O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Livros interativos on-line contribuem para aprendizado de universitários
Publicado em: 05/08/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Livros interativos on-line contribuem para aprendizado de universitários

Vinicius Zepeda

Vinicius Zepeda 

       
   Ana Maria Pavani (E) e parte de sua equipe: Bernard
      Pereira de Oliveira e Ana Carla Epitácio Mazzeto
 
Os computadores podem ser grandes ferramentas para facilitar a troca de conhecimentos entre professores e alunos, além de auxiliar no processo de aprendizado. Exemplo disso é a iniciativa do Departamento de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) de oferecer a seus alunos a possibilidade de estudar em livros de exercícios de engenharia interativos, disponibilizados na Internet. Coordenado pela professora e pesquisadora do Laboratório de Automoção de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos (Lambda), da PUC-Rio, Ana Maria Beltran Pavani, o material reúne ao todo 460 exercícios, todos com gabarito, divididos pelas três disciplinas do curso: Circuitos Elétricos, Sinais e Sistemas, e Controle e Servomecanismos. O trabalho tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério de Ciência e Tecnologia, e, no âmbito estadual, recebeu recursos por meio do edital de Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa, da FAPERJ.

Desde 1995 que Ana Maria Beltran Pavani se dedica ao estudo de conteúdos educativos para a Internet. O projeto dos livros, contudo, iniciou-se somente em  2007. "Antes, existiam alguns exercícios espalhados pelo site do laboratório, mas somente com o avanço da tecnologia pudemos juntá-los e acrescentar outros, além de adotarmos a mesma organização dos livros impressos para o formato digital", explica Ana Pavani. Para levar adiante o projeto, ela reuniu uma equipe de professores e aproximadamente 15 alunos das três disciplinas. "A ideia é de que o aluno participe de todo o projeto de criação dos exercícios, desde elaborá-los e solucioná-los, até programar e disponibilizar o conteúdo na rede", acrescenta.

Os exercícios disponibilizados nos livros até o momento são de quatro tipos: discursivos, de múltipla escolha, falso ou verdadeiro, e associativos (que são aqueles em que é preciso associar imagens com a resposta correspondente). "Cada livro tem um e-mail de contato para que os alunos possam tirar dúvidas, tecer comentários ou críticas", afirma Ana. "Em breve, pretendemos dividir o conteúdo nas categorias fácil, médio e avançado para facilitar o acesso aos visitantes", completa.

Para o técnico em eletrônica e estudante de engenharia elétrica da PUC-Rio Bernard Pereira de Oliveira, bolsista de iniciação científica inserido no projeto, os livros têm sido importantes para ampliar seus horizontes profissionais. "Além de ajudar-me a fixar o conteúdo, eles certamente contribuíram para que minhas notas melhorassem", anima-se Bernard, para quem o projeto também serviu para abrir novos horizontes profissionais. "Antes, eu pensava como a maioria dos técnicos: obter o diploma universitário apenas para conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Agora, começo a olhar também para a possibilidade de, no futuro, ficar na área de educação, na área acadêmica", diz.

Ana Pavani mostra-se bastante entusiasmada com o sucesso do projeto não apenas entre os alunos de engenharia da PUC-Rio, mas também entre estudantes de outras universidades do país e do mundo. "Até julho de 2010 foram contabilizados mais de 15 mil visitas ao site de estudantes do Brasil e de mais de 15 países, incluindo Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Coreia, Portugal, França e Estados Unidos", destaca. "Disponibilizamos os livros no site americano de busca de material didático on-line Merlo. Como resultado, no caso do livro de Servomecanismos, por exemplo, a quantidade de acessos nos Estados Unidos foi a equivalente a metade da feita no Brasil."

Os alunos de engenharia têm consultado bastante o material disponibilizado pela Internet, principalmente em períodos próximos às épocas de provas, quando o número de acessos aumenta bastante. "Eles têm utilizado o material com frequência e já se dispuseram a dar sugestões de exercícios, bem como avaliar o conteúdo", diz a coordenadora do Lambda. Ana Pavani destaca que não vê o processo como uma ameaça aos impressos tradicionais, até porque os livros interativos copiam a estrutura formal dos tradicionais. "Não pretendemos concorrer com o papel. As duas formas se somam e se complementam. Nosso objetivo é utilizar a tecnologia para as funções que o impresso não permite, como a interatividade", acrescenta.

Antes de elaborar os livros interativos, Ana Pavani desenvolveu, com apoio do programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, um projeto para tornar acessível a deficientes visuais e cegos de todo o conteúdo das teses de mestrado e doutorado defendidas na PUC-Rio desde agosto de 2003 – quando a universidade tornou obrigatória a apresentação em formato digital destes conteúdos. "Desenvolvemos esse trabalho por meio de uma parceria com a cátedra da leitura da PUC-Rio e do Fundo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o que foi motivo de grande satisfação para toda a equipe", recorda Ana. Para ela, as novidades tecnológicas, quando bem empregadas, têm uma enorme contribuição para dar à sociedade. "Tudo o que pudermos agregar de melhoria ao ensino por meio da Internet é válido", conclui.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes