Você está em:
Página Inicial >
Comunicação >
Arquivo de Notícias > FAPERJ lança edital voltado para a inovação tecnológica
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em
www.faperj.br
FAPERJ lança edital voltado para a inovação tecnológica
A inovação no Estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo impulso com o anúncio, pela FAPERJ, do lançamento de um edital voltado para o setor. Divulgado nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, o programa, intitulado
Apoio à Inovação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro, recebeu um aporte de R$ 8 milhões do orçamento da Fundação. Parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, este é o 17 edital lançado pela FAPERJ em 2007.
O objetivo é apoiar a introdução de novidades no ambiente produtivo ou social que resultem em novos produtos, processos ou serviços que incorporem aumento de produtividade e modificações no bem-estar da população. "Uma das metas do edital é levar o desenvolvimento tecnológico aos municípios do interior fluminense, tomando por base os arranjos produtivos locais”, disse o diretor de Tecnologia da Fundação, Rex Nazaré.
O programa é destinado às empresas brasileiras sediadas no estado, aos empresários que exerçam atividades como produtor rural; e às sociedades cooperativas. Os proponentes deverão estar, necessariamente, em cooperação com instituições científicas e tecnológicas que tenham por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada para o desenvolvimento científico e tecnológico. “Propostas como essa já demonstraram sua efetividade em países industrializados”, explica Nazaré.
O prazo para submissão de propostas, via inFAPERJ (
on-line), terá início no próximo dia 15 de outubro e se estenderá até o dia 9 de novembro. Os candidatos terão, contudo, que entregar uma cópia impressa do projeto até o dia 14 de novembro.
De acordo com estudos realizados para medir o grau de desenvolvimento das principais economias do mundo, o setor de inovação desempenha papel importante no aumento da competitividade de um país no cenário internacional. Em tempos de sociedade do conhecimento, o conceito passou a ser entendido como parte essencial da engrenagem que faz crescer as economias.
No final de 2003, a Fundação lançou o edital Rio Inovação, em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia). Na ocasião, 109 propostas foram pré-qualificadas, das quais 20 foram contempladas. Posteriormente, uma nova edição do edital recebeu 158 propostas, selecionando 45.
Confira a íntegra do edital de Apoio à Inovação Tecnológica do Estado do RJ.