O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rede Rio ampliará sua capacidade de transmissão de dados
Publicado em: 13/12/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rede Rio ampliará sua capacidade de transmissão de dados

Vinícius Zepeda

A partir do próximo ano, a Rede Rio – rede integrada de computadores financiada pela FAPERJ que interliga universidades e centros de pesquisa sediados no estado do Rio – dará um salto na sua capacidade de transmissão de dados. “Ela será ampliada em mais de duas mil vezes, passando dos atuais 1Gbit/s (1 bilhão de bits por segundo) para 1.96 Tbit/s (1.96 trilhões de bits por segundo), graças à tecnologia DWDM (Dense Wavelength division multiplexing)”, disse o coordenador geral e técnico-científico da Rede Rio, Luís Felipe Magalhães de Moraes, durante o Ciclo de Palestras da Rede, nesta terça-feira, dia 11 de dezembro, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), Centro do Rio.

 

José Luiz Ribeiro, coordenador nacional das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) – iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) sob a responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), encarregada do desenvolvimento de redes de internet de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país – falou sobre a implantação das redes metropolitanas comunitárias em 26 cidades no território brasileiro. Estas cidades abrigariam pontos de presença (PoPs) do backbone (enlaces que interligam os principais pontos da rede por meio dos quais as demais instituições ganham acesso à internet) da RNP, o que significa uma cobertura nacional. No caso do Rio, já existe uma rede que se presta para estas funções: a Rede Rio de Computadores, que em maio, quando completou 15 anos, assumiu a coordenação do comitê-gestor das Redes Comunitárias.

 

O coordenador das Redes Comunitárias chamou a atenção ainda para a importância das mesmas para o ensino e pesquisa no país. “Isto tem ficado cada vez mais evidente quando setores não ligados à Tecnologia da Informação como a biologia e as ciências sociais buscam expandir o uso desta infra-estrutura”, explicou o coordenador das Redes Comunitárias. Ribeiro listou ainda algumas aplicações práticas da Redecomep. “No dia 3 foi inaugurada na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) a Rede Universitária de Telemedicina, com o objetivo de viabilizar o acesso e a interligação das faculdades de medicina e Hospitais Universitários de diferentes regiões do país que desenvolvam projetos na área”, explicou Ribeiro.

 

“Estamos terminando de desenvolver um software para criação de uma grade nacional de TVs universitárias”, acrescentou o coordenador das Redes Comunitárias. “O programa cria uma banda ociosa e um serviço ‘cata lixo’ e de transmissão de vídeo digital de qualidade sob demanda entre estas emissoras. O projeto já atraiu a atenção da recém-criada TV Brasil, que irá fazer um teste a partir do intercâmbio da programação da extintas TVE-RJ, TVE Brasília, TVE Salvador e ainda da TV Cultura”, disse.

 

“O Rio abriga o maior projeto da Redecomep do país por ser o estado que reúne o maior número de instituições de ensino e pesquisa do Brasil”, justificou Ribeiro. Ele lembrou que ainda no primeiro semestre de 2008 deverão ser implantadas Redes Comunitárias em Brasília, São Paulo, Manaus e Fortaleza. “O projeto técnico para implantação da Rede no Rio já está concluído e deverá ser realizado em parceria com o governo do estado e a prefeitura para utilização dos dutos da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio), Metrô, Supervia e Linha Amarela. Esperamos concluir o projeto todo até 2009”, encerrou José Luiz Ribeiro.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes