O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Academia Brasileira de Ciências terá nova sede
Publicado em: 23/07/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Academia Brasileira de Ciências terá nova sede

 

 Divulgação ABC

     
        Sérgio Cabral recebe diploma de "Governador da Ciência"
Na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, o governo estadual cedeu à Academia Brasileira de Ciências (ABC) um prédio para abrigar sua futura sede. O decreto de cessão do imóvel à Rua da Alfândega, no Centro do Rio, pelos próximos 30 anos, foi assinado pelo governador Sérgio Cabral, em cerimônia no Palácio das Laranjeiras. Na ocasião, Cabral, que recebeu do presidente da academia, Jacob Palis, o título de Governador da Ciência, declarou: "O Rio é a capital da cultura, da ciência, dos serviços, do porto inteligente, das universidades, da tecnologia e da informação. Hoje estamos não somente cedendo uma nova sede à academia, mas também reforçando a recuperação da institucionalidade do estado. Estamos celebrando hoje essa recuperação."

Além do governador, estiveram presentes à cerimônia os secretários de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; e o de Fazenda, Joaquim Levy; o chefe da Casa Civil, Regis Fichtner; o presidente da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani; o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques; o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luís Manuel Fernandes; os reitores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Roberto Soares de Moura; e os diretores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho; da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Eugenius Kaskurewicz; do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ricardo Galvão; do Museu de Astronomia (Mast), Alfredo Tolmasquin; e diversos outros acadêmicos, entre eles o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva.

"A nova sede da Academia Brasileira de Ciências é o sonho de diversos acadêmicos, que se transforma em realidade. Agora, inicia-se uma nova fase para a academia", falou Jacob Palis ao receber a cessão do imóvel, no mesmo dia em que se comemora o aniversário de Santos Dummont, outro membro da ABC. Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Inepac), o prédio foi construído nas primeiras décadas do século XX para ser a sede do Banco Alemão Transatlântico (Deutsche Überseeische Bank), e hoje abriga a Secretaria de Estado de Fazenda – que, em 2010, será transferida para outro endereço no Centro.

 Divulgação ABC
                   
Nova sede da Academia Brasileira de Ciências   
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, não pôde comparecer, mas como membro da ABC há 33 anos fez questão de enviar seu apoio, lido por Palis: "Como carioca e como ministro, quero registrar que o estado do Rio de Janeiro ocupa uma posição privilegiada no cenário da ciência e tecnologia do país. É onde estão sediadas várias instituições de pesquisa científica e tecnológica. Como membro titular da ABC, fico feliz porque a academia terá uma sede capaz de nos orgulhar e abrigar a todos de forma confortável."

Voltando a ressaltar a importância da iniciativa do governo estadual em investir 2% da arrecadação tributária líquida do estado na C&T fluminense, o secretário de C&T, Alexandre Cardoso, falou da necessidade de se agilizar a reforma da nova sede. "É preciso licitar o projeto até fevereiro do próximo ano e já iniciar a captação de recursos para que a obra comece em julho de 2010", falou.

O secretário de Fazenda, Joaquim Levy, também destacou a relevância do estado como a capital da ciência. E expressou sua satisfação em passar o prédio à ABC. "O Rio é a capital da ciência e este edifício é um verdadeiro patrimônio. Recebemos esse patrimônio em péssimo estado, mas pouco a pouco o fomos recuperando. Agora, temos a satisfação de repassá-lo em boas condições e com grande atenção ao seu valor histórico", disse.

Também o presidente da Finep, Luís Manuel, foi outro que enfatizou a importância do Rio de Janeiro para a C&T. "O Rio de Janeiro sempre foi um estado onde se desenvolveram grandes projetos nacionais de desenvolvimento. Logo, não há melhor lugar para sediar a ABC do que esta cidade", concluiu.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes