O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Inventores da ressonância magnética ganham Nobel
Publicado em: 07/10/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Inventores da ressonância magnética ganham Nobel

Após 30 anos, a invenção da tecnologia de produção de imagens por ressonância magnética (MRI) finalmente rendeu ao químico norte-americano Paul Lauterbur (foto à esquerda) e ao físico britânico Peter Mansfield (à direita) o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina. O MRI permite fazer diagnósticos seguros e precisos para diversos tipos de doença, sendo comparado em importância ao raio X. A tecnologia também é usada em pesquisas sobre o funcionamento das diversas áreas do cérebro.

Paul Lauterbur, 74, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA, e Peter Mansfield, 69, da Universidade de Nottingham, Inglaterra, criaram modelos teóricos e aparelhos capazes de traduzir a resposta dos átomos em imagens bidimensionais e, mais tarde, tridimensionais. Todo ano são feitos cerca de 60 milhões de exames no mundo, com 22 mil aparelhos.

 

Diretor-científico da FAPERJ e pesquisador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear da UFRJ, Jerson Lima Silva conheceu Lauterbur há dez anos na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde químico trabalha até hoje. Segundo ele, a “grande sacada” dos cientistas foi usar a tecnologia de ressonância magnética para conseguir imagens dos tecidos e dos órgãos. “Foi quase um ovo de Colombo”, disse à Folha de S. Paulo Lima Silva. Ele conta que desde aquela época Lauterbur já era cotado para o Nobel e explica que a demora na premiação é comum em casos de grandes descobertas médicas. "Parece que há um certo ressentimento em relação às descobertas que já têm uma aplicação médica grande, como é o caso dessa", observou Lima Silva à Folha.

 

Saiba mais sobre os pesquisadores e suas descobertas no site oficial do Prêmio Nobel:

 

http://www.nobel.se/medicine/laureates/2003/index.html

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes