O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa pré-seleciona 36 novos projetos
Publicado em: 10/05/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa pré-seleciona 36 novos projetos

Como previsto no cronograma, a direção da Fundação divulgou nesta quinta-feira, 10 de maio, os resultados preliminares de projetos submetidos no edital de Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica e Social – 2012. Foram selecionados 36 novos projetos inovadores. Os proponentes pré-selecionados terão até o próximo dia 1 de junho para fazer a entrega da documentação para comprovação da regularidade econômica e financeira da empresa. 

As propostas pré-selecionadas dividirão recursos da ordem de R$ 3 milhões e desenvolverão propostas em temas prioritários, como agricultura familiar e/ou cooperativada; hortas comunitárias; pecuária familiar e/ou cooperativada; aquicultura; processos agroecológicos; fornecimento de água potável para pequenas comunidades; produção de alimentos e fitoterápicos; segurança alimentar e nutricional; saneamento básico; habitação de baixo custo; energia para pequenas comunidades e consumidores isolados; confecções e moda têxteis com produção comunitária; produção de cerâmicas e de bens minerais; e artesanato. Seu maior objetivo é efetivamente contribuir para a melhora da qualidade de vida da população fluminense.

Cada proposta, no entanto, não pôde solicitar valores superiores a R$ 150 mil por projeto inscrito.  Os recursos do programa se destinam a custear despesas de capital, como a aquisição de material permanente e equipamentos, e despesas de custeio, em que se enumeram material de consumo, reformas e adaptações de infraestrutura e instalações, serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas) com caráter eventual, diárias e passagens e despesas de importação.

A FAPERJ, desde o lançamento da primeira edição do programa de apoio a modelos de tecnologia social, em 2008, tem utilizado o conceito de tecnologia social como todo produto, processo, método ou mesmo técnica, criado para apresentar soluções efetivas a algum tipo de problema social e que atendam aos quesitos de simplicidade, baixo custo, replicabilidade e impacto social. O diretor de tecnologia da fundação, Rex Nazaré Alves, destaca que a apropriação do conhecimento científico e tecnológico pela sociedade permite, entre ouras coisas, a ampliação da cidadania com base em informações robustas, o incremento da renda, por meio da aplicação e utilização de práticas comprovadas e a melhoria da qualidade de vida. “Desenvolver e difundir conhecimento e soluções criativas para a inclusão produtiva e social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania, são objetivos do programa de apoio às tecnolgias sociais da FAPERJ”, enfatiza Rex Nazaré. “Entendemos que as tecnologias sociais podem ser geradas tanto no meio social quanto na academia ou em empresas, e podem conjugar o saber popular ao conhecimento técnico científico. Mas é fundamental, no entanto, que proponham soluções inovadoras para problemas essencias e que possam ser repetidas e disseminadas, possibilitando que o desenvolvimento se multiplique entre os grupos sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.”

Depois da comprovação de etapa da regularidade econômica e financeira da empresa, os responsáveis pelos projetos pré-selecionados terão que aguardar a divulgação do resultado final, previsto para ser anunciado a partir de 14 de junho.

Os coordenadores dos projetos também deverão estar atentos aos comunicados que serão emitidos, por correio eletrônico, indicando a necessidade de comparecimento à FAPERJ.

Confira a listagem completa das propostas pré-selecionadas no edital Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica e Social – 2012

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes