O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Amazônia ocupa o centro dos debates na SBPC
Publicado em: 17/07/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Amazônia ocupa o centro dos debates na SBPC


Débora Motta, de Manaus 

 Fotos: Débora Motta

      
    Entre vários visitantes, Ruy Marques recebeu, no estande
    da FAPERJ, o presidente da Fapeam, Odenildo Sena (à esq.)

Termina nesta sexta-feira, 17 de julho, a 61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se realiza no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Neste que é considerado um dos mais importantes eventos científicos do hemisfério Sul, era aguardada a participação de mais de mil cientistas e pesquisadores e de cerca de 15 mil visitantes. Com o tema “Amazônia: Ciência e Cultura”, o encontro foi apontado como uma oportunidade única para discutir os rumos das políticas de ciência e tecnologia da região mais cobiçada do planeta, fomentar o intercâmbio acadêmico e a divulgação científica. A direção da universidade aproveitou a ocasião para também comemorar o centenário da instituição. Em 2010, o evento segue para Natal, onde ocupará o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

A FAPERJ voltou a marcar presença na reunião com o seu já tradicional estande, localizado no Pavilhão 3 da ExpoT&C. No início da semana, após inaugurar oficialmente as atividades do evento ao público, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, visitou o estande da Fundação. Recebido pelo presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, Rezende ganhou um kit contendo material de divulgação dos projetos da Fundação, incluindo exemplares da revista Rio Pesquisa. Ao longo da semana, também passaram pelo estande o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, a vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Panizzi, o secretário geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Elias; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena e a reitora da Ufam, Márcia Perales. Os pesquisadores Wanderley de Souza, Eduardo David, Ildeu de Castro, Luiza Massarani, Ângelo da Cunha Pinto, Marcia Begalli, Alberto Passos Guimarães (CBPF), Marcelo Morales (coordenador de área da FAPERJ), além de Alzira Alves de Abreu e Alberto Santoro, ambos membros do Conselho Superior da FAPERJ, também estiveram no estande (confira a fotogaleria da SBPC).

A ExpoT&C apresentou as realizações em ciência, tecnologia e inovação de 120 instituições expositoras, como o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Defesa, Educação, Agricultura, Indústria e Comércio, Governo do Estado do Amazonas, Governo do Estado do Pará, fundações de amparo à pesquisa (FAPERJ, Fapesp, Fapemig e Fapeam), agências de fomento, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de C,T&I (Consecti), institutos de pesquisa, universidades públicas e privadas e Feira do Livro, entre outras.

 

Abertura em praça pública reúne mais de 2 mil pessoas

 

 
 
Mais de 2 mil pessoas estiveram presentes à abertura       
da SBPC, na noite de domingo, no Centro de Manaus


Realizada na noite de domingo, em um palco montado ao lado do imponente Teatro Amazonas – relíquia dos áureos tempos do ciclo da borracha na região – no Largo de São Sebastião, a cerimônia de abertura da SBPC reuniu cerca de 2 mil pessoas no Centro de Manaus. Participaram do evento o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad; o governador do Amazonas, Eduardo Braga; e a nova reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales, entre outras autoridades.

 

“Pela primeira vez participo da abertura desta reunião em um ambiente tão diferente, ao ar livre, com centenas de estudantes, pesquisadores, autoridades e, o mais importante, a participação da sociedade”, disse o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, que destacou, entre os temas em pauta no encontro, a biodiversidade. Para Raupp, o País encontra-se em condições de ser a única potência ambiental do mundo, devido aos seus vastos recursos naturais e por já ter um sistema de ciência e tecnologia maduro.

 

Para isso, no entanto, será necessário direcionar esse conhecimento com o intuito de atingir um desenvolvimento sustentável. “Com essa condição de potência ambiental, resolveríamos, ao mesmo tempo, duas importantes questões. A primeira diz respeito às populações da Amazônia, que é sua independência econômica. E também poderíamos responder ao mundo que conhecemos, convivemos e cuidamos da Amazônia”, afirmou Raupp, acrescentando que o modelo de desenvolvimento para a Amazônia deverá ter como base o conhecimento científico e tecnológico, de preferência, produzido na região.

 

 

 

  O presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp (à esq.), entrega 
    ao governador Eduardo Braga o título de "Amigo da Ciência"

O governador Eduardo Braga recebeu das mãos de Raupp o título de “Governador amigo da ciência”. Desde 2003, Braga destinou R$ 1,2 bilhão para o setor de C&T no Amazonas – um volume de investimentos que coloca o estado atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com ele, a escolha de Manaus para a realização do evento reflete os esforços do estado para reduzir as desigualdades regionais. “Quando começamos a montar um sistema de ciência e tecnologia no Amazonas, em 2003, entendíamos que o Amazonas não poderia ficar mais na situação do coitado, com um pires na mão, pedindo migalhas para o Sul e o Sudeste do Brasil. Queremos o direito de ser dono do nosso destino, da nossa cultura e do nosso conhecimento científico”, disse Braga.

 

“O Amazonas vem se esforçando para formar recursos humanos e, com isso, nos prepararmos para o futuro. Não vamos vencer os grandes desafios da Amazônia se não tivermos ciência e tecnologia para nossos jovens e as futuras gerações. Nos últimos sete anos, o Amazonas formou mais doutores e mestres que formamos nos 35 anos que nos antecederam. Estamos convencidos de que é exatamente na formação de mestres e doutores que poderemos formar melhores jovens e prepará-los para o futuro”, completou o governador.

 

Na ocasião, o ministro Sérgio Rezende ressaltou a ampliação do número de doutores formados no estado. “Este evento em Manaus trouxe pessoas de todo o País, mas, sobretudo, a atenção do Brasil para a ciência na Amazônia. O Amazonas, em particular, progrediu muito nos últimos anos nesse aspecto. Em 2000, o Amazonas tinha cerca de 250 doutores e hoje tem quase 1,5 mil”.

O presidente de honra da SBPC, Warwick Estevam Kerr, também foi homenageado. Diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) de 1999 a 2002, ele é considerado um dos maiores especialistas em genética de abelhas do mundo. Por motivos de saúde, Kerr – que mora em Uberlândia – não pode estar pessoalmente na solenidade, mas gravou um depoimento de agradecimento em vídeo, que foi exibido em telões durante o evento. “Foi na Amazônia onde eu pude conhecer melhor a interação das espécies, e a Reunião Anual da SBPC muitas vezes me parece um encontro de espécies diferentes, tal a grande diferença de conhecimentos que ela apresenta”, disse. Após a solenidade, o público assistiu a um espetáculo do Corpo de Dança do Amazonas, que apresentou a coreografia de “O grito verde”.

 

Leia mais:

 

Redução da burocracia e acesso à biodiversidade são metas do MCT, diz Rezende


Capes anuncia programa Bolsa para Todos na reunião da SBPC

 

Ufam recebe doação de livros da FAPERJ

Maior acelerador de partículas do mundo é tema de conferência na reunião da SBPC

Rios voadores: o caminho das chuvas

Primeiro trem de levitação magnética do País é destaque em palestra na reunião da SBPC

Manaus será palco da 61 Reunião Anual da SBPC

Confira a fotogaleria da 61 Reunião Anual da SBPC
 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes