O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Revista Rio Pesquisa nº 5 traz entrevista com Alexandre Cardoso
Publicado em: 23/12/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Revista Rio Pesquisa nº 5 traz entrevista com Alexandre Cardoso

Lançada no final de 2007, a revista Rio Pesquisa, voltada para a divulgação científica, chega ao Ano II neste mês de dezembro com o lançamento da edição número 5. Com tiragem de 12 mil exemplares e periodicidade trimestral, a publicação, de 48 páginas, tem distribuição gratuita e é dirigida à comunidade científica do estado do Rio de Janeiro.

A reportagem de capa tem por tema a participação de pesquisadores fluminenses em expedição à Antártica, durante a realização do 4 Ano Polar Internacional. O entrevistado da edição é o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que faz um balanço dos dois primeiros anos de sua gestão e fala dos projetos para o futuro.

O número traz ainda reportagens sobre a utilização de energia eólica em projeto desenvolvido por microempresa para extração de água subterrânea. O desenvolvimento da tecnologia oferece uma alternativa àqueles que não dispõem de energia elétrica e precisam alimentar motores e máquinas destinadas a retirar água do subsolo para irrigar lavouras e para o consumo doméstico.

A explosão dos casos de hipertensão no mundo, que por aqui já atinge cerca de 25 milhões de brasileiros, também ganhou destaque na edição. A revista abre espaço ainda para a contribuição das mulheres à ciência, destacando o resultado de duas premiações em que pesquisadoras que atuam no estado foram laureadas.

Desde sua terceira edição, com capa de junho, a publicação teve um aumento de sua tiragem, passando de 10 mil para 12 mil exemplares. O número de páginas também aumentou desde então, passando de 40 para 48.

Acesse o quinto número da revista Rio Pesquisa e confira também as edições anteriores.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes