O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Alexandre Cardoso anuncia o início das obras na Uerj*
Publicado em: 25/10/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Alexandre Cardoso anuncia o início das obras na Uerj*

 Thiago Torquato – Ascom/Sect   

 
 Cardoso (à dir.) recebeu os jornalistas em coletiva
Em coletiva realizada na segunda-feira, dia 22 de outubro, o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso anunciou o início das obras de recuperação das dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) atingidas por incêndio no final do mês de setembro. O titular da pasta de C&T no governo do estado aproveitou a ocasião para responder a questões relativas à universidade e, ao mesmo tempo, desfazer mal-entendidos em relação a assuntos polêmicos, como os cortes de orçamento.

 

Acompanhado de representantes da Uerj e da Secretaria de Planejamento, o secretário afirmou que informações sem fundamento vêm sendo veiculadas pela imprensa dando conta de cortes no orçamento da instituição. “Não houve e não haverá corte no orçamento da Uerj”, garantiu. Sobre a diminuição nos valores do orçamento da Uerj para 2007, explicou: “O orçamento deste ano será menor que o de 2006 porque no ano passado cerca de R$ 80 milhões entraram e saíram da Uerj sem trazer nenhum benefício para a universidade”, disse. Segundo Cardoso, o governo do estado, por meio do Núcleo Superior de Estudos Governamentais (Nuseg), vinha usando a Uerj para pagar despesas relativas à terceirização de mão-de-obra, como no caso do Detran.

“O Ministério Público proibiu essa prática. Com isso, o valor total do orçamento diminuiu, pois esse montante do Nuseg ficou de fora. Daí a impressão de que a universidade está sendo prejudicada”, disse Cardoso. Ele acrescentou que outra forma de fazer parecer que o orçamento da Uerj foi prejudicado é comparar o valor total empenhado em 2006 com apenas nove meses percorridos até o momento em 2007. “Isso fará, de forma equivocada, o valor do orçamento de 2007 parecer ainda menor”, disse.

Alexandre Cardoso explicou que, cumprindo o que prometera nas horas subseqüentes ao incêndio na Uerj, as obras de recuperação da unidade estavam sendo iniciadas naquela data. O prazo para sua conclusão é de seis meses. A empresa escolhida para a revitalização dos quatro andares do bloco F do Pavilhão Reitor João Lyra Filho foi a Concrejato devido à sua expertise em obras pós-incêndios, como nos casos do Tribunal Regional do Trabalho, da Petrobras e da Eletrobrás.

 

Outras iniciativas que deverão beneficiar a instituição também foram anunciadas pelo secretário de C&T. Uma delas é a reincorporação à Uerj, após 20 anos, do espaço ocupado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) no campus do Maracanã. O governo do estado ainda procura um novo local para abrigar o Centro.

Também foi anunciado o plano para a criação de um refeitório para funcionários e alunos da Uerj. Alexandre Cardoso explicou que o dinheiro para o projeto, cerca de R$ 2,5 milhões, já está reservado, e que uma comissão está sendo criada para tratar do assunto. O subsecretário de C&T Luiz Edmundo Costa Leite, que participou da coletiva, é um dos integrantes da comissão. Esta terá de 30 a 40 dias para entregar um projeto e, a partir daí, iniciar o processo de licitação que escolherá a empresa encarregada de realizar a obra. "O local para o bandejão já foi escolhido e os detalhes de seu gerenciamento ficarão a cargo da própria universidade", esclareceu Cardoso. Ele acrescentou que, ao contrário do que fora divulgado, as providências para dotar o campus de um bandejão não tiveram início após o incêndio, mas já vinham sendo debatidas desde maio e junho deste ano.

 

O secretário reconheceu que ainda são necessárias outras providências para garantir as condições ideais de uma instituição de ensino do prestígio da Uerj: “Sei que ainda falta muito para a universidade alcançar as condições ideais de funcionamento. Mas a Uerj vem de um abandono de dez anos e há um caminho a percorrer até que consigamos atingir o padrão desejável para uma instituição de ensino superior do porte da Uerj”, disse. Ele lembrou que ao longo dos últimos meses já manteve encontros com servidores, e que a secretaria vem analisando a pauta de reivindicações dos funcionários. “Todas as iniciativas voltadas para a melhoria das instalações estão inseridas dentro de um conjunto de ações do estado, e estamos atentos a tudo que possa ser feito para garantir que a universidade recupere seu lugar entre as principais instituições de ensino do país”, concluiu.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes