O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Orquídeas são alternativa para o desenvolvimento de Bom Jesus do Itabapoana
Publicado em: 13/03/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Orquídeas são alternativa para o desenvolvimento de Bom Jesus do Itabapoana

Débora Motta

                                                    Divulgação
  
   Orquídea do gênero Vanda: beleza pouco
    cultivada no estado do Rio de Janeiro
   
Com cores e formas exóticas, as orquídeas são donas de uma beleza incontestável. Mas, apesar de encantadoras, ainda poucos são os produtores rurais que se dedicam ao cultivo dessas plantas ornamentais, especialmente as do gênero Vanda, no estado do Rio de Janeiro. “O estado importa praticamente 100% das orquídeas desse gênero comercializadas em sua área”, afirmou o produtor rural João Márcio Borges de Oliveira. Observando essa lacuna de mercado, ele decidiu investir no cultivo desse tipo de orquídeas em sua propriedade, localizada no município de Bom Jesus do Itabapoana, na região noroeste fluminense, mais especificamente no distrito de Pirapetinga.

A alternativa adotada pelo Viveiro de Produção de Orquídeas é adequada à economia do município, majoritariamente agrícola. “Nossa proposta é tornar Bom Jesus do Itabapoana um polo estadual de produção de mudas de orquídeas Vanda, para atender a demanda do mercado regional de plantas ornamentais”, justificou Oliveira. Com uma altitude de aproximadamente 90 metros, Bom Jesus do Itabapoana apresenta condições climáticas favoráveis ao cultivo dessa orquídea. Segundo o produtor, outro fator que justifica o potencial da cidade para o setor é a proximidade com os grandes centros consumidores das regiões de Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro. “Esses centros são os principais mercados pretendidos pela empresa”, completou.

O projeto foi contemplado pela FAPERJ com o Auxílio a Projetos de Inovação Tecnológica (ADT 1) e o edital Apoio à Inovação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro. Com os recursos viabilizados pela Fundação, Oliveira pôde investir na adequação da infraestrutura das estufas para a produção de mudas, plantas e flores. De origem tailandesa, as orquídeas do gênero Vanda apresentam flores exuberantes, nas cores amarelo, laranja, vermelho, rosa e arroxeadas. 

Outra vantagem do cultivo é o retorno mais rápido do investimento. "As vandáceas levam até cinco anos para florir, ao contrário de outros gêneros, que levam até sete anos. Sua floração dura até dois meses, prazo considerado longo entre as orquídeas. Por esse motivo, elas têm o preço mais elevado e foram a nossa escolha”, explicou o produtor rural. E prosseguiu: “As Vandas adultas custam de R$ 60 a R$ 80, já floridas.”   

 Divulgação
      
 João Márcio Oliveira divide o seu tempo entre o cultivo
 de orquídeas em Bom Jesus do Itabapoana e a medicina

Essas orquídeas também dispensam terra ou outro substrato, e são cultivadas com as raízes aéreas, limpas e suspensas, nas estufas. Como explica Oliveira, a irrigação é realizada duas vezes por dia e a adubação, feita por spray, diretamente nas raízes, uma vez por semana. “Temos uma estufa de 600 metros quadrados e outra que estou começando a montar, que terá 160 metros quadrados, além de uma loja no sítio para a venda de orquídeas floridas e de mudas”, detalhou Oliveira.

Oliveira, que trabalha como médico intensivista, só começou a se dedicar ao cultivo das orquídeas recentemente. No início, era só um hobby, que foi aos poucos ganhando intimidade com o cultivo e proporções profissionais. Hoje, ele divide seu tempo entre as orquídeas e a medicina. Ele também é o tesoureiro da Associação Orquidófila Vale do Itabapoana (Aovi). “Pela associação, realizamos periodicamente exposições em Bom Jesus do Itabapoana e damos orientação técnica de boas práticas agrícolas para o cultivo adequado dessas plantas”, concluiu o produtor. Ele pretende expor as orquídeas produzidas em sua propriedade em duas mostras a serem realizadas ao longo de 2014, no município. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes