O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Discurso professor Antônio José da Silva Neto
Publicado em: 24/05/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Discurso professor Antônio José da Silva Neto

Cerimônia - 23 de maio de 2012

Palácio Guanabara

Entrega de Termos de Outorga - FAPERJ

Discurso do professor Antônio José da Silva Neto

 

Prezados Colegas Pesquisadores,

 

                Fui pego de surpresa pelo Prof. Ruy Marques com o convite para falar, em nome dos pesquisadores, nesta cerimônia de entrega de Termos de Outorga da FAPERJ. Minha primeira reação foi dizer que não estou à altura da responsabilidade, mas uma fração de segundo a seguir me dei conta de que um convite do Presidente da FAPERJ é simplesmente irrecusável. Compromisso assumido, tarefa a executar. Aqui o faço.

 

                Fui então mais uma vez à página da FAPERJ, o que nossa comunidade científica faz rotineiramente, mas dessa vez tinha como objetivo reunir informações para esta fala. Na primeira página, em meio a diversas outras informações relevantes, pude ler:

 

·         Metrologia e incubadoras: novos editais

·         Programa aproxima academia e empresas (...) lançado o edital Apoio à Inserção de Mestres e Doutores em Empresas sediadas no Estado

·         Programa pré-seleciona 36 novos projetos - Resultado preliminar do edital de Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica e Social

·         Edital seleciona 127 projetos inovadores - resultado do edital Apoio à Inovação e Difusão Tecnológica

·         Lançado o edital Apoio ao Desenvolvimento de Inovações no Esporte do Estado do Rio (R$ 2,5 milhões)

·         Mais R$ 20 milhões para a C&T fluminense - lançados os editais Apoio às Universidades Estaduais - Uerj, Uenf e Uezo, e Apoio às Instituições Sediadas no Estado - Sou da época em que em um determinado ano a FAPERJ não tinha chegado à aplicação deste volume de recursos em todos os seus editais, até setembro daquele ano

·         Fundação divulga resultado de cinco editais: Doenças Negligenciadas, Pesquisa em Hospitais Universitários, Projetos Tecnológicos para Competições, Acervos Bibliográficos e Pensa Rio

 

                Esta última notícia é que nos reúne hoje aqui, ao recebermos o convite para a cerimônia de entrega dos Termos de Outorga destes cinco editais. Estão todos de parabéns, portanto, pela excelência do trabalho realizado até aqui, e também pela qualidade das propostas apresentadas e aprovadas, o que é fundamental para a continuidade de nossas atividades de pesquisa e de formação de recursos humanos.

               

                Ao longo destes últimos quinze anos na academia pude ver os esforços legítimos de diversos colegas envolvidos nas atividades de gestão em ciência, tecnologia e busca da inovação no Estado do Rio de Janeiro, com ideias muito boas, mas em muitos casos com resultados que ficavam aquém da força das ideias devido às restrições orçamentárias. Sem dúvida nenhuma, houve um ponto de inflexão quando o Exmo. Sr. Secretário Alexandre Cardoso assumiu a pasta de Ciência e Tecnologia a convite do Exmo. Sr. Governador Sérgio Cabral, que conforme informado em sua página: "Investido na função, passou a defender de modo veemente mais recursos do orçamento para estimular, as pesquisas científicas, difundir a internet, o ensino a distância, além da criação de centros de vocação tecnológica". Provavelmente muitos sabem que ele se formou em Medicina em 1975, mas talvez poucos saibam, eu pelo menos não sabia, que ele é também formado em Direito, em 1986. Eu já o vi falando em diversas ocasiões que logo no início do mandato disse ao Governador que não estávamos cumprindo a lei que determina o repasse de 2 % do orçamento do Estado à FAPERJ, e que o Governador sem titubear disse cumpra-se a lei. Acredito que a capacidade de argumentação e a força da autoridade do advogado, pelo conhecimento das leis, tenha contribuído neste momento.

 

                Esse foi o ponto de inflexão ao qual me referi há pouco. Porém, não foi só isso. O Exmo. Sr. Secretário colocou à frente da FAPERJ o nosso Prof. Ruy Marques. Colegas, não basta ter um volume de recursos expressivo nas mãos. É necessário montar uma equipe de primeira linha, ter uma boa quantidade de ideias, e nesse ponto, estou certo, a comunidade científica tem dado sua contribuição, e hoje, mais do que nunca, é fundamental ter habilidades gerenciais excepcionais, para poder lidar com todos os entraves e dificuldades que devem ser superados a cada dia. Todos nós, gestores de recursos públicos, ciosos dos nossos compromissos e obrigações, sabemos a quantidade de tempo e energia que estes entraves e dificuldades drenam de nossas atividades fim, a pesquisa, o ensino e a extensão. Além disso, Sr. Secretário Alexandre Cardoso e querido Presidente Ruy Marques, todos os seus esforços e de suas equipes seriam em vão se a comunidade científica não desse a resposta à altura. Depois de alguns anos à frente da gestão do incentivo à C&T em nosso estado Vossas Excelências sabem que nós, pesquisadores, respondemos em quantidade e qualidade. Certamente em quase todos os editais da FAPERJ os avaliadores devem ficar com o sentimento de que muitos outros projetos também poderiam ser aprovados e apoiados devido à qualidade das propostas e potenciais resultados a serem alcançados.

               

                Senhores Governador, Vice-Governador, Secretário e Presidente continuem incrementando o fomento às atividades de ciência e tecnologia. Os professores e pesquisadores das instituições e pesquisa do Estado e sediadas no Estado do Rio vão responder. Em um momento de crise mundial, desindustrialização do país, e dependência excessiva de commodities, o futuro do Estado e do País está no conhecimento, ou seja a nova economia baseada em conhecimento.

 

                Tenho orgulho de ser um professor e pesquisador de uma instituição do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ, de fato em um Campus Regional no interior do Estado, e de ter a FAPERJ como a agência de fomento à pesquisa. Estou certo de que este orgulho é amplamente compartilhado com os colegas que estão nesta cerimônia. Basta ver a quantidade de editais e os objetivos dos mesmos, que invariavelmente têm por prioridade o ser humano e os temas essenciais para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

 

                Vale a pena lembrar que a FAPERJ também tem contribuído para a interiorização da geração e difusão do conhecimento. Nas últimas duas décadas tem sido observado o aumento no número de instituições de ensino e pesquisa no interior do Estado, e a FAPERJ, sempre presente, tem hoje projetos apoiados em todos os 92 municípios do nosso Estado.

 

                Peço licença aos colegas para expressar, talvez um pouco fora do contexto desta cerimônia, minha preferência pelos editais da FAPERJ que visam apoiar a melhoria do ensino nas Escolas Públicas. A fragilidade do ensino nos níveis fundamental e médio é um enorme gargalo que já compromete gerações de jovens em nosso País. Todos os nossos esforços de aumento da participação do país na produção científica mundial, na integração Universidade-Empresa voltada para a geração de produtos e processos com alto valor agregado - repletos de conhecimento e cultura inovadores, nos tornarão excelentes criadores e fazedores, mas sem contribuir adequadamente para a formação de seres humanos plenos.

 

                Colegas, a partir dos nossos trabalhos de pesquisa podemos aumentar a nossa contribuição com a formação de recursos humanos em todos os níveis. Além dos editais específicos, a FAPERJ também tem exigido que os agraciados no edital Cientistas do Nosso Estado ministrem palestras em Escolas Públicas. Podemos fazer mais.

 

                Excelentíssimos senhores Governador, Vice-Governador, Secretário de Estado, e ilustríssimo e querido Presidente da FAPERJ, agradecemos por todo o seu trabalho e esforços voltados para a Ciência e Tecnologia em nosso Estado. Falo, sem medo de errar, que a comunidade científica está pronta para responder quando chamada a contribuir, e como a criatividade, a liberdade, a diversidade e a vontade de vencer desafios são os ingredientes básicos do nosso ofício, nossas ferramentas de trabalho, contribuímos mesmo quando não somos chamados. Continuem a usar este enorme patrimônio do nosso Estado, os cérebros dos seus pesquisadores.

 

                Para finalizar cito um dos meus ídolos, o Prof. Luiz Bevilacqua da UFRJ: "O compromisso essencial da universidade com a sociedade em geral é resgatar o apreço pelo aprendizado científico e mostrar as belezas inerentes dos mistérios da natureza. Conhecimento não serve apenas para responder às demandas de mercado, mas acima de tudo para iluminar o espírito humano".

 

 

Muito Obrigado.

 Antônio José da Silva Neto

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes