A Fundação anunciou nesta quinta-feira, 12 de agosto, o resultado de dois editais. O primeiro deles, Treinamento e Capacitação Técnica – 2010, e o segundo Apoio à Infraestrutura de Biotérios em Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2010. Ao todo, foram contemplados 136 novos projetos.
Voltado para o treinamento e aperfeiçoamento de técnicos de nível fundamental, médio e superior, envolvidos em atividades de apoio a projetos financiados pela Fundação, visando seu ingresso no mercado de trabalho, o programa de Treinamento e Capacitação Técnica – 2010 contará com recursos de R$ 1,2 milhão. Lançado pela primeira vez em 2007, o programa chega a sua quarta edição e já é um dos editais mais concorridos da Fundação.
Podem apresentar projetos pesquisadores com grau de doutor e vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa fluminenses, envolvidos no desenvolvimento de projetos ativos financiados pela FAPERJ, aos quais se pretende vincular as atividades do bolsista a ser indicado. Pesquisadores contemplados nas versões 2008 e 2009 do programa não poderão concorrer. O bolsista indicado deverá ser técnico de nível fundamental, médio ou superior, com ou sem pós-graduação, com aptidão específica e essencial à execução de projeto, ao qual deverá dedicar 40 horas semanais. O indicado também não pode ter vínculo empregatício, público ou privado, nem acumular qualquer outra modalidade de bolsa.
As bolsas, que entram em vigor a partir de 1 de setembro terão duração de 12 meses, admitindo-se, no máximo, duas renovações por igual período. De acordo com a atividade a ser desenvolvida pelo bolsista, as propostas serão classificadas em diferentes faixas: TCT 1, para técnicos de nível fundamental, sem formação específica; TCT 2, para técnicos de nível médio, sem formação específica; TCT 3, para técnicos de nível médio, com formação específica na área a que se destina; TCT 4, para técnicos de nível superior, com formação específica na área a que se destina; TCT 5, para técnicos com pós-graduação stricto sensu, a nível de mestrado, com formação específica na área a que se destina.
Foram contemplados nesta edição 106 projetos de 13 instituições de ensino e pesquisa fluminenses. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a instituição com mais projetos aprovados, 39; seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 24 propostas contempladas; pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 18; Universidade Federal Fluminense (UFF), com 7; e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) com 6 projetos aprovados. O Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) teve 3 projetos aprovados; seguido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) com dois projetos aprovados cada. Completam a lista de instituições o Instituto Nacional do Cancer (Inca); O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro); a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), cada uma com um projeto aprovado.
A distribuição de projetos contemplados por área de conhecimento apresentou a seguinte distribuição: Ciências Biológicas, 45,3% dos projetos aprovados nesta edição; Ciências da Saúde, 15,1%; Ciências Agrárias; e Ciências Humanas; 9,4% cada área separadamente; Ciências Exatas e da Terra, 8,5% de todos os projetos aprovados; projetos aprovados que seus coordenadores não identificaram as áreas somam 7,5%; Ciências Sociais Aplicadas, 3,8%; Linguística, Letras e Artes, 0,9% de todos os projetos aprovados nesta edição.
Resultado antecipado
A Fundação antecipou em uma semana o resultado do edital Apoio à Infraestrutura de Biotérios em Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2010, que estava previsto para 19 de junho.
Lançado em 6 de maio, o programa de Apoio à infraestrutura de biotérios em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2010 é um programa de fomento criado em 2007, que chega a sua quarta edição. O edital visa garantir a implementação, modernização, adequação e o funcionamento de biotérios que tenham como finalidade a produção ou manutenção de animais utilizados em projetos de pesquisas científicas e tecnológicas nas instituições de ensino e pesquisa do estado, de acordo com padrões de ética previstos na Lei n. 11.794, de 8 de novembro de 2008 (também conhecida como Sérgio Arouca). Como na edição anterior, também são elegíveis projetos de implantação, implementação, modernização, adequação e o funcionamento de Comitês de Ética em Pesquisa com Animais nas instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Os Comitês de Ética em Pesquisa com Animais foram instituídos a partir da Lei n. 11.794 e são formados por médicos veterinários e biólogos; docentes e pesquisadores na área específica; e representantes de sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no País.
Os recursos alocados para financiamento deste programa serão da ordem de R$ 1,5 milhão, definidos na programação orçamentária da FAPERJ e permitem despesas de capital, destinadas à aquisição de materiais permanentes e equipamentos e obras e instalações de grande porte; e despesas de custeio.
Foram aprovados 30 projetos, sendo que o maior número de propostas contempladas neste edital foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 17 projetos aprovados; seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 4 projetos; pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 3 projetos; e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) com 2 projetos aprovados. Completam a lista a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio); a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e a Universidade do Grande Rio (Unigranrio) cada uma com um projeto aprovado cada.
Os contemplados em ambos os editais devem aguardar comunicado do Departamento de Auxílios e Bolsas da Fundação para retirar seus termos de outorga.
Confira os resultados dos dois editais:
Treinamento e Capacitação Técnica (TCT)
Apoio à Infraestrutura de Biotérios em Instituições de Ensino e Pesquisa
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes