O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas 470 - Semana de 13 a 19 de fevereiro de 2014
Publicado em: 13/02/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas 470 - Semana de 13 a 19 de fevereiro de 2014

      Divulgação

           
      Ao centro, de jaleco branco, o diretor do IEC, Paulo Niemeyer,
       e sua equipe ladeado por Jerson Lima (E) e Ruy Marques (D)
FAPERJ e IEC discutem parceria
O presidente e o diretor científico da FAPERJ, Ruy Marques e Jerson Lima, respectivamente, foram recebidos na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, pelo diretor do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), Paulo Niemeyer, e sua equipe. Após visita às instalações do IEC, o grupo se reuniu para discutir as diversas possibilidades de parcerias, visando ao desenvolvimento da pesquisa na instituição. Uma possibilidade que se mostra bastante atrativa é a realização de um convênio entre as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia, e de Saúde, visando ao lançamento de um edital pela FAPERJ, específico para o financiamento de pesquisas desenvolvidas no IEC. Ao final do encontro, Paulo Niemeyer agradeceu a visita da FAPERJ, dizendo que ela havia sido muito proveitosa e apreciada por todos. Por sua vez, Ruy Marques afirmou que uma parceria com IEC já nasce vitoriosa, haja vista a excelência da medicina lá praticada, e prometeu envidar esforços para que essa parceria comece a dar frutos brevemente.

Divulgação/Faz Diferença 
     
 Lent é um dos fundadores da revista Ciência Hoje e autor
de livros sobre o cérebro, editados com apoio da FAPERJ   

 
Roberto Lent ganha prêmio Faz Diferença
O diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ Roberto Lent, que é Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, é um dos ganhadores do prêmio Faz Diferença.  Ele é um dos fundadores da revista Ciência Hoje e autor de artigos científicos e livros sobre o cérebro, publicados com apoio do programa Auxílio à Editoração (APQ 3). No momento, Lent está na organização do Congresso Mundial do Cérebro, que será realizado no Rio de Janeiro em 2015 e pela primeira vez na América Latina. Lent defendeu a proposta que o Rio sediasse o evento, e a cidade acabou superando Toronto e Durban, outras candidatas. Dividido entre cinema e medicina no vestibular, na década de 1960, Roberto Lent optou pelo segundo porque, à época, o curso de cinema era na Universidade de Brasília, que sofria ações de militares da ditadura. Hoje, um dos maiores neurocientistas do país, Lent diz que parte de suas decisões importantes foram tomadas “por acaso”. Também por acaso entrou no Partido Comunista aos 18 anos e acabou preso. O que ficou, ao longo do tempo, foi seu fascínio por arte, política e pela missão de divulgar o conhecimento. Além de professor, é um dos principais promotores da ciência no país.

Projeto da Fiocruz de vacina contra a esquistossomose é selecionado pela OMS
O projeto da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) para o desenvolvimento da vacina contra a esquistossomose é um dos sete selecionados para ser incluído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no grupo de projetos prioritários a ser apresentado à Assembleia Mundial da Saúde, que acontecerá em maio. Conquista da Fiocruz no campo de inovação em saúde, o projeto de desenvolvimento da vacina é baseado na molécula Sm14 – obtida a partir do Schistosoma mansoni, agente causador da enfermidade –, e isolado na década de 1990. Na avaliação da pesquisadora da Fiocruz, Miriam Tendler, do Laboratório de Esquistossomose Experimental do instituto e líder da pesquisa, o fato de o projeto ter sido escolhido pela OMS decorreu do reconhecimento da importância da descoberta da vacina no combate às doenças endêmicas nos países pobres e em desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida das populações desses países. Miriam foi contemplada pela FAPERJ para coordenar o desenvovlimento da vacina nos editais Apoio ao estudo de doenças negligenciadas e Apoio à realização de ensaios clínicos em instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro. Mais informações:
https://portal.fiocruz.br

Inscrições abertas para pós-doutorado na Bélgica
Para estimular a cooperação internacional em Ciência e Tecnologia, o Federal Science Policy Office (Belspo) estará, até o dia 30 de abril, com inscrições abertas para pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical da Bélgica. O curso, que visa implementar bolsas a candidatos altamente qualificados, proporcionará oportunidade de participar durante de seis a 18 meses de uma equipe belga de pesquisadores. A iniciativa, desde 1981, já possibilitou bolsas a 750 pesquisadores até agora. Mais informações: http://www.belspo.be/belspo/organisation/call_postdoc_en.stm

Eventos preparam jovens para a Olimpíada de Matemática
Estão abertas as inscrições para a 10 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2014. Responsável pela competição, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) lança na mesma data o Portal da Matemática, com videoaulas, exercícios interativos e outros materiais relativos ao conteúdo cobrado na competição. Podem se inscrever na olimpíada todas as escolas públicas do país com alunos do 6 ao 9 ano do ensino fundamental e do 1 ao 3 ano do ensino médio. O procedimento deve ser feito no site da competição. As inscrições vão até 21 de março, e a prova da primeira fase será no dia 27 de maio. Também são premiados pela olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. O evento mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas, em 99,3% dos municípios brasileiros. Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Para divulgar o evento, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Impa preparam uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens. Uma delas será o lançamento de uma campanha para crianças, na sede do Impa no Rio na terça-feira, 18 de fevereiro. A ideia é apresentar um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país, e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes. Mais informações:
http://www.obmep.org.br/apresentacao.html

Abertas inscrições de concurso para professor adjunto da Coppe/UFRJ
Até dia 17 de fevereiro, a Coppe/UFRJ estará com inscrições abertas para candidatos ao concurso público para professor adjunto. Ao todo são 10 vagas distribuídas pelos programas de engenharias Civil, Elétrica, Metalúrgica e de Materiais, Oceânica, de Produção, de Transporte, Nuclear, e Química; e de Planejamento Energético. De acordo com o edital, a remuneração total inicial pode chegar, dependendo da titulação do candidato, a R$ 8.049,77. O concurso faz parte do Edital n 460 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está selecionando professores para unidades acadêmicas de todos os seus centros. O edital reúne informações, como calendário, conteúdo programático, bibliografia, sistema de realização de provas e o link para o requerimento de inscrição. Traz também os anexos sobre regime de trabalho e remuneração, taxa de inscrição, quadro de vagas e os critérios para a prova de títulos. Mais informações:
http://bit.ly/1jkcKNi

Ensp abre vagas para pesquisador
Os interessados em participar do concurso a ser realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), terão até o dia 24 de fevereiro para fazer inscrição. Serão disponibilizadas 30 vagas, das quais 23 serão para pesquisador, e sete para tecnologista. A expectativa é a de que os novos concursados auxiliem nas áreas de ensino e pesquisa, melhorando cada vez mais os indicadores da fundação nesses campos. O procedimento de inscrição será realizado apenas pela internet. Todas as informações relativas ao Concurso Fiocruz 2014 estão na página eletrônica da instituição. Mais informações: 
http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/concurso-fiocruz-2014 e www.domcintra.org.br/concursos

Procura por vaga em cursos da Faetec supera 174 mil inscritos
Ao abrir mais de 120 mil vagas em seus cursos gratuitos de qualificação profissional, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, registrou 174.668 inscrições, ou o equivalente a uma média de dois candidatos por vaga. A proporção de candidatos do sexo feminino foi 40% superior ao de homens, sendo a faixa etária com mais procura a de jovens até os 25 anos. Mais de 50 mil candidatos se inscreveram para o aprendizado de idiomas (Inglês, Espanhol ou Francês) em uma das 110 unidades da rede. Inglês (com 35.729 inscritos) e Informática (12.907) estão entre os cursos mais procurados. O Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Duque de Caxias foi o que teve maior procura, com 7.762 inscritos para 1.007 vagas; seguido pelo Cetep Santa Cruz e pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Quintino, ambos com mais de 5 mil inscritos. Os interessados podem conferir a listagem completa no site da instituição. As aulas começam em 10 de março. Mais informações:
www.faetec.rj.gov.br

Congresso Abipti 2014 priorizará o desenvolvimento de ambiente inovador no Brasil
As inscrições para a 8 edição do Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abpti), que será realizado entre os dias 6 e 8 de maio, em Brasília (DF), estão abertas. Nesse ano, a Abpti definiu como tema para o congresso “Ambiente Inovador no Brasil: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico”. A escolha tem como meta subsidiar e consolidar a configuração de um cenário mais competitivo com a geração de maior oferta e demanda de pesquisa para o desenvolvimento da tecnologia e inovação no País. O Congresso Abipti 2014 reunirá os principais atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Eles ministrarão palestras e debaterão os assuntos propostos. Além de conferências, o evento também contará com mesas-redondas e com a apresentação de trabalhos. Mais informações:
www.abipti.org.br/congresso2014

Comissão de Combate à Intolerância Religiosa promove exposição de fotos
Até o dia 7 de março, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS – Largo de São Francisco, 1, Centro), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está abrigando a exposição de fotografias "Caminhando a Gente se Entende". A mostra reúne imagens de caminhadas em defesa da liberdade religiosa, realizadas na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, nos últimos anos. Na inauguração, nesta quinta, 13 de fevereiro, haverá uma mesa de debates, sobre o tema "Estado Laico e Liberdade Religiosa". Dela, participarão a fundadora da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Fátima Damas, coronel Ubiratan, delegado Henrique Pessoa, o religioso Renato D ' Obaluaê e a curadora Júlia Pereira. A finalidade é eliminar de vez a intolerância que existe no País e divulgar ao máximo a discussão. Após o debate, os visitantes poderão conferir imagens que mostram a união entre os diversos segmentos religiosos que compõem a mostra, com a participação de artistas. Há registros dos fotógrafos Vantoen P. Jr., Ierê Ferreira, Marco Conceição, Daniel Pinheiro, Henrique Esteves, Alessandro Buzas, Carlos Júnior, Fellippo Brando e Vítor Tristão. A mostra fica aberta ao público de 8h às 20h, com entrada franca. Mais informações: Tels.: 2232-7077, www.ceaprj.org.br  e www.ccir.org.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes