike Shanahan, assessor de imprensa do Instituto Internacional para Ambiente e Desenvolvimento do Reino Unido. Com entrada gratuita e transmissão via internet (www.museudavida.fiocruz.br/clima.htm), o evento é organizado pelo Museu da Vida, da Fiocruz, com o apoio do Programa de Comunicação em Mudanças Climáticas da Embaixada do Reino Unido no Brasil. Mais informações: www.fiocruz.br ou pelo e-mail museudavida@coc.fiocruz.br.
Ministério da Saúde organiza encontro para avaliar política de C,T&I em Saúde
Será realizado de 22 a 24 de outubro, em Brasília, o encontro Pesquisa para Saúde: Desenvolvimento e Inovação para o Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições vão até o dia 30 de setembro. Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), o evento quer avaliar a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do MS, apresentar nova proposta para a agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde e analisar o Sistema Nacional de Inovação e o Complexo Industrial da Saúde no Brasil. Outras informações: http://portal.saude.gov.br.
Fórum de psicanálise e cinema prossegue na UniRio
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes