O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 11 a 17 de fevereiro de 2010
Publicado em: 03/03/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 11 a 17 de fevereiro de 2010

Ipea lança novo portal
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o portal Mapas Ipea, elaborado a partir do software livre I3Geo. O site permite a visualização, no mapa brasileiro, de diversas informações sobre os municípios do país. Isto inclui a consulta de grande número de dados referentes à população, área, Produto Interno Bruto (PIB), rodovias, estatísticas de educação e quantidade de servidores públicos dos municípios. O portal também reúne informações públicas que têm como fonte ministérios e outros órgãos federais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Utilizando a ferramenta de buscas, ou a partir de ampliação no mapa do Brasil, o usuário chega à cidade que deseja pesquisar. A interface está disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. De acordo com o Ipea, o portal será constantemente atualizado com novas bases de dados. Mais informações:
http://mapas.ipea.gov.br/

Impa oferece bolsa de pós-doutorado
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), (Estrada Dona Castorina, número 110, Jardim Botânico, Rio de Janeiro), está disponibilizando uma bolsa de pós-doutorado de dois anos de duração no valor de R$ 6 mil, destinada a profissionais da área da matemática que tenham obtido o título de doutor até 31 de março de 2006. Os interessados devem enviar a documentação contendo lista de publicações do candidato, o título da tese de doutorado com o nome do orientador e os dados da instituição na qual obteve a titulação, além de cartas de recomendação redigidas por três matemáticos renomados para o e-mail opening@impa.br até o dia 31 de março. Mais informações:
www.impa.br

Capes recebe propostas de cursos de pós-graduação até abril
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) receberá, até o dia 30 de abril, propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu na modalidade de mestrado profissional. Universidades, instituições de ensino, centros de pesquisa, públicos e privados e demais instituições podem encaminhar projetos. Todas as áreas de conhecimento serão contempladas, com exceção dos mestrados profissionais associados a programas de Residência em Saúde, que foram objeto de edital específico. Uma vez avaliadas e aprovadas, as propostas seguirão para autorização e reconhecimento pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente na forma eletrônica pelo site da Capes. Mais informações:
http://www.capes.gov.br/

24 edição do Prêmio Jovem Cientista
Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para a 24 edição do Prêmio Jovem Cientista, que foi criado em 1981. Este ano o tema é "Energia e meio ambiente - soluções para o meio ambiente". O prêmio, que incentiva a pesquisa brasileira na busca de soluções para problemas cotidianos, é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Grupo Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a Eletrobrás. São premiados, anualmente, os três primeiros colocados, e seus respectivos orientadores, das categorias Graduado, Estudantes de Ensino Superior e Estudantes de Ensino Médio, além de duas instituições, uma de ensino superior e outra de ensino médio, na categoria "Mérito Institucional". Mais informações:
http://www.jovemcientista.cnpq.br

Alunos do CBPF podem redigir tese em inglês
A partir deste semestre, o aluno de pós-graduação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) já pode depositar sua tese redigida em inglês. Os principais objetivos são facilitar e estimular o intercâmbio com colaboradores estrangeiros, promovendo assim a inserção do CBPF no cenário internacional, e, ao mesmo tempo, reforçar a literatura científica em língua portuguesa. Pelas novas regras definidas na reunião do comitê, a redação da tese em inglês só poderá ser autorizada se pedida e justificada pelo orientador e se o aluno demonstrar, em avaliação específica, competência para redigir em língua inglesa. Além da tese em inglês – base para a defesa diante da banca examinadora – o aluno que fizer uso dessa condição especial, deverá também depositar a versão do trabalho em português aprovada pelo orientador, condição obrigatória para que o título seja concedido. Mais informações:
http://www.cbpf.br/

ABC organiza programação do Ano da Alemanha no Brasil
Em 2010 será comemorado o Ano da Alemanha no Brasil. Encarregada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de organizar a programação científica, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) espera contar com a colaboração de seus associados. Para tanto, a ABC está entrando em contato com seus acadêmicos que trabalhem em cooperação com pesquisadores e instituições alemãs e que queiram contribuir com a construção da programação. Os interessados devem enviar informações sobre os tipos de parceria que desenvolvem e os contatos, tanto dos cientistas como das instituições, para o e-mail: alemanha@abc.org.br. Mais informações:
http://www.abc.org.br/

CGI.br lança serviço gratuito de distribuição de vídeos
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, lançou o Zappiens.br. Trata-se de um serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa. O Zappiens.br oferece a oportunidade de reunir e tornar público acervos raros e exclusivos, que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa. A iniciativa é fruto da comissão de trabalhos de conteúdos digitais do CGI.br, que identificou a necessidade da implementação de repositórios de vídeos para uso público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral. O Zappiens.br tem um sistema de busca apurado, que funciona tanto por meio de palavras-chave como por tags, facilitando a organização dos conteúdos. Mais informações:
http://zappiens.br

Faetec oferece mais de nove mil vagas para cursos profissionalizantes
A partir do dia 21 de fevereiro, a Faetec, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, abrirá 9.514 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional de bombeiro hidráulico; eletricista predial; montagem e manutenção de micros; e operador de telemarketing. As turmas serão abertas nos Centros Técnicos de Ensino Profissionalizante (Ceteps) de Irajá, Manguinhos, Santa Cruz, Belford Roxo, Imbariê, Vilar dos Teles e São Gonçalo. Do total de vagas disponíveis, 2.200 são para turmas semipresenciais, nas quais os alunos estudam a teoria em casa, com material didático fornecido pela Faetec e comparecem apenas para as aulas práticas, em laboratórios. Os interessados deverão se inscrever através dos cupons de inscrição que serão publicados no jornal Extra. Mais informações:
http://www.cienciaetecnologia.rj.gov.br/clipping/080210_extra.pdf

Conferência de Empresas Inovadoras: inscrições vão até 15 de fevereiro
Empresas interessadas em participar da 10 Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), a ser realizada entre 26 e 28 de abril, em Curitiba, Paraná, tem até a próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, para suas propostas de apresentação e resumo do caso de sucesso para anpei@anpei.org.br . Este ano, a conferência terá como tema central "Cooperação para a inovação sustentável". Até o momento, o comitê organizador do evento recebeu 54 trabalhos, de 40 companhias. Os resumos serão avaliados com base em critérios técnicos como pertinência ao tema proposto, clareza, contribuição para a prática empresarial de gestão de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e impacto econômico e ambiental e sua mensuração. Mais informações:
http://www.anpei.org.br/xconferencia

Fotografias trazem cotidiano de barracões de escolas de samba
A rotina de trabalho de artistas, artesãos e os mais diversos ateliês localizados dentro de um barracão de escola de samba, onde são produzidas fantasias e enfeites para os desfiles de Carnaval, estão reunidos na exposição fotográfica Barracão – um olhar sobre os artistas das escolas de samba. Realizado pelo Centro de Referência do Carnaval (CRC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e sob a curadoria do diretor do CRC, Luis Felipe Ferreira, o evento é gratuito e pode ser conferido de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, no Centro Cultural Cartola, Salão Verde (Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira). Mais informações: (21) 3234-5777.

UFF procura voluntárias para pesquisa com exames gratuitos

Mulheres residentes em Niterói ou São Gonçalo interessadas em fazer exames de colesterol, triglicerídeos, glicose, eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, seguidos de treinamento e dieta supervisionados por uma equipe multiprofissional por três meses, podem se inscrever como voluntárias num estudo a ser desenvolvido pelo Laboratório de Ciências do Exercício (Lace), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Todos os exames são gratuitos, e a frequência de treinamento é de três vezes por semana. Cada treino tem duração de uma hora e pode ser realizado de segunda a sexta-feira. Para participar, as voluntárias precisam preencher alguns critérios, como estar acima do peso normal para a altura (índice de massa corporal entre 25 e 29,9 kg/m2), ter entre 18 e 49 anos de idade, não fumar, não praticar atividade física e não utilizar medicamentos regulares. Mais informações: (21) 2629-2404 e 2629-2403 ou pelo site: www.uff.br/lace

 

UniRio oferece curso de especialização para gestores escolares
Profissionais que integram a equipe gestora (diretores e vice-diretores) de escolas públicas de educação básica, que tenham Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 4 e que tiverem interesse em aprimorar seu trabalho, podem se inscrever no Curso de Especialização lato sensu em Gestão Escolar, modalidade ensino a distância, oferecido pela escola de educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O curso conta com 400 vagas distribuídas por cinco polos: Rio de Janeiro, Itaboraí, Mesquita, Petrópolis e São Gonçalo. Para concorrer, o gestor deve possuir diploma de graduação plena e ter disponibilidade para realizar o curso, que tem duração de 400 horas-aula. Podem participar, no máximo, dois profissionais por escola. Mais informações: (21) 2542-1783 (secretaria do curso) ou pelo e-mail escoladegestores@unirio.br

Hospital Universitário da UFRJ recebe doações de sangue para o Carnaval
Interessados em fazer uma boa ação no Carnaval podem ajudar o serviço de hemoterapia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para atender a demanda gerada neste período de festas. No momento, os tipos sanguíneos mais necessários no local são O Negativo, A Negativo e O Positivo. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação, além de dormir na noite anterior. A doação de sangue no Hospital pode ser realizada de segunda a sexta, das 8h às 13h30. O Serviço de Hemoterapia do hospital fica na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, 3 andar - Cidade Universitária. Mais informações: 2562-2305.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes