O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Edital visa fortalecer estrutura de editoras em ICTs
Publicado em: 28/02/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Edital visa fortalecer estrutura de editoras em ICTs

Para um funcionamento mais ágil, produtivo e competitivo das editoras de instituições científicas e tecnológicas (ICTs) fluminenses, em consonância com os padrões de produção contemporâneos, a Fundação está lançando, nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, mais um edital inédito. Com Apoio às editoras de instituições científicas e tecnológicas sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2013, o objetivo é contribuir com melhorias para a consolidação da estrutura dessas editoras em ICTs do Rio de Janeiro.

Podem submeter projetos pesquisadores com vínculo empregatício em ICTs sediadas no estado do Rio de Janeiro, com atribuição atual direcionada para as editoras dessas instituições. Também devem ter grau de doutor ou equivalente, ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta, especialmente nos últimos cinco anos, e as propostas apresentadas deverão contar com a anuência do dirigente máximo da instituição de origem.

Entre os itens a serem apresentados, cada proposta deve conter memorial descritivo relativo à editora da ICT em que constem ano da criação da editora, política editorial, linhas editoriais existentes, conselho editorial, descrição da estrutura física e de recursos humanos existente na editora, tabela numérica com os quantitativos de títulos publicados por ano e por grande área de conhecimento nos últimos cinco anos (2008 a 2012), característica de distribuição de publicações, suportes utilizados para publicação (livro, brochura, vídeo, e-book etc) e outras informações consideradas relevantes para a proposta.

De acordo com o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima, as editoras das ICTs desempenham um importante papel na difusão da cultura e do conhecimento científico e tecnológico. "Com o edital de Apoio às editoras de ICTs, a FAPERJ espera contribuir para o aperfeiçoamento das editoras de universidades e de centros de pesquisa a partir de projetos que prevejam a melhoria de sua infraestrutura, atualização tecnológica e introdução de novas tecnologias, facilitando uma maior aproximação entre as obras publicadas e seus potenciais leitores. Temos acompanhado de perto a evolução e o crescimento das editoras de ICTs sediadas no estado do Rio de Janeiro – são importantes estruturas que atuam de forma decisiva na formação de bibliotecas acadêmicas, seja pela publicação de pesquisas de qualidade, seja pelo investimento na tradução de obras fundamentais para cursos de graduação e pós-graduação", declarou Lima.

O edital, que conta com recursos de R$ 1 milhão, apoiará até dez propostas, uma de cada instituição. Os projetos inscritos passarão pela avaliação de um Comitê Especial de Julgamento, especialmente designado pela diretoria da FAPERJ, que, entre outros critérios, observará a regularidade da produção cientifica/tecnológica divulgada em veículos qualificados e sua contribuição para formação de recursos humanos; o impacto do projeto sobre a infraestrutura disponível nas editoras de ICTs; e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social do estado de Rio de Janeiro.


Os recursos do edital financiarão tanto despesas de capital, como a aquisição de materiais permanentes e de equipamentos, que farão jus a 70% do total. Os 30% restantes, custearão despesas de custeio, como serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas) com caráter eventual, incluindo a manutenção de equipamentos e de material permanente e a realização de pequenos reparos e adaptações de bens imóveis (até o máximo de 40% do montante solicitado em despesas de custeio); material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos; despesas de importação (até o limite máximo de 18% do valor do bem importado).

O prazo para submissão de projetos se encerra a 18 de abril, e a divulgação de resultados está prevista para acontecer a partir de 16 de maio. Os projetos selecionados terão até um máximo de até 12 meses para sua execução, contados a partir da data da liberação dos recursos.

Confira a íntegra do edital Apoio às editoras de instituições científicas e tecnológicas sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2013

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes