O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Software agiliza rastreamento de tumores
Publicado em: 15/12/2011
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Software agiliza rastreamento de tumores

Vinicius Zepeda

      Divulgação/LabPAI/UFMA

           
         A imagem rastreada pelo novo Saim, o vermelho identifica a possibilidade
                de existência de um nódulo segmentado de câncer de pulmão
O uso da tecnologia por profissionais especializados pode trazer enormes avanços no campo da saúde. Um exemplo é o software para rastreamento de imagens médicas para detectar possíveis tumores cancerígenos de mama e pulmão. Denominado de Sistema de Análise de Imagens Médicas (Saim) e criado por pesquisadores da empresa fluminense DRV Desenvolvimento & Tecnologia Ltda., o programa promete identificar possíveis tumores de pulmão e mama analisando mais de uma centena de imagens de tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e raios X em uma média de dois a três minutos. "Atualmente, essa identificação é feita por profissionais de radiologia em, no mínimo, duas a três horas. Ou seja, um tempo significativamente maior", explica o engenheiro eletricista e diretor da empresa Carlos Tadeu Santos Alves. O programa, desenvolvido com tecnologia nacional em parceira com pesquisadores de vários centros de pesquisa do país, teve apoio do edital Pappe Subvenção/Rio Inovação, uma parceria da FAPERJ e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Por similaridade com imagens de tumores malignos já diagnosticados e armazenadas em seu banco de dados, o Saim faz o rastreamento automático de centenas de imagens médicas de um determinado paciente, identifica e classifica os nódulos, como malignos ou benignos, de acordo com o formato, taxa de crescimento e morfologia. Tem capacidade de aprendizado, o que permite seu aprimoramento e aumento da taxa de acertos à medida que vai analisando e classificando mais nódulos. Estes fatores contribuem para o diagnóstico de benignidade ou de malignidade, aumentando o desempenho do processamento de imagens para a separação do nódulo, sua visualização e reconstituição em três dimensões.

A tecnologia para sua criação, 100% brasileira, utiliza-se de modelagem computacional, algoritmos matemáticos, linguagem de programação de última geração e inteligência artificial. "O sistema disponibiliza ferramentas computacionais de segmentação e separação manual e automática para que o especialista possa obter resultados mais precisos sobre seus pacientes. O sistema não pretende substituir os especialistas e sim auxiliá-los no diagnostico dando-lhes uma segunda opinião", afirma Tadeu. O índice de acerto do novo sistema é praticamente o mesmo do realizado por um especialista: cerca de 94%. E poderá melhorar na medida em que for sendo aprimorado. Possui a capacidade de validar um diagnóstico sugerido através da análise de imagens, após a biópsia do nódulo. Este último ponto, aliás, o que permite inserir resultados das biópsias dos tumores determinando com certeza se aquela imagem indica tumor maligno ou não, servirá para que o rastreamento do Saim aponte resultados precisos automaticamente nas análises futuras. "Assim, estaremos sempre ampliando nosso banco de dados, alimentando-o com novas imagens médicas e seus diagnósticos exatos para torná-lo ainda mais eficaz", destaca.

Sistema poderá evitar deslocamentos desnecessários do interior para as capitais

Divulgação/CBPF 
      
 Exame de raio-X da mama: software
   irá agilizar diagnóstico de câncer
Para Tadeu, a principal vantagem do novo software é reduzir a necessidade e os custos da realização de vários exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O pré-processamento de imagens dispensa, já num primeiro momento, a necessidade de um especialista para identificar tumores em exames de imagens médicas. "Logo, só serão precisos exames complementares, caso o tumor seja sugerida a malignidade do nódulo pelo software" explica. Além disso, o novo sistema é importante nas cidades do interior, onde é mais rara a presença de especialistas em radiologia oncológica na rede de saúde. "Imagine fazer esse diagnóstico em regiões remotas, onde não existem esses profissionais. E também poder dispensar a necessidade do deslocamento desnecessário de pacientes do interior para fazer exames complementares nas capitais", acrescenta. Bastarão os equipamentos de geração de imagens médicas e o software de análise. Em caso de indicação de malignidade aí sim os pacientes serão encaminhados para os especialistas em centros com maiores recursos.

Outro benefício do sistema é permitir o armazenamento e envio de resultados através de microcomputadores comuns. "Atualmente, as imagens médicas são impressas em filmes fotográficos, o que restringe sua visualização por outros ângulos. Eventualmente, podem acontecer divergências entre radiologistas e clínicos", explica Tadeu. Nesses casos, podem ser usados programas de reconstrução em três dimensões e análise quantitativa, presentes nas estações acopladas aos tomógrafos e aparelhos de ressonância. "Ainda assim, no sistema utilizado atualmente, a dificuldade de manipular estas imagens em outros ambientes que não estas estações persiste", completa. Em vista disso, transmitir estes dados armazenados no computador é da maior importância. "Desta forma, poderíamos reduzir enormemente os custos de deslocamento de pacientes com o simples envio das informações geradas pelo Saim a especialistas que trabalhem nos grandes centros", acrescenta.

Agilidade pode salvar milhares de vidas

Falando apenas do câncer de pulmão, estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que se trata de doença com menor sobrevida a partir do diagnóstico. Como sua evolução é lenta, permanece despercebido por anos. "Quando está na fase de apresentar sintomas, o tumor já percorreu 2/3 de sua existência e já há uma grande população de células malignas, restando apenas 1/3 desse tempo para diagnóstico e tratamento. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, maior será a chance de cura", exemplifica. E prossegue: "Ao introduzirmos o Saim em hospitais, clínicas e centros médicos públicos estaremos oferecendo à população carente do estado acesso a uma tecnologia de ponta para análise de imagens, com a vantagem da redução dos custos desses procedimentos", salienta Tadeu.

O protótipo do software já foi testado em escala de laboratório e o protocolo de validação do Saim foi elaborado sob a orientação e supervisão do oncologista e pesquisador da empresa mineira Biocâncer, o médico Alberto Julius Alves Wainstein. Os dois sistemas para rastreamento de imagens de tumores de pulmão e mama estão em fase final de aprimoramento e deverão estar prontos para entrar no mercado ainda no primeiro semestre de 2012. Para tanto, o diretor da DRV pretende buscar um parceiro na rede pública estadual de saúde para testar e validar o novo sistema. "O ideal seria iniciarmos os testes no Instituto Nacional do Câncer (Inca) ou mesmo o Instituto Fernandes Figueira (IFF), centros de referência na área médica da cidade", destaca Tadeu. "Além de popularizarmos nosso produto, pretendemos aperfeiçoá-lo ainda mais e estender seu uso para rastrear imagens de outros tipos de câncer, como o de fígado e o de pâncreas", conclui. Para uma doença que mata tantos pacientes em todo o mundo e em que o diagnóstico precoce aumenta bastante a possibilidade de cura, um sistema como esse pode representar a preservação de milhares de vida.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes