O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Jornada reúne neurocientistas e imunologistas para debater cognição
Publicado em: 06/08/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Jornada reúne neurocientistas e imunologistas para debater cognição

Divulgação/Fiocruz 

       
       O imunologista Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro é
     um dos organizadores da jornada sobre cognição
Na próxima terça-feira, 11 de agosto, a 1 Jornada Fluminense sobre Cognição Imune e Neural, promovida pela Academia Fluminense de Medicina e pelo Instituto Oswaldo Cruz, reunirá no auditório Emmanuel Dias, da Fiocruz, especialistas que dificilmente estariam programados para um mesmo evento. No encontro, imunologistas e neurocientistas estarão debatendo, sob diferentes enfoques, o mesmo assunto: a cognição.

Durante um dia inteiro de palestras e discussões, especialistas das duas áreas estarão apresentando suas ideias, que serão posteriormente publicadas, como artigo, em uma das próximas edições da revista Neurociências. "Da programação, fazem parte expoentes das duas áreas. Embora neurocientistas e imunologistas usem paradigmas diferentes para estudar a questão da cognição, suas abordagens e conhecimentos são complementares e podem fazer nascer uma nova subárea do conhecimento; a "neuroimunologia cognitiva", explica o imunologista Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, coordenador do Laboratório de Pesquisas em Malária, do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação, que, junto com o neurocientista Luiz Carlos de Lima Silveira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), está organizando a jornada.

Para exemplificar a intersecção desses dois campos da ciência, ele cita uma experiência feita nos anos 1970, em que cientistas demonstraram a existência de reflexos pavlovianos também no sistema inume. "No experimento, ratos que recebiam sacarina por via oral junto com a ciclofosfamida (que causa náuseas, além de imunossupressão) desenvolviam aversão a bebida doce. Quando a sede superava a aversão, alguns ratos desenvolviam imunossupressão e morriam de infecções, mesmo ao receberem somente sacarina (sem nenhuma droga imunossupressora). Isso mostra como o sistema imune aprende a reconhecer e a reagir a certos estímulos cerebrais e ilustra as conexões entre os sistemas cognitivos do organismo humano, que também são diferentes em termos de bagagem de informações para cada pessoa", explica.

Na jornada, estão previstas palestras com o psiquiatra Diogo Rizzato Lara, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que falará sobra "A Dualidade do Cérebro e da Mente"; os neuroimunologistas Wilson Savino, da Fiocruz, e João Palermo Neto, da Universidade de São Paulo, que abordarão os temas "Conversas Cotidianas dos Sistemas Imune e Nervoso: Moléculas de Sintaxe e Conexões Neuroimuno-Endócrinas"; e "Comportamento e Imunidade", respectivamente; o imunologista Nelson Monteiro Vaz, da Universidade Federal de Minas Gerais, falando sobre imunologia e intencionalidade"; o neurocientista Roberto Lent, da UFRJ, que apresentará seu trabalho sobre "Cem Bilhões de Neurônios?"; enquanto o imunologista Marcello Barcinski, da USP, abordará "Zelando o Jardim do Éden: discriminando o próprio, o não próprio e o que se faz de próprio"; o neurocientista Luiz Carlos de Lima Silveira, da Universidade Federal do Pará, falará sobre "Consciência, Visão e Sensibilidade ao Contraste"; e o próprio Daniel-Ribeiro, da Fiocruz, fará a abertura do evento, apresentando sua palestra "Uso do Repertório de Imagens Internas na Cognição Imune e Neural".

O auditório do Instituto Oswaldo Cruz fica na Av. Brasil 4365 e o encontro, que conta com o apoio da FAPERJ e da Fiocruz, deverá se prolongar por todo o dia, das 8h às 18h30. Informações pelo e-mail cognicao@ioc.fiocruz.br ou no telefone 3865-8145 (de 14h às 18h).

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes