O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 25 de setembro a 1º de outubro de 2008. Ano 4. Nº 206
Publicado em: 25/09/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 25 de setembro a 1º de outubro de 2008. Ano 4. Nº 206

 Vinicius Zepeda

       
        Diretores da Fundação e representantes de 
        instituições francesas discutem intercâmbio
 
Integrantes de instituição científica francesa visitam a FAPERJ
Em visita à sede da FAPERJ, o presidente do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub), Pierre Jaisson, e o adido de cooperação para a ciência e tecnologia do Consulado da França, Jean-Claude Reith, estiveram reunidos com o diretor de tecnologia da Fundação, Rex Nazaré Alves, o diretor científico Jerson Lima, e com a assessora científica Mônica Saavedra, para estudar a viabilidade de participação da FAPERJ no programa de intercâmbio que a instituição francesa já mantém com a Capes. Esse programa prevê a concessão de bolsa a pesquisadores brasileiros para estada na França e para pesquisadores franceses no Brasil. Com a participação da FAPERJ, poderia ser ampliado.

Fundação amplia prazo de edital de apoio a incubadoras
Para ampliar a participação de incubadoras de base tecnológica sediadas em instituições de ciência e tecnologia, a direção da Fundação prorrogou o prazo de inscrição do Edital 27/2008 Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 25 de setembro. O edital Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica está voltado a financiar a infra-estrutura física e administrativa de incubadoras de empresas de base tecnológica, sediadas em instituições de ciência e tecnologia (ICTs) em operação no estado. Seu objetivo é o aprimoramento dos serviços prestados às empresas; a ampliação da capacidade de operação, incluindo expansão de instalações; o aumento do número de empresas atendidas; ampliação dos impactos da incubadora sobre a comunidade em que está inserida; e o incremento do conteúdo de inovação tecnológica das empresas atendidas. O edital conta com R$ 3 milhões, a serem pagos em duas parcelas. Apenas uma proposta para cada incubadora de empresas de base tecnológica receberá os recursos, que serão outorgados ao responsável pela execução do projeto (proponente) e ao co-responsável, e administrados em conjunto. Os proponentes de projetos aprovados poderão, ainda, solicitar até duas bolsas de iniciação tecnológica, para graduandos das ICTs em que as incubadoras estão situadas, com duração máxima de 12 meses, com possibilidade de uma renovação por igual período; e até duas bolsas de inovação tecnológica, variando-se o nível da bolsa de acordo com a formação do bolsista, também com duração máxima de 12 meses e com possibilidade de uma renovação por igual período. Com as novas datas a submissão de propostas on-line tem prazo até o dia 7 de novembro, com a entrega da documentação impressa do projeto até 14 de novembro. A divulgação dos resultados será feita a partir de 4 de dezembro.

Programa Jovens Talentos  é destaque em jornais do interior fluminense
Voltado para incentivar o gosto pelas ciências por meio da concessão de bolsas de estágio para pré-iniciação científica de estudantes da rede pública do ensino médio/técnico em universidades e instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro, o Programa Jovens Talentos (JTs) recentemente recebeu destaque nos jornais Folha de Pádua e Tribuna do Noroeste. Segundo as publicações, cinco bolsistas JTs atuarão num projeto de preservação ambiental na cidade de Santo Antônio de Pádua, Noroeste Fluminense. Fruto de uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santo Antônio de Pádua com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto, já iniciado, numa primeira fase está tratando de recuperar e repor matas ciliares da localidade conhecida como Córrego do Bonito, afluente do Rio Pomba. Para saber mais sobre o JTs leia o artigo publicado no Boletim da FAPERJ N 204 e escrito pelo professor Jorge Belizário, coordenador do programa, acessando: http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=4889

Reitor da Uerj recebe prêmio Personalidade Educacional 2008
No próximo dia 23 de outubro, na sede do Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio, os contemplados na décima edição do Personalidade Educacional 2008 receberão a premiação. Na última terça-feira, 16 de setembro, representantes da comunidade educacional de todo o país elegeram os dez educadores e as três instituições que fariam jus ao prêmio. Entre os dez educadores eleitos no Brasil inteiro está o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves. Além dele, no estado do Rio de Janeiro ainda foi premiado o reitor interino da Uezo, Roberto Boclin, o reitor da Unigranrio, Arody Herdy, e a pesquisadora do Departamento de Educação da PUC-Rio, Rosaly Brandão. No caso das três instituições de ensino, todas foram fluminenses: os colégios Pedro II, Santo Inácio e o Instituto Militar de Engenharia (IME). 

  Divulgação/UniRio 
     
  Malvina Tuttman na solenidade na UniRio
Malvina Tuttman e Luiz Pedro San Gil Jutuca são reconduzidos ao cargo
Em cerimônia que teve lugar nesta terça-feira, 23 de setembro, nos jardins da universidade, Malvina Tania Tuttman e Luiz Pedro San Gil Jutuca foram reconduzidos aos cargos de reitora e vice-reitor da UniRio. Na solenidade, o professor Cícero Rodrigues, representando o ministro da Educação Fernando Haddad, procedeu à recondução da professora Malvina ao cargo para o exercício da gestão 2008-2012. Por sua vez, coube a Malvina reconduzir o vice-reitor e os cinco pró-reitores da universidade: Loreine Hermida da Silva e Silva (Graduação); Maria Tereza Serrano Barbosa (Pós-Graduação e Pesquisa); Luciano Pires Maia (Extensão e Assuntos Comunitários); Luiz Cleber Gak (Planejamento); e Carlos Veiga (Administração). Entre os mais de 600 convidados, estiveram presentes o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; Miguel Badenes Prades Filho, vice-presidente da região sudeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ); o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques; o reitor da Universidade de Nova Iguaçu (Unig) Julio César da Silva, representando os demais dirigentes do Fórum de Reitores do Estado do Rio de Janeiro (Forerj) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub); e Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras. Em seu discurso, Malvina fez um retrospecto de sua jornada profissional e agradeceu aos colaboradores e parceiros de instituições como a FAPERJ, Cesgranrio, Finep, Arquivo Nacional e Fiocruz. Segundo a reitora, com eles aprende diariamente lições de solidariedade.

Pescadores pedem permanência de tenda de informática em Copacabana
Os trabalhadores da colônia de pescadores do Posto 6, em Copacabana descobriram a tenda de acesso à internet gratuita montada ao lado do Clube Marimbás, próximo do local onde vendem seus peixes. Na tenda, os pescadores aprenderam a consultar as condições do tempo e o preço do peixe. A estrutura, montada pelo projeto Orla Digital, conta com vários computadores e oferece ao público vários cursos gratuitos de informática, de domingo a domingo, de 9h às 22h. As aulas prosseguem até o dia 12 de outubro. Depois de descobrir a utilidade da internet em seu trabalho, os pescadores defenderam a permanência da tenda no local e chegaram inclusive a fazer um abaixo-assinado para que isso aconteça.

Finep financia centros de produção de células-tronco
Para selecionar instituições interessadas em criar centros de produção de células-tronco no país, nas condições de Boas Práticas de Manipulação (BPM), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou um novo edital. A idéia é qualificar recursos humanos para desenvolver tecnologias sobre terapias celulares, para que sejam incorporados aos serviços de saúde e ajudem a melhorar a qualidade de vida da população. A iniciativa visa criar uma Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC). Pelo edital, os futuros centros de produção de células-tronco deverão produzir células pluripotentes (embrionárias e induzíveis), órgãos e tecidos específicos, mesenquimais ou hematopoiéticas. Podem concorrer instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, que, de preferência, façam parte de grupos de pesquisa já consolidados no país, com evidente produção científica e/ou tecnológica sobre o tema. As propostas, que devem conter informações sobre os tipos de células a ser produzidos, a experiência da instituição proponente no cultivo e produção dessas células e a qualificação para a formação de recursos humanos em terapia celular, devem ser encaminhadas por via internet até o dia 14 de outubro. A divulgação da lista das instituições selecionadas acontece a partir de 28 de outubro. Mais informações e formulário de inscrição: www.finep.gov.br.

CNPq lança edital voltado para pesquisas em nanociências e hipertensão
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de abrir inscrições para dois novos editais recentemente lançados; um para apoiar projetos de pesquisas na área de nanociências e outro para incentivar estudos sobre hipertensão. Podem concorrer pesquisadores de instituições de ensino superior, centros de estudos e institutos de pesquisa públicos e privados de todo o país. No caso da nanociência, a chamada destina-se a apoiar pesquisas conduzidas por jovens pesquisadores e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de novembro. No que diz respeito à hipertensão, o envio de propostas encerra-se mais cedo: 31 de outubro. Mais informações: www.cnpq.br/editais/ct/2008/docs/062.pdf/t_blank e www.cnpq.br/editais/ct/2008/docs/036.pdf

Inca terá banco de embriões de camundongos para pesquisas sobre câncer
Um projeto financiado pela FAPERJ implantará até o final deste ano um banco de embriões de camundongos para o desenvolvimento de pesquisas sobre o câncer. O novo centro de estudos ficará sediado nas instalações do biotério do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com a criação do novo espaço, o Inca passará a ser a primeira instituição do país a contar com embriões de camundongos exclusivamente criados para estudos sobre o câncer. Além desse espaço, o Brasil possui apenas um banco de embriões de animais para pesquisas em atividade: o Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (Cemib), da Unicamp. Um segundo ainda se encontra em fase de implantação no Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mais informações: www.inca.gov.br/

Universidade do Porto abre programa de intercâmbio para brasileiros
Estudantes brasileiros de graduação interessados em participar de intercâmbio em Portugal têm até o dia 30 de novembro para inscrever-se em programa da Universidade do Porto. Há vagas para o primeiro semestre de 2009, nas Faculdades de Engenharia e Medicina, Belas Artes e Economia. Para conferir as formas de ingresso e saber o número de vagas disponíveis, basta consultar o site da universidade:  sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?P_pagina=1000355/t_blank

Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ abre edital de inovação tecnológica
Para estimular a criação de novos negócios baseados em tecnologias inovadoras, a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ abriu quatro vagas para empresas de base tecnológica. Os projetos devem ser encaminhados até 28 de novembro. As propostas devem mostrar o desenvolvimento de novas linhas de produtos ou de serviços, seja por empresa já existente ou a ser constituída. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, individualmente ou em grupo. Por até três anos, os selecionados poderão fazer uso, em regime comum, das instalações da incubadora. Além de infra-estrutura de equipamentos e serviços, como rede de computadores e internet, copiadora, fax, salas de reunião, auditório, serviços de limpeza e segurança, a incubadora oferece ainda assessoria e treinamento em marketing, finanças, jurídico, contabilidade, serviços de comunicação e imprensa. Os interessados precisam agendar uma entrevista por telefone para ter acesso ao roteiro de elaboração da pré-proposta, e as inscrições para o processo de seleção são gratuitas. As propostas devem ser enviadas a Incubadora de Empresas da COPPE/ UFRJ (Cidade Universitária - Caixa Postal: 68568. CEP 21945-970). Mais informações: (21) 2590-3428 / Fax: (21) 2590-4334 e inc@inc.coppe.ufrj.br

CNPq disponibiliza R$ 6 milhões para projetos na área de saúde mental
Para reduzir os episódios de crise de transtornos mentais e ampliar a proteção a seus portadores, o CNPq/MCT selecionará projetos voltados à implementação de metodologias inovadoras na área de saúde mental. O edital, que dispõe de recursos de R$ 6 milhões, permanece aberto até 8 de outubro. Dessa verba, 30% se destinam a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os projetos devem estar enquadrados em temas, como métodos de detecção e tratamento do alcoolismo e outras dependências, com intervenções sobre o abuso de substâncias em cenários distintos como as escolas, grupos comunitários, instituições religiosas, e outros territórios; sistemas e serviços de saúde mental na atenção primária, com métodos sociais para reduzir os riscos dos transtornos mentais comuns; e tratamento de transtornos mentais de crianças e adolescentes nos diversos dispositivos de cuidado, com intervenções sociais eficazes envolvendo os pais e cuidadores na primeira infância, para reconhecer e prover tratamento para transtornos mentais da infância. Para concorrer, o coordenador do projeto precisa ter título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes e produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica da pesquisa. Mais informações: 
http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/033.htm

Fundação abre edital para contratação temporária 
A direção da Faperj divulgou nesta quinta-feira, 25 de setembro, edital para contratação temporária de pessoal para o preenchimento de 33 vagas, resguardada a reserva de 5% a portadores de deficiência. Mais informações e edital: www.faperj.br/downloads/Portaria_Faperj_contratacao.pdf

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes