O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Luiz Edmundo toma posse como novo secretário estadual de C&T
Publicado em: 09/04/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Luiz Edmundo toma posse como novo secretário estadual de C&T

Fotos de Vinicius Zepeda

      
      O secretário de C&T, Luiz Edmundo (C),ao lado de Alexandre
      Cardoso (E) e Jacob Palis (D) na transmissão de cargo
A comunidade científica e tecnológica fluminense recebeu na segunda-feira, 5 de abril, o novo titular da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, o engenheiro Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite. Ele assumiu o cargo em substituição ao médico e deputado federal Alexandre Cardoso. A cerimônia de assinatura do termo de posse por ambos, que marcou a transmissão de cargo, foi realizada às 15h e lotou o tradicional salão nobre do Clube de Engenharia, no Centro do Rio (Av. Rio Branco 124, 25 andar).

Alexandre Cardoso, que ocupou o cargo de secretário estadual de C&T de janeiro de 2007 até 30 de março de 2010, fez um breve balanço do seu trabalho à frente da secretaria. O ex-secretário destacou, entre as metas cumpridas em sua gestão, que a Secretaria de C&T ganhou unidade estratégica por meio de uma maior articulação entre as suas vinculadas – FAPERJ, Cecierj, Simerj, Fenorte, Uerj, Uenf, Faetec e Uezo – e que o tripé governo, empresa e academia passou a ser a base para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. "Quando assumi a secretaria, a integração entre as universidades, a agência de fomento à pesquisa e o ensino técnico profissional era inexistente. Essa interface com o Estado foi recuperada", constatou. Cardoso lembrou que, ao ser convidado para a secretaria, pediu ao governador Sérgio Cabral a aplicação dos 2% da receita tributária líquida estadual destinada à FAPERJ. Segundo ele, o cumprimento deste dispositivo da Constituição do Estado do Rio de Janeiro significou uma ampliação significativa na capacidade de fomento da Fundação e que, de acordo com o orçamento previsto para 2010, permite antever que no quadriênio 2007-10 a FAPERJ terá aplicado cerca de R$ 1,1 bilhão de reais no fomento a C,T&I.

"Quando aumentamos a verba destinada à FAPERJ, queríamos que o Rio de Janeiro passasse a ter condições de disputar a liderança na produção científica e tecnológica nacional nas diversas áreas do conhecimento, melhorando a capacidade instalada das universidades e centros de pesquisa sediadas no estado", justificou, acrescentando que a recuperação da transparência e da credibilidade da FAPERJ junto à comunidade acadêmica foi outra conquista. "Existia uma crise por falta de política de pagamento do Estado. Os pesquisadores não tinham certeza de que iriam receber e quando iriam receber os pagamentos ao serem contemplados nos editais, diminuindo a credibilidade da agência."

A partir da esquerda: Kurban, Cabral, Bogossian, Cardoso, Edmundo, Palis,         
Hortal, Andrade, Vieiralves compuseram a mesa de abertura da solenidade
     

A aprovação da Lei Estadual de Inovação, que mudou a relação das empresas privadas com a academia e com a FAPERJ, também foi citada por Cardoso. "Com a aprovação dessa lei, a FAPERJ passou a poder atuar de forma mais integrada às universidades, empresas e ao desenvolvimento econômico", disse o ex-secretário, lembrando que o alcance dos projetos apoiados pela Fundação teve um salto durante a sua gestão de 12 para 76 municípios em todo o estado, e que a captação externa da Fundação, em convênios com órgãos federais, foi de R$ 197 milhões nos últimos três anos.

Em seguida, Luiz Edmundo, em seu discurso,observou que a cerimônia tinha um caráter de prestação de contas à sociedade do período em que a secretaria esteve sob o comando de Cardoso. "É importante divulgar essas ações, pois ainda é grande o desconhecimento de informações sobre o setor de C&T", ressaltou. "Vou tentar continuar e consolidar o que foi feito por Cardoso, estabelecendo uma política de Estado em consonância com o trabalho iniciado por ele, que trouxe da Baixada Fluminense para a secretaria a visão política de como a ciência e a tecnologia melhorar a vida das pessoas mais simples."

O público lotou a cerimônia de posse do novo secretário
De acordo com o novo secretário, um dos desafios a serem trabalhados é a falta de recursos humanos qualificados.
"Esse é um gargalo a ser superado, no momento em
que o Brasil apresenta um excepcional crescimento. A secretaria vai atuar na formação profissional em todos os níveis, desde o básico até o PhD", assinalou, agradecendo o apoio da comunidade à cerimônia de posse, e, em nome de todas as pessoas amigas presentes, agradecia à sua mãe, Maria Luisa Horta Barbosa.

Subsecretário de Educação Profissional e Ensino Superior da SECT, Luiz Edmundo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem mestrado em Engenharia Ambiental pela West Virginia University (EUA) e aperfeiçoamento em Engenharia Sanitária pela University Of Texas (Austin –EUA). Tem vasta experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, e é professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu cargo na subsecretaria será ocupado pelo professor da Uerj João Regazzi Gerk.

A mesa principal da cerimônia também foi formada pelo diretor e comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME), general Amir Kurban; pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Jesus Hortal Sánchez; pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; pelo presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian; pelo reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves; pelo deputado estadual Wilson Cabral, líder do PSB; e pelo vereador Rubens Andrade (PSB), ex-secretário municipal de C&T.

Entre outros representantes da comunidade acadêmica e tecnológica, prestigiaram a posse: a reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Malvina Tuttman; o reitor da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), Roberto Soares de Moura; o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Almy Junior Cordeiro de Carvalho; a presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Masako Masuda; o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera; o presidente do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), Ricardo Cravo Albin; o subsecretário estadual de C&T, Júlio Lagun; o chefe de gabinete da SECT, Roberto Boclin; Diretor de Administração e Finanças da SECT, José Luiz de Araújo Leite Silva; a secretária de estado do ambiente, Marilene Ramos; o presidente do Instituto Vital Brazil, Antonio Werneck; o secretário de C&T de Niterói, José Raymundo Martins Romêo; o subchefe executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Luiz Alfredo Salomão; e o diretor-presidente da Light, Jerson Kelman. A FAPERJ estava representada por seu presidente, Ruy Garcia Marques, acompanhado pelos diretores de tecnologia e de administração e finanças, Rex Nazaré e Cláudio Mahler, respectivamente, pelo chefe de gabinete, Roberto Dória, e pela assessora da presidência, Stella Taquete.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes