Vinicius Zepeda
Reprodução |
O novo portal possui uma linguagem simples e acessível para todos |
Eliezer Barreiro chama a atenção para o fato de que o IVF continuará com seu site e publicando regularmente seu boletim eletrônico. "O Instituto Virtual de Fármacos tem uma página eletrônica voltada para auxiliar os pesquisadores da área e difundir as atividades na área das ciências farmacêuticas desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro", explica. "Já o Portal de Fármacos tem uma linguagem mais acessível, voltada para a popularização e divulgação entre os jovens e a população leiga em geral das conquistas recentes nessa área, sem vulgarizar a difusão científica, é claro", acrescenta.
Segundo Eliezer, o Portal de Fármacos possui colunas que serão atualizadas mensalmente. Na versão atualmente disponível na internet, uma charge alerta sobre os riscos da automedicação. "Entre os destaques do mês, temos uma entrevista na sessão "Operários das Ciências Farmacêuticas", uma entrevista com o professor do Instituto de Química da UFRJ, Ângelo da Cunha Pinto, e um artigo em que ele conta sua trajetória na área de ciências farmacêuticas. Uma reportagem especial fala sobre José de Anchieta, o primeiro farmacêutico do Brasil, na sessão Perfis Históricos; enquanto na Tribuna do Especialista, Gilberto Marcelo Sperandio da Silva, do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas, fala sobre o uso racional de medicamentos.
O editorial escrito pelo coordenador do projeto apresenta de forma clara e objetiva a proposta a ser desenvolvida pelo novo portal. "Espero que, com o tempo, este novo espaço virtual sirva para construirmos um ambiente seguro e um observatório atual dos avanços científicos na área de fármacos", conclui Eliezer Barreiro.
Para conhecer o Portal dos Fármacos acesse: http://www.ivfrj.ccsdecania.ufrj.br/portaldosfarmacos/
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes