O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > APQ 3 seleciona 70 novas obras para publicação
Publicado em: 18/08/2011
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

APQ 3 seleciona 70 novas obras para publicação

Ao lado da estação das barcas, em Niterói, o campus do Valonguinho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), abriga diferentes espécies de aves. Elas foram alvo de pesquisa de veterinária Maria Lucia Barreto Ribeiro, trabalho que resultou em livro. Também as favelas cariocas mereceram o olhar analítico de pesquisadores de diferentes instituições, que sobre elas escreveram livros, abordando aspectos diversos: enquanto Marco Antonio da Silva Mello, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enfocou aspectos humanos, Rodrigo Torquato da Silva, da UFF, analisou a relação entre comunidades e escola. São apenas três exemplos entre os 70 projetos de editoração (livros, CDs e DSVDs) que serão publicados com recursos do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), da FAPERJ, cujo resultado está sendo divulgado nesta quinta-feira, 18 de agosto.

Do total de projetos contemplados, 18 tiveram origem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), seguida de perto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 17. A Universidade Federal Fluminense (UFF) teve sete propostas beneficiadas, enquanto a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) tiveram, ambas, seis projetos aprovados. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve três projetos beneficiados e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) aprovou dois projetos. Da listagem das 19 instituições com publicações contempladas, constam ainda Instituto Vital Brasil (IVB), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Instituto de Segurança Pública (ISP), a Fundação Casa de Ruy Barbosa (FCRB), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Instituto de Pesquisas e Perícias em Genética Forense (IPPGF),a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), a Universidade Cândido Mendes (Ucam), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade Estácio de Sá (Unesa), cada uma delas com uma proposta beneficiada.

Como em anos anteriores, a primeira edição de 2011 do APQ 3 manteve a seleção das publicações submetidas segundo critérios não apenas do valor do material apresentado como também da dificuldade de sua edição comercial e sua contribuição ao desenvolvimento científico, cultural, econômico e social fluminense. Igualmente importante para a seleção é a produção científica, tecnológica ou artística-cultural do candidato nos últimos cinco anos, divulgada nos principais veículos de difusão científica ou literária. Voltado a financiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas em qualquer tipo de suporte (papel, eletrônicos etc.), o APQ 3 também analisa solicitações para produção de vídeos, CDs e DVDs.

Podem ser proponentes do programa pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, com produção científica qualificada, especialmente nos últimos cinco anos, e que mantenham vínculo com instituições de ensino e pesquisa fluminenses. Também são elegíveis pesquisadores aposentados residentes no Estado do Rio de Janeiro, com grau de doutor ou equivalente, em regime de aposentadoria compulsória ou aposentados em outro regime de trabalho, com idade superior a 70 (setenta) anos e que tenham tido vínculo empregatício em instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado do Rio de Janeiro.

Criado em 1999, e portanto uma das modalidades de apoio mais antigas da Fundação, o Auxílio à Editoração se mantém como uma forma de estimular cada vez mais a divulgação do conhecimento científico, nas diferentes áreas do conhecimento, a todas as camadas da população. “Já são mais de 800 títulos publicados desde a criação do APQ 3, sendo que, desses, mais da metade ocorreu desde 2007, como uma comprovação do efetivo apoio que vimos dispensando a este programa”, declarou o presidente da Fundação, Ruy Marques, durante o anúncio do resultado da atual edição do APQ 3. “ Além de apoiar a publicação, vimos distribuindo essas obras para todas as bibliotecas públicas do Estado do Rio de Janeiro e, progressivamente, para muitas escolas públicas do ensino fundamental, médio e técnico. Produzir é essencial, mas o conhecimento adquirido deve ser tornado público, de modo a alcançar o seu real valor. Dessa forma, pretende-se atingir, com temas relacionados a todas as áreas do conhecimento as mentes em formação, motivando-as, inclusive, a se direcionarem para a carreira científica.”

A próxima edição do APQ 3 esta aberta desde o dia 4 de agosto e vai até 6 de outubro, com resultados previstos para ser divulgados a partir de dezembro de 2011.  Além de apoiar diretamente a editoração, a Fundação também vem induzindo a produção de material didático em C,T&I, por meio de diferentes editais que vêm sendo praticados desde 2007.

Confira na íntegra a listagem dos contemplados do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes