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Publicado em: 13/03/2014
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Competições para discentes: aprendizado para a tecnologia

Barcos solares, diferentes tipos de robôs ou mesmo o uso da física no ensino médio como iniciação tecnológica para engenharia aeroespacial. Esses são alguns exemplos de projetos contemplados na edição 2014 do edital de "Apoio a equipes discentes em projetos de base tecnológica para competições de caráter educacional", cujo resultado foi divulgado nesta quinta, 13 de março, pela diretoria da FAPERJ. Foram 33 aprovados, com origem em 12 instituições diferentes.

O mais importante, segundo o diretor de Tecnologia da Fundação, Rex Nazaré Alves, é que além do progressivo e permanente crescimento do programa, seus objetivos têm sido plenamente atingidos. Como exemplo, ele afirma que, em sua versão 2013, houve 20 aprovados, e que em 2014, os contemplados foram 33. "Identificamos nessa edição a participação de instituições de seis diferentes municípios – Rio de Janeiro, Volta Redonda, Itaguaí, Niterói, Nova Friburgo, Barra Mansa e Macaé –, como um indicativo da interiorização do programa." Rex Nazaré acrescentou ainda que "na última Feira FAPERJ de C,T&I – forma concreta de demonstrar onde estão sendo aplicados os recursos que a sociedade lhe atribui a responsabilidade de gerenciar, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia fluminense – ficou evidente o modo diferente das escolas prepararem seis projetos e competir entre si. Na edição de 2014, os horizontes para competição começam a ser ampliados, com solicitações para participação em certames nos Estados Unidos, Rússia, Holanda, Itália e América do Sul".

Das instituições beneficiadas, nove projetos tiveram origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cinco na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), e três na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). O Colégio Pedro II (CPedroII), o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprovaram, cada uma, duas propostas, enquanto a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o Liceu Franco Brasileiro (LFB), o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) também tiveram um projeto beneficiado, cada.

Com recursos de R$ 500 mil, o edital é destinado a financiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica que permitam a alunos do ensino médio ou superior a aplicação de conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos e que, dessa forma, participem de competições, o programa visa ampliar a experiência em novas tecnologias, inovação ou empreendedorismo, especificamente de caráter educacional.

Os projetos foram submetidos por equipes orientadas por docentes, pesquisadores ou técnicos de instituição de ensino médio ou superior fluminense, cuja grade curricular inclua disciplinas com conteúdo que abranja o desenvolvimento de novas tecnologias, inovação ou empreendedorismo. Em ambos os casos, o coordenador precisou demonstrar experiência na área da proposta, em especial nos últimos cinco anos, vínculo funcional e anuência explícita de sua instituição de origem.

As propostas participantes foram enquadradas em uma de três faixas, de acordo com o montante solicitado: Faixa A – valor máximo de cada proposta – R$ 7.500,00 por equipe para competições locais de ensino médio e R$ 15.000,00 para competições locais de ensino superior; Faixa B – valor máximo de cada proposta – R$ 12.500,00 por equipe para competições nacionais de ensino médio e R$ 20.000,00 para competições nacionais de ensino superior; Faixa C – valor máximo de cada proposta – R$ 25.000,00 por equipe para competições internacionais de ensino médio e R$ 35.000,00 para competições internacionais de ensino superior.

O programa financia despesas de capital – aquisição de materiais permanentes e de equipamentos – e de custeio: serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas), com caráter eventual, incluindo a manutenção de equipamentos, moldagem, usinagem e fabricação de peças; diárias e passagens, desde que compreendam despesas necessárias para o desenvolvimento da proposta e para participação em competição que seja objeto da proposta, não sendo permitidas diárias e passagens para participação em reuniões científicas; material de consumo, componentes ou peças de reposição de equipamentos; e despesas de importação.

Os contemplados agora devem aguardar contato da Fundação, via correio eletrônico, informando sobre a entrega de seus termos de outorga.

 

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Apoio a equipes discentes em projetos de base tecnológica para competições de caráter educacional – 2014 

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