O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado de cinco editais
Publicado em: 31/07/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado de cinco editais

Divulgação/ Cia. DPND

      

     Com edital voltado para as artes,
     novos projetos serão viabilizados

Cinco editais tiveram o resultado anunciado nesta quinta-feira, 31 de julho, pela diretoria da Fundação: Apoio à Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência, com 21 projetos contemplados; Apoio à Produção e Divulgação das Artes, com 27 propostas aprovadas; Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, com 38 solicitações beneficiadas. Os programas Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica Social e Prioridade Rio - Segurança Pública aprovaram, ambos, sete projetos nesta primeira fase de seleção. As empresas participantes dos dois editais, porém, precisarão ainda cumprir as exigências necessárias à segunda fase da seleção (Confira os resultados no final da matéria).

Entre os 21 beneficiados pelo programa de Apoio à Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi, das oito instituições participantes, a que mais apresentou projetos e também a que teve um maior número de aprovações: nove. A segunda instituição com mais pesquisas aprovadas foi a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que teve três projetos beneficiados, enquanto a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) tiveram, ambas, dois pedidos aprovados. Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio); Centro Universitário Augusto Motta (Suam); e Universidade do Grande Rio (Unigranrio), tiveram, cada, um projeto contemplado.

"Trata-se de um edital pioneiro, pois promove a formação de uma massa crítica em torno dos vários temas relativos à cidadania da pessoa com deficiência. Até o momento, as iniciativas se davam de forma pulverizada, sem a integração necessária para que se pudessem alcançar tanto resultados mais efetivos para o deficiente físico quanto conhecimentos mais aprofundados nas áreas mais diretamente ligadas a, por exemplo, diagnósticos, políticas educacionais, sociais e trabalhistas, além de procedimentos terapêuticos mais eficazes e a incorporação dos avanços tecnológicos no cotidiano dos deficientes", comentou o assessor da diretoria científica da FAPERJ, Caio Meira.

Segundo o assessor, o edital permitiu uma primeira aproximação entre pesquisadores cujos trabalhos podem convergir de modo a constituir colaborações de longo prazo entre áreas que, de outra forma, permaneceriam incomunicáveis entre si. "Há, por exemplo, projetos contemplados que articulam física ou bioquímica com o tema da surdez; outros propõem utilizar conhecimentos de química orgânica ou da biologia celular com deficientes visuais. Novas versões para esse edital poderão consolidar essa iniciativa, fomentando grupos de pesquisa que trarão grandes avanços para a população de deficientes no Brasil", disse Meira.

No edital de Apoio à Produção e Divulgação das Artes, houve 27 aprovados apresentados por oito instituições. A maioria dos contemplados foi da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com nove. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve seis beneficiados, enquanto a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) teve quatro; a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), três, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), dois. As instituições Universidade Estácio de Sá (Unesa), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Conservatório Brasileiro de Música (CBM) tiveram, cada uma, um projeto aprovado.

"Tradicionalmente, o apoio para a área de Artes pela Faperj ocorre muito mais com a concessão de bolsas de estudo do que com recursos financeiros para aquisição de bens e o pagamento de serviços. Assim, este primeiro edital visou mobilizar os pesquisadores que trabalham com várias modalidades artísticas a viabilizar a execução de seus projetos", explicou Caio Meira. Ele esclareceu ainda que todas as propostas apresentadas envolvem alguma forma de interação entre ciência e arte, propondo abordagens que poderão ter como fruto a constituição, articulação e consolidação de grupos de pesquisa e a produção e divulgação artística.

No edital Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, das 11 instituições participantes que tiveram propostas selecionadas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a que teve o maior número de solicitações aprovadas, 15; seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 6; Universidade Federal Fluminense (UFF), com 4; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 3. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (Cefeteq) tiveram dois projetos contemplados cada. Também foram beneficiadas propostas do Instituto Vital Brazil (IVB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Cada um deles teve uma solicitação aprovada.

"Como na primeira edição deste edital, em 2007, foi apresentado um grande número de propostas (79), de diferentes áreas do conhecimento e, o mais importante, a maioria com destacada interdisciplinaridade. Também se observou uma demanda altamente qualificada, com projetos originais e instigantes. Durante a análise das propostas, foram priorizadas aquelas que se adequavam estritamente ao escopo do programa. Também foi importante a experiência prévia do proponente e de sua equipe em atividades de divulgação científica e tecnológica", explicou o assessor da presidência Egberto Gaspar de Moura.

Das sete propostas aprovadas na primeira fase do programa de Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica Social, duas são da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Os outros cinco projetos contemplados são da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais Fluminenses Ltda.; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Cooperativa Regional de Pisccicultores e Ranicultores do Vale do Macacu e Adjacências Ltda (Coopercramma); Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam); Gisac – Consultoria e Engenharia Ambiental Ltda. "O edital visou apoiar o desenvolvimento de modelos de inovação tecnológica de aplicação social que propiciem a melhoria da qualidade de vida da população do estado nas áreas de agricultura familiar e cooperativada, água potável, aqüicultura, confecção e moda têxteis, construção civil, energia, saneamento e turismo", falou o diretor de tecnologia da Fundação Rex Nazaré Alves.

O edital Prioridade Rio – Segurança Pública contemplou sete projetos, dentre os quais dois do Instituto de Criminalística Carlos Éboli. Mais cinco empresas tiveram, cada, uma proposta aprovada: Geopolitec Produtos e Serviços Tecnológicos Ltda.; Re-Bars do Brasil, Comércio, Indústria e Construções Ltda.; Condor S.A. Indústria Química; Genealógica Diagnósticos Moleculares Ltda.; Tec C2 Tecnologia em Sistemas de Controle Ltda. "Este edital teve como objetivo apoiar projetos na área de segurança pública, tais como armas não letais, repressão à criminalidade em locais de alta periculosidade, sistemas de segurança de presídios e delegacias, sensores, sistemas de comunicação segura e de interceptação de comunicação, sistemas para investigação criminal e para proteção individual e vestimentas operacionais para grupos especiais de comandos táticos", esclareceu Rex Nazaré.

A Fundação lembra aos contemplados de ambos os editais lançados pela Diretoria de Tecnologia (Prioridade Rio - Segurança Pública e Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica) que eles têm até o dia 15 de agosto para entregarem no setor de protocolo a documentação relativa à regularização das empresas. Somente após isso poderão ser emitidos os termos de outorga.

Face ao ineditismo e grande alcance social de quatro editais lançados pela primeira vez pela FAPERJ (Apoio ao Estudo de Doenças Negligenciadas e Reemergentes, Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa, Apoio à Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência e Apoio à Produção e Divulgação das Artes), os termos de outorga referentes a eles serão entregues aos pesquisadores contemplados em uma cerimônia especial, no dia 20 de agosto, às 10h, no Salão Nobre do Palácio Guanabara. Estarão presentes o governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, além da diretoria da Fundação. Diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Marques ressalta que em todos esses editais, a demanda qualificada foi bastante acentuada."O Comitê Externo de Julgamento, formado por pesquisadores vinculados a instituições de muitos outros estados brasileiros, teve grande dificuldade para chegar aos resultados finais", diz Marques. A partir dos próximos dias, os pesquisadores começarão a ser contatados e convidados a comparecer na cerimônia.

Confira a listagem dos contemplados:

Resultado: Apoio à Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência

Resultado: Apoio à Produção e Divulgação das Artes

Resultado: Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia

Resultado: Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica Social

Resultado: Prioridade Rio - Segurança Pública

Veja aqui a relação completa de editais lançados em 2008.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes