O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Dúvidas e respostas sobre o Pronex
Publicado em: 07/05/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Dúvidas e respostas sobre o Pronex

Quanto aos critérios de elegibilidade

 

O coordenador proponente deve estar vinculado a uma instituição sediada no estado do Rio de Janeiro. Pesquisadores vinculados a instituições sediadas em outros estados podem participar do edital PRONEX como colaboradores.

 

O coordenador proponente deve ter nível 1 do CNPq ou equivalente. A pertinência dessa equivalência será determinada pelo Comitê Local de avaliação formado pela FAPERJ. Não haverá conferência do nível do coordenador no momento da entrega da proposta.

 

Pesquisadores e núcleos de todas as áreas, assim como grupos em formação, poderão participar do edital PRONEX.

 

Pesquisadores que têm APQ1 ativo na FAPERJ, assim como os contemplados nos editais “Cientista do Nosso Estado”, “Cientista Jovem do Nosso Estado”, podem apresentar proposta ao edital PRONEX. Do mesmo modo, pesquisadores que têm PRONEX    ainda ativos também podem concorrer ao presente edital.

 

Quanto à limitação de sede

A FAPERJ poderá receber mais de uma proposta de uma mesma Universidade, Instituto ou Departamento, não havendo, portanto, limitações quanto ao número de pedidos do ponto de vista institucional.

A instituição proponente e/ou instituição sede deverão necessariamente estar situadas no estado do Rio de Janeiro.

 

 

O proponente como Pessoa Física e contratação de serviços

 

Em vista da determinação estatutária da FAPERJ, o valor concedido será depositado na conta de pessoa física do proponente coordenador. Entretanto, nada impede que sejam contratadas pessoas jurídicas e/ou pessoas físicas para desempenhar papéis administrativos, junto ao processo, na rubrica de “serviço de terceiros” (pessoa física ou jurídica), tais como: secretárias, apoio técnico específico, gestão administrativa, importação de equipamentos, entre outros.

 


O relacionamento inter-estadual

  • Com relação à limitação de participação de grupos de pesquisa:
Grupos de pesquisa que albergam pesquisadores de mais de um estado, poderão concorrer pelos seus estados, tendo o cuidado de não repetir os participantes, para não ferir as normas do edital, que prevê que o pesquisador, seja ele principal ou colaborador, não pode participar de mais de um núcleo financiado pelo PRONEX.


Comissão de avaliação

Considerando que haverá uma avaliação em nível estadual e outra em nível federal, pedimos a atenção para a análise em nível federal quanto aos projetos inter-estaduais, para que não haja repetição de solicitações.


Preenchimento e entrega de formulários e documentação

  • Com relação ao preenchimento do formulário PRONEX:

    A instituição proponente e a instituição executora podem ser a mesma.

    Os espaços de preenchimento do formulário não obedecem a nenhuma numeração obrigatória. Todos os campos podem ser ampliados e/ou encurtados, de acordo com as particularidades de cada proposta. Outros ítens podem ser incluídos, como, por exemplo, objetivos, referências bibliográficas, entre outros.

  • Com relação ao preenchimento do formulário APQ1:

    O proponente coordenador deverá  preencher o formulário APQ1 da FAPERJ, assim como o cadastro FAPERJ, ignorando o item  “orçamento resumido de auxílio à pesquisa”, uma vez que esses dados já constam no Formulário PRONEX.

    No item “documentos imprescindíveis a anexar”, considerar apenas o número 3, já que os números 1, 2 e 4 já constam do Formulário PRONEX.

    O Formulário APQ1 deverá conter todas as assinaturas e carimbos solicitados.

  • Com relação à documentação a ser entregue:

    O coordenador proponente e os pesquisadores principais devem anexar uma cópia do CV LATTES resumido à proposta.

    Os formulários preenchidos e os CV LATTES devem ser encaminhados em duas vias impressas, acompanhadas de uma cópia em disquete.
Veja a nova versão do formulário, no qual ocorreu uma pequena modificação na página 24, relativa ao orçamento global do PRONEX.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes