O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 11 a 17 de outubro de 2012
Publicado em: 11/10/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 11 a 17 de outubro de 2012

Divulgação/ABC
      
O presidente da ABC, Jacob Palis (C) 
conduziu a reunião da TWAS na China

Jacob Palis conduz Reunião Anual da Twas na China
O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento (TWAS), Jacob Palis, conduziu a 23 Reunião Anual da TWAS, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, em Tianjin, na China. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da China, Hu Jintao, que antes do início da sessão convidou Palis para uma conversa privada, acompanhada apenas por um intérprete. Hu – que é engenheiro hidrelétrico – destacou o apreço da comunidade científica chinesa por Palis e, mais geralmente, manifestou o interesse em estreitar a cooperação científica com o Brasil. Ambos entraram juntos no palco da cerimônia de abertura, para compor uma formação da qual participaram vários ministros, o diretor da ABC, Luiz Davidovich; e o acadêmico e presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Na ocasião, foi realizada a eleição do novo presidente e de membros da diretoria e do conselho. O eleito foi o presidente da Academia de Ciências da China, Bai Chunli, que assumirá a TWAS a partir de 1 de janeiro de 2013. Mais informações:
http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=2285

Divulgação 

        
     Ruy Garcia Marques (D) foi a Minas, onde participou do
      seminário de acompanhamento da Rede Tuberculose
Seminário de acompanhamento da Rede Tuberculose reúne FAPERJ, Fapeam e Fapemig em Minas Gerais
Na última segunda-feira, 8 de outubro, representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amazonas estiveram reunidos na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para discutir os projetos em desenvolvimento dentro da Rede de Pesquisa em Tuberculose. A Rede é uma iniciativa que reúne a FAPERJ, Fapemig e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os investimentos aportados nessa rede chegam a R$ 6 milhões, equiparando-a, praticamente a um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). Para o presidente da FAPERJ, Ruy Marques, presente à reunião, “é fundamental a importância da parceria entre FAPs para o desenvolvimento de pesquisas em áreas de interesse conjunto – o estado do Rio de Janeiro tem a triste marca de ser a unidade da federação com mais casos. Participaram da reunião de acompanhamento e avaliação da Rede Tuberculose o diretor científico da Fundação, Jerson Lima; a diretora presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, José Policarpo Gonçalves de Abreu, a assessora da diretoria científica da Fundação, Vânia Paschoalin e o chefe de gabinete, Roberto Dória. A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil - é um dos quinze países do mundo com mais casos de tuberculose e, por isso, também são consideradas prioritárias as pesquisas relacionadas ao diagnóstico da doença. O Acordo de Cooperação que deu origem à Rede tuberculose foi assinado pelas três FAPs em 2011. Como previsto, após um ano, os pesquisadores devem apresentar um relatório parcial das atividades para acompanhamento dos parceiros.

Amil e FAPERJ discutem parceria em pesquisas na área de saúde
Nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, e o diretor científico da Fundação Jerson Lima Silva, foram recebidos na sede da Amil pela vice-presidente da AmilPar, Dra. Dulce Pugliese. No encontro, foi discutida a possibilidade da formalização de acordo de cooperação entre as duas instituições para o fomento a grupos de pesquisas em temas relativos à saúde. Embora ainda sem uma definição completa, foram aventados temas diversos, como avaliação de tecnologias, inovação em saúde e terapia com células tronco, dentre outros. A formalização de parcerias com agências de fomento, institutos de pesquisa nacionais e internacionais e também parceiros do setor privado é uma meta que vem sendo perseguida pela FAPERJ e que tende a aumentar a capacidade de fomento da Fundação em temas relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Rio de Janeiro. Ao encontro, também estiveram presentes o Dr. Paulo Cesar Souza, da diretoria técnica da Amil, e o  pesquisador Antonio Felipe Sanjuliani, coordenador de programas de gestão de saúde da Amil e coordenador da área de medicina da FAPERJ; pela Fundação, Vania Paschoalin, assessora da diretoria científica, e Roberto Dória, chefe de gabinete. Nas próximas semanas, o grupo técnico das duas instituições detalhará o acordo para formalização de convênio, ainda em 2012, para o fomento de projetos de pesquisa com até três anos de duração.

Prêmio elege Personalidades Educacionais de 2012
Organizado pela Associação Brasileira de Educação (ABE), pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pelo jornal Folha Dirigida, o prêmio Personalidades Educacionais 2012 elegeu 10 educadores e três instituições de ensino para o título. Segundo o colégio eleitoral formado por cerca de seis mil representantes das áreas de Educação e Cultura, entre eles, gestores, autoridades, professores, pesquisadores e sindicalistas, foram escolhidos o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Josafá Siqueira; a ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Malvina Tuttman; o secretário estadual de educação, Wilson Risolia; e o reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Salles; Arapuan Medeiros da Motta, fundador do Centro Universitário Augusto Motta (Suam); Albano Parente, fundador e diretor geral da Centro Educacional Santa Monica; Antonio Freitas, membro da Academia Brasileira de Educação e ex-integrante do Conselho Nacional de Educação; Domício Proença Filho, professor emérito da UFF; Helio Alonso, fundador da universidade que leva seu nome; Paulo Armando Areal, diretor do Colégio Pentágono. As três instituições eleitas foram o Colégio de Aplicação da UFRJ; a Escola Naval; e o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio). Como homenagem in memoriam, ex-subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro nos governos Faria Lima e Chagas Freitas, Edília Coelho Garcia, foi lembrada como uma das mais respeitados educadoras do país. Mais informações:
www.uff.br

Sustentabilidade e erradicação da pobreza movimentam Semana Nacional de C&T
Estratégias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, ajudem na erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades serão os temas apresentados na Semana Nacional de C&T (SNCT). O evento, realizado anualmente pelo Ministério da C,T & I desde 2004, serve para instituições de ensino e de pesquisa de todo o país desenvolverem atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos voltadas para crianças, jovens e adultos em geral. Esta é a nona edição do evento. Na cidade do Rio de Janeiro, as atividades principais ficarão concentradas em quatro polos: Campo Grande (Colégio Miécimo da Silva); Quinta da Boa Vista; Jardim Botânico e Planetário da Gávea. Universidades e instituições de ensino e pesquisa também abrirão as portas de seus laboratórios para apresentar seu trabalho ao público leigo. Durante o evento, funcionários do setor da produção da FAPERJ apresentarão alguns dos livros, CDs e DVDs editados com apoio do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), além de tirar dúvidas e esclarecer o público visitante sobre os diferentes editais e programas de fomento à pesquisa da Fundação num estande em dois eventos: as atividades integradas do pólo Jardim Botânico (17 à 21 de outubro) e do IV Seminário de Pesquisa da Universidade Estácio de Sá (20 de outubro), que ocorrerá no campus Menezes Cortes (Rua São José, 35, 15 andar – Centro) da universidade. Este último será composto de apresentações e palestras voltadas para estimular a interação entre alunos e professores da pós-graduação e graduação da universidade nas áreas de saúde, direito, tecnologia licenciaturas, comunicação e artes, e gestão. Mais informações:
semanact.mct.gov.br

Uerj organiza ciclo de palestras: O Negro no Pensamento Social Brasileiro   
Entre 31 de outubro e 5 de dezembro, o Núcleo de Estudos "Negro, Educação e Sociedade", do Laboratório de Políticas Públicas , promoverá o ciclo de palestras "O Negro no Pensamento Social Brasileiro". Abordando a pluralidade de temáticas que giram em torno da influência das culturas africanas, miscigenação, teorias raciais, inserção no mundo do trabalho e relações de poder, o encontro terá cinco palestras sobre intelectuais que construíram interpretações sobre o papel do negro na sociedade brasileira. Na programação, estão previstos: no dia 31 de outubro, Paula Habib (Fiocruz) discutirá "O mundo que Monteiro Lobato criou: Raça, Eugenia e Nação"; dia 7 de novembro, Sérgio Montalvão (UFF) falará sobre "O negro na formação do Brasil Contemporâneo: diáspora, escravidão e mestiçagem em Caio Prado Jr."; no dia 28 de novembro, Victor Hugo A. Pereira (Uerj) debaterá sobre "José de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo discutem o trabalho escravo no Brasil"; dia 3 de dezembro, é a vez de Silvio Lima (Uerj) falar sobre "Raça, ciência e imigração: Teorias Raciais e Identidade Nacional (1870–1890)"; dia 5 de dezembro, Leonardo Soares (UFF) discutirá "O pensamento racial na Primeira República: 1889-1930". Mais informações: www.uerj.br

Simpósio debate aproximação entre setor acadêmico e empresas
Com o objetivo de apresentar casos de sucesso de inovação na indústria a partir da interação com as universidades, será realizado, na próxima terça-feira, 16 de outubro, no auditório CT 2 (Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, Cidade Universitária) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharias (Coppe/UFRJ), o Simpósio Academia-Empresa. O ministro de Ciência, Tecnologia & Inovação, Marco Antônio Raupp, fará a palestra de abertura do evento, coordenado pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Jacob Pallis. O seminário ainda contará com palestras do presidente da Bio Manguinhos, Antonio Barbosa, e do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa. O Secretário de C&T do Rio de Janeiro, Luiz Edmundo Costa Leite encerrará o evento. Mais informações:
www.abc.org.br

Seminário aborda defesa de ataques cibernéticos
A evolução tecnológica acelerada e a busca de soluções para as questões cotidianas da segurança e defesa cibernéticas, por meio da cultura digital tem crescido de importância em todos os setores. Para analisar, discutir e refletir sobre este tema será, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o 3 Seminário de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa. O evento ocorre na sede do ministério, em Brasília/DF. Mais informações:
www.3cibermd.eb.mil.br

Evento do DWIH-SP fortalece relações entre Brasil e Alemanha
Nos dias 21 e 22 de novembro, o Club Transatlântico de São Paulo recebe o I Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP). O objetivo é intensificar o debate científico entre Brasil e Alemanha e fortalecer as relações entre pesquisadores dos dois países. O evento vai reunir renomados cientistas, acadêmicos e profissionais de inovação, brasileiros e alemães, que discutirão temas científicos transdisciplinares da atualidade, nos quais Brasil e Alemanha possuem afinidades e divergências. O primeiro dia de evento será aberto, com uma palestra sobre a evolução do sistema brasileiro de pesquisa nos últimos 30 anos, pela diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise de Menezes Nedeermeyer. Em seguida, as instituições membro do DWIH-SP esclarecerão seus objetivos ao abrirem representações no Brasil. O segundo dia será dedicado ao debate científico, começando com uma conferência do físico alemão Dr. Thomas Müller, do Karlsruhe Institute of Technology (KIT), que apresentará os resultados das pesquisas realizadas no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern). Completam o programa três painéis com abordagens transdisciplinares: desafio energético; educação e sociedade; e transferência de conhecimento e tecnologia. Mais informações: (55 11) 5083-5693 e luciana.ricco@riccokom.com.br

49 Jornada Científica do Hospital Federal dos Servidores do Estado abre inscrições
Para esclarecer profissionais de saúde e residentes sobre as formas de lidar com a febre em recém-nascidos, crianças e adolescentes, o Serviço de Pediatria, do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), está organizando sua 49 Jornada Científica sobre o tema "Febre". O encontro será realizado na próxima quinta-feira, 18 de outubro, no auditório I da Divep (5 andar do prédio ambulatorial do hospital, à Rua Sacadura Cabral , 178). Com a participação de médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Pediatria do hospital, o evento incluirá mesas-redondas e palestras. Na programação, entre as várias palestras que acontecerão em seqüência, Mara Morelo falará sobre os aspectos imunológicos da febre, às 9h10; enquanto Márcia Galdino discutirá sobre a febre de origem obscura, às 13h; e a mesa-redonda prevista para as 14h20 – colocará em debate a febre no paciente internado, com Denise Cotrim falando sobre Visão da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar); Pollyane Alfradique apresentando a Visão do CTI; e Marcia Goldino, como moderadora. Profissionais de saúde podem se inscrever gratuitamente. Mais informações: (21) 2291-3131, ramais 3025 ou 3026 (inscrições) ou ramal 3005 e 
http://www.hse.rj.saude.gov.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes